Branding e Inbound parece ser uma combinação estranha? Bom, se você está lendo este blogpost é porque já tem o costume de se aventurar no mundo do marketing digital, descobrindo seus termos, estratégias e sempre buscando se aprimorar (assim como a gente).
Então, com certeza você já ouviu falar sobre branding e inbound marketing. Mas, e nos dois juntos?
Branding é o conceito que engloba a construção de uma marca, ou seja, desde sua visibilidade, como as cores e a logo, até a maneira de como os colaboradores devem falar, os tipos de ambientes que combinam com ela e assim por diante.
Inbound é uma estratégia do marketing que busca a construção de um relacionamento mais forte com seus consumidores, assim como a oferta de conteúdos de valor e a construção de uma autoridade de peso para a sua marca no mercado.
Já consegue visualizar esses conceitos juntos? Neste artigo vamos explicar como a combinação de inbound e branding tornam sua marca mais lucrativa.
O que você vai ver neste post?
- Qual a relação entre branding e inbound;
- Como construir uma marca lucrativa usando as duas estratégias;
- Qual a melhor forma de aplicar essas estratégias;
- Como a Kife pode te auxiliar nesse processo de branding.
Branding e Inbound: como como combinar?
Apesar do conceito de branding ser mais antigo que o conceito e a concepção de marketing digital, a combinação dos dois nunca foi tão necessária como agora.
Atualmente, em que as pessoas são bombardeadas com uma imensa quantidade de informações, marcas e produtos em um curto espaço de tempo, simplesmente com um toque de dedos na tela do celular, é sempre importante ser o mais original e conciso possível. E é isso que o branding defende!
A originalidade e, principalmente, a personalidade de uma marca. Isso significa a criação de conteúdos que sejam relevantes e muito categóricos dentro de suas cores, ideais, comunicação e assim por diante.
Ou seja, a base do marketing digital são os conteúdos relevantes e carregados de personalização que representam o que uma marca é.
Portanto, se você sabe como funciona o Inbound Marketing, sabe que ele parte do pilar do marketing de conteúdo e cria uma autoridade no nicho que você trabalha, por exemplo.
Além disso, ele constrói relações fortes e potentes com seus consumidores, instigando que eles comprem novamente de novo e também te indiquem para outras pessoas.
Branding e Inbound: como o inbound atua na gestão de marca
Através do inbound marketing você pode trabalhar toda a personalidade que a sua marca carrega. Por exemplo, com e-mails marketing, e-books e diversas outras ferramentas, é possível construir uma comunicação concisa e exclusiva para a sua empresa, atraindo os clientes da melhor forma possível.
Além disso, o inbound pode reforçar as estratégias de branding criando uma boa relação com seus consumidores e, assim, fazendo com que a sua marca seja fortalecida em suas mentes, isto é, se tornando uma boa referência e uma autoridade sobre o seu nicho para aquelas pessoas que você se comunica.
Dessa forma, o branding e inbound atuam de forma que o inbound é capaz de dar mais força e presença para a sua marca, elevando o nível das suas estratégias.
Como construir uma marca mais lucrativa com branding e inbound?
Quando você pensa na melhor marca de eletrodomésticos, qual marca você pensa? O processo criativo de marca é um atuante fundamental nessa etapa.
Quando você pensa na melhor marca de maquiagens, qual a marca que vem na sua mente no primeiro momento? Não estamos falando da melhor com base estatísticas ou coisa do tipo, mas sim, na melhor para você!
Com certeza você deve ter pensado em marcas que você teve uma boa experiência, não é mesmo? Seja na utilização do produto, no atendimento ou no que aquela marca defende (e que, provavelmente, é igual ao que você defende também), de alguma forma, a boa experiência está ligada a uma marca de valor, o que significa mais lucro!
No entanto, uma boa experiência envolve uma série de fatores como a qualidade dos seus produtos e/ou serviços, como até mesmo o atendimento.
A boa experiência começa desde a concepção da sua marca (ou seja, do seu branding) até a construção do seu relacionamento com o seu cliente (ou seja, do seu inbound marketing).
Uma experiência de valor, como podemos chamar também, é o que instiga os seus consumidores a comprarem de você, principalmente após já terem comprado uma vez. Isso é o que faz com que seus lucros cresçam e que mais clientes possam se interessar pela sua marca.
Para ajudar, construímos a tabela abaixo com dicas de ferramentas de cada conceito que se relacionam entre si e que ajudam a sua empresa a se tornar mais lucrativa:
Apesar de serem objetivos intangíveis (isto é, que não podemos metrificar com certa exatidão dependendo de qual plataforma ou maneira que você conduz suas estratégias de inbound e branding, por exemplo), esses objetivos são fundamentais para o aumento dos seus resultados de vendas.
É literalmente um “processo de formiguinha”. Isso significa que é um processo onde uma coisa complementa a outra para chegar no resultado esperado: uma empresa mais lucrativa. Dessa forma, inbound e branding atuam em favor do seu negócio.