A criação de uma marca é algo incrível de realizar. Saber o que é e como funciona o processo criativo de marca é fundamental para desenvolver e executar campanhas com objetivos claros.
É ela que representa e transmite a essência, os valores e os conteúdos do seu negócio. Além disso, a marca é algo que estará na mente de muitas pessoas, fazendo parte da vida delas.
Vamos juntos analisar e entender como se dá cada pensamento, onde encontramos as informações necessárias, como geramos as ideias e as executamos, ou seja, o processo criativo das marcas, dividindo por etapas: informação, ideias e execução.
O que você vai ver neste post?
- Qual o processo criativo de uma marca;
- Como surgem as ideias para uma marca;
- Qual a melhor forma de execução dessas ideias;
- Como a Kife pode te auxiliar na construção de uma marca.
A importância do briefing no processo criativo de marca
Quando falamos de marca, falamos de branding. Se você ainda não sabe o que é e como fazer uma gestão de marca eficaz, pode nosso blogpost sobre o assunto clicando aqui.
Mas agora, vamos voltar alguns passos. Sabe quando a agência requisita para você informações sobre sua empresa?
Saiba que elas farão toda a diferença no processo criativo, em qualquer projeto que a agência for desenvolver para seu negócio. Nós chamamos esse conjunto de informações de briefing.
É o briefing que dará a base para todos os projetos, sobretudo estruturando o processo criativo de marca.
Deverá conter informações da empresa, do segmento, objetivos do negócio, o público alvo, os conceitos e políticas direcionais, entre outras informações quando possível.
Brainstorming: o surgindo das ideias de execução da sua marca
As informações obtidas são repassadas para os demais da equipe. Ao entender o negócio do cliente, o mercado de atuação e a concorrência, passamos para o brainstorming.
No processo criativo de marca, o brainstorming consiste em uma reunião de discussões de ideias, na qual os integrantes ajudarão com enriquecimento e incentivo da criatividade.
O trabalho em equipe nessa parte do processo é de extrema importância, pois devemos sempre nos lembrar que cada um traz consigo um repertório.
Consiste em experiências, estudos, conversas do dia a dia, séries, filmes, livro, arte, ciências, entre tudo o que vivenciamos todos os dias. A criatividade é trabalhada em cima disso.
Portanto, é fundamental que tenhamos informações consistentes no briefing, para podermos alinhar as ideias surgidas nessa etapa do processo criativo de marca, com objetivos adequados.
O surgimento da sua marca no processo criativo
Com ideias elaboradas, discussões ricas de conceitos e técnicas, o naming, simbologia e cores selecionadas, o processo passa para execução, no qual os profissionais responsáveis irão traduzir todas as ideias e conceitos dos processos anteriores, criando a sua marca.
Aqui, o foco é fazer a marca servir ao negócio. Portanto, cada decisão tem seu porquê, bem como está em favor dos objetivos a serem alcançados.