tendências para e-commerce
Tendências para e-commerce: saiba como se preparar em 2023

Quando pensamos em tendências para e-commerce, isto é, o comércio eletrônico com vendas online, colamos em perspectiva toda sua popularização ocorrida com a pandemia.

Isso porque, tendo que ficar em casa, as pessoas começaram a comprar o que precisavam e queriam pelos aplicativos, sites e marketplaces ao redor do mundo.

Só em 2021, segundo a ABComm Forekast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o recorde de e-commerce batido foi de R$150,82 bilhões, com uma estimativa de crescimento para o ano seguinte. Agora, espera-se que em 2023 o crescimento de vendas online seja de R$185,7 bilhões.

Não entendeu o que esses números representam para o seu e-commerce? Bom, é simples: eles dizem que você deve começar a se preocupar e investir em vendas online para que a sua empresa lucre ainda mais em 2023.

Por isso, separamos para você as principais tendências para e-commerce em 2023 pro seu negócio ir mais longe com estrutura adequada para vendas online.

Marketing de influência para alavancar o e-commerce

O Brasil é um dos países que mais utiliza as redes sociais diariamente, ou seja, é um dos que mais consome conteúdo de influenciadores digitais, criadores de conteúdo e assim por diante.

Por isso, uma das principais tendências para e-commerce para em 2023 está no marketing de influência.

Esse marketing, por si só, já se explica bastante, mas para ficar ainda mais claro vamos ver o seu conceito na íntegra:

Marketing de influência é uma estratégia que ocorre por meio de plataformas digitais como LinkedIn, YouTube e outros. Sua abordagem busca criar ações focadas em indivíduos conhecidos publicamente que exercem uma influência ou liderança sobre potenciais compradores do seu produto.

Então, se você nunca pensou em investir em influenciadores para promover a sua marca, é uma ótima hora para começar a pensar nisso; pois, esta é uma das tendências para e-commerce em 2023.

Com o suporte de criadores de conteúdo você pode alcançar um número maior de pessoas interessadas em seu produto ou serviço. O segredo é identificar o digital influencer que fala sobre produtos como os seus, que tem princípios e crenças parecidas também.

Por exemplo, se você vende produtos de limpeza de pele, procure influenciadores que falem sobre cuidados com a pele, estilo de vida, amor próprio, autocuidado e assim por diante.


Marketplace como uma das tendências para e-commerce

Um dos tipos de vendas online que tem ficado popularmente conhecido é o marketplace. Você com certeza já deve ter visto o marketplace do Facebook, por exemplo, onde as pessoas podem colocar itens à venda de diversos tipos. É basicamente isso!

O marketplace é um local onde você pode adicionar diversos produtos e assim incentivar o seu consumidor, de forma intuitiva, a considerar comprar mais de um produto de forma automática.

Além disso, é uma ótima forma de iniciar seu e-commerce caso você ainda não tenha gastando um investimento inicial baixo.


Estratégia omnichannel: vários canais para vender

Integrar os canais de comunicação de uma empresa para que todos conversem entre si de formas diferentes e complementares já é uma discussão antiga; hoje, uma das tendências para e-commerce.

Os especialistas do marketing digital dizem que a presença digital é de extrema importância para que a sua empresa ganhe cada vez mais relevância e alcance.

Entretanto, não basta apenas estar “presente” nas redes sociais, por exemplo. É preciso pensar em estratégias que criem uma relação honesta e sólida em todos os pontos de contato da marca no digital.

Nesse sentido, elabore uma estratégia comunicacional que utilize todos os canais que fizerem sentido para o seu negócio e pense em como cada canal e suas particularidades podem te ajudar a conquistar novos clientes e novas vendas.


Inteligência Artificial é uma das tendências para e-commerce

Uma das grandes apostas para as tendências para e-commerce em 2023 é a utilização da Inteligência Artificial no processo.

Hoje, cada vez mais, a I.A. tem se aproximado do marketing digital trazendo diversos benefícios e vantagens para as empresas como a automatização de processo, por exemplo.

Se você quiser saber mais sobre automação de marketing e como elas podem tornar o seu marketing mais automático e otimizado é só clicar aqui e conferir o nosso e-book completo e gratuito sobre o assim!

É muito importante estar por inteirado das novidades tecnológicas que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do seu e-commerce e aumentar os seus resultados em vendas.

Um dos tipos de I.A. mais utilizadas atualmente para vendas online são os famosos chatbots que automatizam o atendimento dos seus clientes e facilita as comprar de maneira eficaz.

Quer vender mais com o seu e-commerce e não sabe como?

Então fale com um dos nossos especialistas! A Kife tem 15 anos de experiência  e mais de 20 campanhas premiadas ao redor do Brasil, além de ter um time integrado que te entregará uma estratégia de marketing completa!

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