remarketing
O que é remarketing e como usar para aumentar as vendas

Quando pensamos remarketing, o que vem à sua cabeça? Saber o que é remarketing e como usar para aumentar as vendas é fundamental para o crescimento do seu negócio. 

Você já se perguntou o que fazer com os leads que você capta, mas que acabam não comprando de você, por exemplo? 

Essa é uma dúvida que muitos têm quando pensamos nas várias possibilidades de vendas que perdemos. Mas, será que são realmente oportunidades perdidas?

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a não comprar na sua empresa, porém, muitos deles não se tratam em um real desinteresse no seu produto, e sim, em alguma eventualidade como o preço, a dificuldade de comprar naquele momento, uma distração momentânea e assim por diante.

É por isso que em situações como essas nós usamos da estratégia de remarketing para atrair novamente a atenção do cliente para a sua empresa. 

Neste blogpost, você vai saber o que é remarketing e como usar para aumentar as vendas com esse tipo de estratégia.

O que você vai ver neste artigo?

  • O que é remarketing?
  • Quais as principais vantagens de investir em remarketing?
  • Em quais momentos você deve utilizar o remarketing?
  • Como a Kife pode te ajudar com remarketing.

O que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que visa alcançar novamente os usuários que já tiveram algum tipo de interação com uma empresa, produto ou serviço. 

O conceito se baseia na ideia de impactar uma pessoa que demonstrou interesse pelo seu produto e/ou serviço uma segunda vez, no intuito de convencê-la a adquirir. 

Funciona, basicamente, da seguinte forma: uma pessoa que chamamos de visitante entra em seu site, por exemplo; ela vê algumas coisas (talvez até adicione algo no carrinho) e, então, sai da navegação.

É o que chamamos de taxa de rejeição dentro das métricas de um site. Ou seja, quantos por cento uma pessoa sai da navegação do site logo depois de acessar, ficando pouco tempo lá dentro.

Depois disso, o usuário não volta mais ao seu site e também não mexe com mais nada relacionado aos seus produtos. É aí que o remarketing entra!

Você cria uma campanha de Google ADS (ou de Meta ADS e assim por diante) que terá como foco as pessoas que tiveram contato com o seu site em algum momento. Essas pessoas veem o seu anúncio de mídias pagas em outros sites e voltam a visitar o seu site.

o que é remarkertingCom isso, você aumenta as chances dele de comprar de você! É basicamente como o esquema acima, porém, podemos aplicar isso de diversas formas. Como, por exemplo, usando e-mails marketing ou até mesmo marketing de conteúdo e assim por diante.

Dessa forma, é fundamental pro seu negócio saber o que é remarketing e como usar para aumentar as vendas.

Quais as principais vantagens do remarketing?

O objetivo do uso do remarketing é aumentar as conversões das suas campanhas e suas vendas

Partindo do pressuposto de que quase 100% dos compradores não compram no primeiro momento, o remarketing busca manter o nome da sua empresa na mente do consumidor e convencer ele a comprar de você em um segundo momento. 

Ou seja, um momento em que ele já está com a ideia mais madura na cabeça e considera sua marca.

Segundo um estudo do Google Adwords, apenas 3% dos consumidores de um e-commerce fazem a compra em um momento inicial. Assim como a jornada do consumidor, a etapa da compra exige um funil único e muito bem estruturado para a compra:

o que é remarketing

Como você pode ver no esquema acima, o remarketing entra como a ferramenta fundamental para alimentar esse “sub funil” dentro da jornada do consumidor. 

Portanto, ele permite que o seu público tenha um contato mais intimista com a sua marca através de mensagens, anúncios personalizados, e-mails, conteúdos ricos e assim por diante.

Dessa forma, o visitante vai ser lembrado da sua oferta, das suas vantagens competitivas e outros fatores que podem ser decisivos na hora da tomada de decisão para a compra.

Além disso, 58% das pessoas afirmam que gostam de receber e-mails notificando sobre os produtos que visitaram em uma loja virtual como, por exemplo, quando ele entra em liquidação. 

Sem mencionar que 51% dos usuários dizem gostar de sentir que tem um atendimento personalizado e centralizado em si mesmos, como uma coisa mais VIP, por assim dizer.

Como utilizar o remaketing?

Uma vez que remarketing está diretamente ligado às pessoas que tiveram algum contato ou alguma experiência com seus produtos e/ou serviços. 

Listamos alguns momentos e situações em que você pode aplicar uma estratégia de remarketing que podem te dar um bom retorno:

Visita do cliente à pagina

Um dos melhores momentos para você utilizar o remarketing é quando diagnostica que muitas pessoas têm visitado o seu site e saído sem nenhuma compra ou nenhuma ação efetiva que possa resultar em uma venda. 

Esse usuário pode estar pensando e amadurecendo a ideia de comprar seu produto e/ou serviço (ou até mesmo avaliando concorrentes), por isso, é importante que você saia na frente e se destaque utilizando uma campanha de remarketing para atingir esse usuário.

É importante sempre avaliar a qualidade do seu site e entender porque a taxa de rejeição está alta. Avaliar a experiência do usuário, SEO e outros fatores é fundametal. 

Carrinho abandonado

Um comportamento comum entre os consumidores de e-commerce é o costume de colocar os itens que têm interesse no carrinho de compras. 

A intenção é acompanhar o preço e ofertas daquele produto em específico, por isso, muitas pessoas enchem os carrinhos e não compram em um primeiro momento.

Por isso, pense bem na produção de e-mails, notificações e dentre outros tipos de conteúdos para avisar ao usuário que o produto que está no carrinho dele entrou em promoção, está com uma oferta imperdível, um cupom especial e assim por diante. 

Cliente comprou e está distante

Se você leu nosso blog post sobre Relacionamento com o cliente: como fazer com marketing digital?, sabe que é de suma importância se relacionar bem com os seus clientes. Estreitar os laços com  (principalmente no pós-venda) é fundamental para fidelizar.

Por isso, um bom momento para fazer uma campanha de remarketing é na intenção de que ele compre novamente com você. 

Envie novidades, newsletter e outros conteúdos que possam interessá-lo, por exemplo. Assim, você pode conquistar mais uma compra de alguém que já conhece sua qualidade e suas vantagens.

Kife e expertise em remarketing no seu negócio

Como você viu existem muitas formas de fazer remarketing e mencionamos apenas alguns pontos e ideias que podem alavancar suas vendas de forma fácil e prática. Mas, a gente sabe que isso pode ser muito difícil com tantas coisas para você gerenciar e cuidar.

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