Dia 08 de agosto, é celebrado o dia mundial dos gatos! Essa data foi criada pelo International Found for Animal Welfare para homenagear o animal de estimação mais popular do mundo!
Ele é tão especial que também é comemorado em outra data. É isso mesmo! Em 17 de fevereiro também comemora-se o dia mundial do gato, fruto de uma iniciativa da organização italiana de defesa dos animais.
Você sabia?
Agora, algumas curiosidades que talvez ainda não saiba sobre os felinos:
Há pelo menos 10.000 anos atrás, os gatos surgiram em grupos de humanos sedentários com a função de exterminar os roedores que rondavam os estoques de grãos.
Na mesma época, lendas hebraicas e babilônicas diziam que os gatos surgiram através do espirro de um leão.
Já na cultura egípcia, algumas divindades inclusive assumem partes do corpo de um gato, como a deusa Bastet representando a aproximação e adoração a esse animal.
Com o tempo, a visão mística ou preconceituosa com os gatos mudou e os bichanos foram se tornando animais domésticos.
Os gatos como animais domésticos
A domesticação dos gatos está intimamente conectada com o início do sedentarismo humano e da agricultura. Diferente dos cães, os gatos tiveram a domesticação diferente, de forma lenta e direcionada.
A característica de ter independência e sociabilidade, marcada pela faz com que o gato seja uma companhia agradável e que integra o lar, também ocupando o posto de melhor amigo dos seres humanos, fazendo com que nós, humanos, compreendamos as necessidades tanto alimentares como de estímulos ambientais necessários para a sobrevivências deles.
Produtos dedicados aos pets
Os gatos, como dito antes, são os animais que mais estão nos lares. Por esse motivo, também foram os animais que receberam mimos durante o período de isolamento em 2020-2021.
Nessa época, por estarmos muito mais tempo dentro de casa, fez com que focassemos em hábitos alimentares melhores, cuidado com a saúde física e mental e claro, cuidado com os pets, companheiros de trabalho e dia a dia, favorecendo o crescimento no setor.
Com as facilidades oferecidas pelo e-commerce, muitas pessoas começaram a fazer suas compras de forma virtual, pela comodidade e praticidade.
O faturamento consolidado em 2021 dentro desse nicho, foi de R$51,7 bilhões de acordo com a CNN Brasil. Ainda, é comentado nesta matéria sobre o aumento do primeiro trimestre de 2022, onde a venda de alimentos industrializados para animais de estimação faturou R$33,1 bilhões, representando uma alta de 16,7% em relação a 2021.
Nos segmentos de serviços gerais, o crescimento foi de 7,6%, serviços veterinários de 12,4% e PetCare com 13%
Por esses dados, é possível ver que é um mercado que tem crescido exponencialmente que as pessoas ainda irão comprar muitos mimos para seus companheiros felinos.
Quais serviços Kife mais se encaixam nesse setor
O comércio eletrônico tem sido o canal com maior crescimento no setor de produtos para pets, indicando uma mudança que afetou os lares brasileiros que possuem pets. Em comparação entre 2020 e 2021 o aumento das compras online foi de 48%!
Isso quer dizer que o marketing digital DEVE estar presente como estratégia para que os negócios que são desse nicho auxiliem cada vez mais no aumento dos lucros.
A Kife, como uma empresa que quer que seus parceiros tenham cada vez mais sucesso, entende as especificidades desse nicho e traz inovação para poder atuar no setor com uma equipe multidisciplinar. Com o conteúdo, desenvolvimento de sites para o e-commerce ou performance, temos feito empresas como a Território Pet e a Megazoo crescerem e se tornarem referência nesse ramo. Veja alguns exemplos:
Não se esqueça nesse dia de agradecer a calma, companheirismo e felicidade que seu gatinho ou qualquer outro animal ai da sua casa te traz, oferecendo uma comida especial ou um novo brinquedo. A Megazoo e a TerritórioPet são empresas parceiras da Kife que podem te ajudar com isso 😉