Branding é um conjunto de ações para gerenciar as estratégias de marca de uma empresa.
Isso envolve um planejamento de longo prazo, a criação e o gerenciamento dos elementos da identidade visual, posicionamento, entre outros pontos, a fim de melhorar a percepção da empresa pelos consumidores.
A atividade de construir uma marca, gera familiaridade com o público e o mercado, que se orienta pela marca para compreender o que a empresa representa.
Neste blogpost, vamos abordar o que é branding e como fazer uma gestão de marca eficaz.
O que você vai ver neste blog post?
- O que é branding?
- Como fazer uma gestão de branding;
- Quais os principais pontos de um branding;
- Como a Kife pode te auxiliar nesse processo.
O que é branding?
Branding é uma palavra em inglês que em tradução livre significa “marcando”, ou seja, um verbo no gerúndio que indica movimento constante e contínuo.
Em resumo, o branding trabalha com a ideia de que uma marca precisa ser cuidadosamente planejada, estruturada, gerenciada e promovida. Todos esses processos estão envolvidos na gestão da marca.
O objetivo é fazer uma gestão de marca eficaz, ou seja, ser, fazer e comunicar valor.
Além disso, garantir que todos os envolvidos compreendam a posição da empresa, aumentar sua relevância no mercado, ampliar sua visibilidade e estabelecer relacionamento e boa reputação junto ao público também são funções do branding, isto é, a gestão de marca.
O branding busca garantir que o crescimento do negócio seja inteligente e duradouro, sempre alinhado com a essência e a percepção desejada da marca.
Como fazer uma gestão de marca eficaz?
Uma gestão de marca eficaz é composta por vários elementos em um sistema vivo para representar ideais.
A forma como a sua empresa é percebida, por meio do branding, é comunicada por símbolos e sinais construídos de maneira contínua.
Abaixo, listamos pontos essenciais para uma gestão de marca eficaz.
Identidade da marca
A identidade de marca é muito mais do que missão, visão e valores. É a essência da marca, sua imagem única e a percepção que ela transmite aos consumidores.
Sobretudo, refere-se à personalidade, valores e características distintivas que definem uma marca e a diferencia das outras.
Posicionamento
O posicionamento é uma das estratégias de branding para comunicar o que uma marca representa no mercado, sobretudo, moldando como o público a enxerga a partir de atributos diferenciais. Posicionamento é sobre mercado, personalidade e necessidades do público.
Estratégia de comunicação
Uma estratégia abrangente de comunicação deve incluir todos os pontos de contato da marca com os consumidores, como publicidade, mídia social, relações públicas e atendimento ao cliente.
Fazer uma boa gestão de marca é garantir, sobretudo, consistência em todas as mensagens e materiais de comunicação.
Identidade visual
Sem dúvida, ter identidade visual forte para a marca, incluindo o logotipo, as cores, a tipografia e outros elementos visuais, é um dos pontos de uma gestão de marca eficaz. Isso porque, esses elementos refletem a personalidade e os valores da marca.
Experiência do cliente
Focar na experiência do cliente em todos os pontos de contato com a marca é indispensável. É o que chamamos de Território de Marca, por exemplo.
Oferecer um excelente atendimento ao cliente, produtos de qualidade e uma experiência de compra positiva são elementos fundamentais, mas é necessário ir além para se destacar.
Monitoramento e análise
Acompanhe o desempenho da marca e os resultados de suas iniciativas de marketing. Utilize métricas relevantes para medir o sucesso da marca e faça ajustes conforme necessário.
Gestão de crises
Esteja preparado para lidar com crises e situações negativas que possam, certamente, afetar a reputação da marca. Desenvolva um plano de gerenciamento de crises para responder de forma rápida e eficaz a problemas inesperados.
Tenha a expertise de branding da Kife no seu negócio
Por fim, para fazer uma gestão de marca eficaz para o seu negócio, você precisa alinhar todas as estratégias de branding para ser, fazer e comunicar o valor do que sua empresa faz.
Além disso, é necessário mensurar para saber quais caminhos estão dando certo ou não, já que tudo começa na persona. A marca carrega quem o seu negócio quer ser pro mundo.