Social Media Optimization, ou simplesmente SMO, é um termo que vem ganhando os espaços no marketing digital e também no meio de quem trabalha especificamente com redes sociais.
O Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários de redes sociais, e você sabe como isso impacta sua empresa?
Segundo uma pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social, os brasileiros passam cerca de 3 horas e 47 minutos em seus celular consumindo conteúdos das principais plataformas de mídias sociais. Postar em plataformas, sobretudo como o Facebook, Instagram e LinkedIn se tornou quase que uma obrigação para qualquer marca.
É por esse motivo que o SMO, sigla em inglês para Social Media Optimization, em português Otimização de Mídias Sociais, se tornou uma das técnicas mais faladas do momento.
A princípio, a técnica, que procura potencializar o impacto do uso das redes sociais, é uma das formas de aumentar os resultados das mídias da sua empresa e conquistar mais sucesso com os seus consumidores no meio digital.
Ficou com curiosidade em saber mais? Siga a leitura, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre SMO, a técnica de otimização de redes sociais que está transformado a maneira com a qual as empresas se relacionam com seus clientes.
O que é SMO?
Assim como falamos de SEO para a melhoria do posicionamento nas pesquisas dentro do Google, o SMO é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de consolidar uma empresa nas redes sociais, buscando, principalmente, a construção de relacionamento com os usuários e o aumento da receita de uma marca.
Nesse sentido, como já dito, SMO é a sigla para Social Media Optimization, ou Otimização de Mídias Sociais traduzindo de forma livre para o português. A princípio, o foco do SMO é a solidificação da marca nas redes sociais, estreitando seus laços com seus consumidores.
As técnicas de otimização para redes sociais permitem acompanhar os processos de cada plataforma da maneira mais completa possível, indo da publicação até a melhoria com base nos resultados apresentados pelas estratégias.
Ou seja, o Social Media Optimization é um processo que consiste em aplicar as técnicas e analisar o desempenho com base nisso, sempre avaliando onde melhorar e onde você deve continuar.
Quais são as vantagens do SMO?
Primeiramente, você se engana se pensa que o SMO é somente para aumentar seus números de seguidores e melhorar a sua imagem, porque investir nesse conjunto de técnicas pode apresentar diferentes resultados que vão além da otimização de conteúdo para mídias sociais.
Trouxemos alguns pontos-chave que merecem sua atenção.
Aumento do engajamento e interação com os usuários
A princípio, identificação é a palavra de ordem. Os consumidores buscam, cada vez mais, enxergar as marcas como personagens iguais a si mesmos, isto é, como se fossem amigos e compartilhassem ideologias, pensamentos, dificuldades e gostos.
Esse processo de humanização tem sido uma das principais técnicas e tendências do SMO porque vai de encontro com representações da realidade.
Através do SMO é possível estreitar relacionamentos e, por consequência, aumentar o engajamento e provocar a aproximação com os seus clientes com postagens e descrições que incentivem a interação.
Como metrificar se as interações estão dando certo? Primeiramente, crie conteúdo humanizado e que gere identificação nos seus usuários, e você irá notar que eles irão interagir com o seu conteúdo através de curtidas, comentários e compartilhamentos. |
Integração de conteúdos entre plataformas
A integração é um dos fatores principais para uma boa estratégia de SMO no marketing digital quando falamos de otimização para redes sociais.
É sempre uma dúvida quando pensamos em diversas plataformas como Facebook e LinkedIn, por exemplo, que tem duas perspectivas e funcionalidades diferentes, não é mesmo? Entretanto, conseguir integrar os dois é fundamental para conseguir bons resultados.
Dos temas postados, da identidade visual até a forma de responder os comentários, tudo deve ser coeso, ou seja, conversando entre si. Esse é um dos grandes benefícios do SMO.
Com ele, você pode ter uma otimização das suas redes sociais integrando-as da melhor maneira possível utilizando táticas que buscam alinhar os conteúdos, a performance e até mesmo a eficiência de cada página da sua empresa nas mídias, aplicando o conteúdo certo para a audiência de cada rede em específico.
Redução de custos nas suas estratégias
Com o SMO você pode promover a influência das redes sociais nas suas estratégias de marketing digital e otimizar o custo-benefício dos seus investimentos. É isso mesmo! Mais lucro com menos custo!
As mídias sociais já são popularmente conhecidas por dar um retorno com um ótimo custo-benefício, porém, com a otimização das suas redes sociais você pode explorar essa vantagem ainda mais.
O motivo é bem simples e fácil de entender: essas plataformas são excelentes ferramentas para criar anúncios e campanhas que trarão resultados ótimos para sua empresa.
Por sim, SMO entra justamente para equalizar seu conteúdo com o seu público-alvo de maneira coesa e humanizada, provocando, assim, o seu interesse.
Por isso, para que seu dinheiro não seja desperdiçado, as táticas de Social Media Optimization são uma ótima forma de fazer valer cada centavo.
Como usar o SMO?
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital para otimização das redes sociais, a princípio, um dos passos é conhecer bem o seu público-alvo para saber como implementar as melhores táticas do SMO.
Com isso, é importante ter os dados levantados das redes sociais para avaliar o comportamento e preferências do seu consumidor para conseguir otimizar sempre suas estratégias.
Alguns pontos de atenção:
Utilize palavras-chave no SMO
O Social Media Optimization utiliza palavras-chave para se alinhar com as suas estratégias de SEO e gerar uma ótima integração.
Para melhorar os resultados das suas postagens, você pode utilizar as palavras nas descrições, títulos e até mesmo na bio das plataformas. Isso facilita com que os usuários encontrem o seu perfil quando buscarem por termos mais específicos que representem seu negócio.
Busque usar o SMO em seus títulos
Os títulos, diferentemente do que muitos pensam, são uma das melhores maneiras de conseguir atrair a atenção dos usuários nas redes sociais.
Procure trabalhar seus títulos de uma forma que apresentem o que poderá ser encontrado na sua postagem, usando palavras-chave, por exemplo, e que apresenta apenas o que o conteúdo realmente irá mostrar.
Disponibilize links para as suas redes sociais
Busque facilitar o máximo possível para que os usuários lhe encontrem nas redes sociais. Os algoritmos e concorrentes já são uma competição e tanto, não é mesmo?
Deixe sempre a vista os links para lhe encontrar nas diferentes plataformas e assim facilitar para que quem queira lhe seguir tenha o acesso facilitado.
Quer saber mais sobre SMO?
Por fim, podemos afirmar que quem aplica SMO, sai na frente.
Ficou interessado (a) em saber mais sobre como o Social Media Optimization pode melhorar os seus resultados nas redes sociais e aumentar suas chances de venda? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas para descobrir como a Kife pode te auxiliar com TODA A SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING e alavancar os seus resultados!