processo criativos de marca
Processo criativo de marca: o que é e como funciona?

A criação de uma marca é algo incrível de realizar. Saber o que é e como funciona o processo criativo de marca é fundamental para desenvolver e executar campanhas com objetivos claros. 

É ela que representa e transmite a essência, os valores e os conteúdos do seu negócio. Além disso, a marca é algo que estará na mente de muitas pessoas, fazendo parte da vida delas.

Vamos juntos analisar e entender como se dá cada pensamento, onde encontramos as informações necessárias, como geramos as ideias e as executamos, ou seja, o processo criativo das marcas, dividindo por etapas: informaçãoideias e execução.

O que você vai ver neste post? 

  • Qual o processo criativo de uma marca;
  • Como surgem as ideias para uma marca;
  • Qual a melhor forma de execução dessas ideias;
  • Como a Kife pode te auxiliar na construção de uma marca.
 

A importância do briefing no processo criativo de marca

Quando falamos de marca, falamos de branding. Se você ainda não sabe o que é e como fazer uma gestão de marca eficaz, pode nosso blogpost sobre o assunto clicando aqui

Mas agora, vamos voltar alguns passos. Sabe quando a agência requisita para você informações sobre sua empresa?

Saiba que elas farão toda a diferença no processo criativo, em qualquer projeto que a agência for desenvolver para seu negócio. Nós chamamos esse conjunto de informações de briefing.

É o briefing que dará a base para todos os projetos, sobretudo estruturando o processo criativo de marca. 

Deverá conter informações da empresa, do segmento, objetivos do negócio, o público alvo, os conceitos e políticas direcionais, entre outras informações quando possível.

Brainstorming: o surgindo das ideias de execução da sua marca 

As informações obtidas são repassadas para os demais da equipe. Ao entender o negócio do cliente, o mercado de atuação e a concorrência, passamos para o brainstorming.

No processo criativo de marca, o brainstorming consiste em uma reunião de discussões de ideias, na qual os integrantes ajudarão com enriquecimento e incentivo da criatividade. 

O trabalho em equipe nessa parte do processo é de extrema importância, pois devemos sempre nos lembrar que cada um traz consigo um repertório. 

Consiste em experiências, estudos, conversas do dia a dia, séries, filmes, livro, arte, ciências, entre tudo o que vivenciamos todos os dias. A criatividade é trabalhada em cima disso.

Portanto, é fundamental que tenhamos informações consistentes no briefing, para podermos alinhar as ideias surgidas nessa etapa do processo criativo de marca, com objetivos adequados.

O surgimento da sua marca no processo criativo 

Com ideias elaboradas, discussões ricas de conceitos e técnicas, o naming, simbologia e cores selecionadas, o processo passa para execução, no qual os profissionais responsáveis irão traduzir todas as ideias e conceitos dos processos anteriores, criando a sua marca.

Aqui, o foco é fazer a marca servir ao negócio. Portanto, cada decisão tem seu porquê, bem como está em favor dos objetivos a serem alcançados.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ouça o Orgânicos, o podcast da Kife.

Nesse podcast temos conversas enriquecedoras a respeito de dados, tecnologia, marketing e criatividade com nosso time de especialistas e convidados para você conseguir aplicar em seu negócio! 

Gostaria de ver mais conteúdos ricos feitos pelos especialistas da Kife?

Você também pode se interessar por:

gemini do google
Tecnologia

Gemini do Google: conheça o rival do ChatGPT

Você já ouviu falar em Gemini do Google? Bom, que a Inteligência Artificial (I.A.) já...
Leia mais »
marketing de geolocalização
Tecnologia

Marketing de geolocalização: saiba o que é e como usar a estratégia

O marketing de geolocalização certamente é em uma estratégia cada vez mais relevante no cenário...
Leia mais »
tendências para marketing digital para 2024
Notícias

4 tendências de marketing digital para 2024

As tendências de marketing digital para 2024 já foram anunciadas! É claro que se manter...
Leia mais »

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos ricos, novidades, notícias e muito mais.

Informe seus dados para contato:

Ainda não é cliente? Fale com nossos consultores.

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.