Conhecer o cliente por completo é o que toda empresa deseja, porque isso muda completamente o cenário de um negócios. Você, por exemplo, pode pensar que é impossível entender os desejos e atender as expectativas de cada um, mas com o Social Listening isso é possível.
Isso porque, com o Social Listening você consegue descobrir qual é a melhor forma de se comunicar com o seu cliente nas redes sociais e, por consequência, descobrir a melhor forma de aumentar suas vendas.
Nesse sentido, se você ainda não conhece essa estratégia, vamos te contar tudo o que você precisa para começar a investir nisso e alavancar o seu sucesso. Siga a leitura!
O que é social listening?
Do termo em inglês “Escuta Social”, o Social Listening é a estratégia que busca acompanhar o que o seu público tem a dizer sobre a sua marca, produto e afins dentro das redes sociais (o que aumentou o número de contratação de profissionais conhecidos como Gerentes de Comunidade, por exemplo).
Isso pode parecer simples e você pode pensar “ah, mas é só acompanhar os comentários e assim por diante”. No entanto, o Social Listening vai muito além disso!
Nesse sentido, essa estratégia não se resume a ficar de olho nas notificações que você recebe e responder. Ela exige que você tenha atenção aos feedbacks, conversas em fóruns, discussões em outras redes sociais e assim por diante.
O grande diferencial do social listening não é somente ter um posicionamento de escuta ativa, mas também, buscar promover mudanças com base nas informações coletadas.
Isso porque, não adianta descobrir uma reclamação ou um elogio e não usar isso para promover mais um produto, consertar outro e assim por diante. Ou seja, é uma forma de visão 360º sobre o que é falado sobre sua marca e utilizar isso ao seu favor para sempre auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.
Quais são as vantagens do Social Listening?
Vamos entender mais a fundo quais são as vantagens de investir nesse tipo de estratégia? Assim você irá compreender os benefícios que sua empresa vai usufruir ao conseguir entender o que o seu cliente está falando sobre o seu negócio dentro das redes sociais.
Quando acompanhamos além das respostas em posts, notificações do seu perfil e assim por diante, você tem uma série de vantagens e oportunidades que te proporciona coisas como, por exemplo:
- Desenvolver melhorias para os seus produtos atendendo as expectativas do seu consumidor e também corrigindo eventuais erros;
- Oportunidade de criar uma experiência cada vez melhor para o seu cliente;
- Produção de conteúdos mais assertivos para a sua persona, sempre com a proposição de solução de dores;
- Conseguir entender de uma forma mais profunda como os clientes visualizam a sua marca;
- Aproveitar as tendências de mercado e criar campanhas com maior engajamento.
SOCIAL LISTENING NA PRÁTICA: CASE DE SUCESSO BOCA ROSA! Durante o lançamento de um de seus novos produtos, a digital influencer Boca Rosa, comentou em entrevista que ela utilizou a estratégia de Social Listening para acompanhar a recepção do seu novo lançamento. Por isso, ela e todo o seu time começaram a verificar os comentários em diversas redes sociais. Em um determinado momento ela se deparou com cinco clientes que tiveram uma pequena reação alérgica ao utilizarem a base lançada. Nesse cenário, a equipe pode agir rapidamente para corrigir isso e ter um controle melhor. Como resultado, Boca Rosa Beauty se tornou, também, um case de gerenciamento de crise de marca. |
Existem vantagens poderosas em utilizar o Social Listening para aumentar os resultados das suas campanhas de marketing digital, afinal de contas, você consegue ter uma adesão e resultados mais assertivos.
Como implementar o Social Listening?
Para conseguir implementar o Social Listening na sua empresa, você vai precisar se atentar a apenas quatro passos:
1. Monitore as suas redes sociais. Use ferramentas que te ajudem a acompanhar as notificações que chegam no seu perfil e busque entender o que está acontecendo em locais em que não te marcam. Acompanhe absolutamente tudo.
2. Após coletar as informações entenda como separar o que irá te servir e o que é apenas “burburinho” e que não será útil. É importante saber o que realmente é valioso e vai servir para a evolução das suas campanhas e resultar no aumento de vendas.
3. Uma vez com os dados valiosos em mãos, é hora de avaliar cada um com cuidado. É essencial saber interpretar o que foi recolhido e entender como os comentários e visão do seu público-alvo contribuem para o seu desenvolvimento e gerar novas oportunidades.
4. Uma vez que você coletou informações, separou e avaliou, faça a construção das estratégias, que você vai seguir com base em todos os outros passos. Elabore um checklist e construa uma estrutura que irá atender aquilo que você avaliou.
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