Quando pensamos em tendências para e-commerce, isto é, o comércio eletrônico com vendas online, colamos em perspectiva toda sua popularização ocorrida com a pandemia.
Isso porque, tendo que ficar em casa, as pessoas começaram a comprar o que precisavam e queriam pelos aplicativos, sites e marketplaces ao redor do mundo.
Só em 2021, segundo a ABComm Forekast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o recorde de e-commerce batido foi de R$150,82 bilhões, com uma estimativa de crescimento para o ano seguinte. Agora, espera-se que em 2023 o crescimento de vendas online seja de R$185,7 bilhões.
Não entendeu o que esses números representam para o seu e-commerce? Bom, é simples: eles dizem que você deve começar a se preocupar e investir em vendas online para que a sua empresa lucre ainda mais em 2023.
Por isso, separamos para você as principais tendências para e-commerce em 2023 pro seu negócio ir mais longe com estrutura adequada para vendas online.
Marketing de influência para alavancar o e-commerce
O Brasil é um dos países que mais utiliza as redes sociais diariamente, ou seja, é um dos que mais consome conteúdo de influenciadores digitais, criadores de conteúdo e assim por diante.
Por isso, uma das principais tendências para e-commerce para em 2023 está no marketing de influência.
Esse marketing, por si só, já se explica bastante, mas para ficar ainda mais claro vamos ver o seu conceito na íntegra:
Marketing de influência é uma estratégia que ocorre por meio de plataformas digitais como LinkedIn, YouTube e outros. Sua abordagem busca criar ações focadas em indivíduos conhecidos publicamente que exercem uma influência ou liderança sobre potenciais compradores do seu produto. |
Então, se você nunca pensou em investir em influenciadores para promover a sua marca, é uma ótima hora para começar a pensar nisso; pois, esta é uma das tendências para e-commerce em 2023.
Com o suporte de criadores de conteúdo você pode alcançar um número maior de pessoas interessadas em seu produto ou serviço. O segredo é identificar o digital influencer que fala sobre produtos como os seus, que tem princípios e crenças parecidas também.
Por exemplo, se você vende produtos de limpeza de pele, procure influenciadores que falem sobre cuidados com a pele, estilo de vida, amor próprio, autocuidado e assim por diante.
Marketplace como uma das tendências para e-commerce
Um dos tipos de vendas online que tem ficado popularmente conhecido é o marketplace. Você com certeza já deve ter visto o marketplace do Facebook, por exemplo, onde as pessoas podem colocar itens à venda de diversos tipos. É basicamente isso!
O marketplace é um local onde você pode adicionar diversos produtos e assim incentivar o seu consumidor, de forma intuitiva, a considerar comprar mais de um produto de forma automática.
Além disso, é uma ótima forma de iniciar seu e-commerce caso você ainda não tenha gastando um investimento inicial baixo.
Estratégia omnichannel: vários canais para vender
Integrar os canais de comunicação de uma empresa para que todos conversem entre si de formas diferentes e complementares já é uma discussão antiga; hoje, uma das tendências para e-commerce.
Os especialistas do marketing digital dizem que a presença digital é de extrema importância para que a sua empresa ganhe cada vez mais relevância e alcance.
Entretanto, não basta apenas estar “presente” nas redes sociais, por exemplo. É preciso pensar em estratégias que criem uma relação honesta e sólida em todos os pontos de contato da marca no digital.
Nesse sentido, elabore uma estratégia comunicacional que utilize todos os canais que fizerem sentido para o seu negócio e pense em como cada canal e suas particularidades podem te ajudar a conquistar novos clientes e novas vendas.
Inteligência Artificial é uma das tendências para e-commerce
Uma das grandes apostas para as tendências para e-commerce em 2023 é a utilização da Inteligência Artificial no processo.
Hoje, cada vez mais, a I.A. tem se aproximado do marketing digital trazendo diversos benefícios e vantagens para as empresas como a automatização de processo, por exemplo.
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É muito importante estar por inteirado das novidades tecnológicas que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do seu e-commerce e aumentar os seus resultados em vendas.
Um dos tipos de I.A. mais utilizadas atualmente para vendas online são os famosos chatbots que automatizam o atendimento dos seus clientes e facilita as comprar de maneira eficaz.
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