Lei de Hick: otimize seu site com essa técnica comportamental

Um site bem estruturado pode converter suas vendas e desempenho, e quando falamos nisso, não falamos apenas de sua beleza. Há uma área no design focada completamente na experiência de usuário, o Design UX, e essa prática junta desde aptidões técnicas, à práticas comportamentais como a Lei de Hick.

A Lei de Hick é baseada em um princípio da psicologia que descreve o tempo que uma pessoa leva para tomar uma decisão, com base no número de opções possíveis a serem escolhidas. Ou seja, aumentar o número de opções vai aumentar o tempo de decisão logaritmicamente. As pessoas, quando escolhem, não consideram cada uma das opções, mas sim realizam agrupamentos em categorias e para tomar sua decisão, eliminam cerca de metade das opções. 

O designer, ao utilizar esse princípio, examina quantas funções qualquer parte dos site, por exemplo, deve ter para que os usuários de maneira geral tomem suas decisões de maneira assertiva.

 

Como a Lei de Hick é utilizada no site? 

 

A fórmula da Lei de Hick criada por William Edmund Hick e Ray Hyman é a seguinte: 

T = b. log2 (n+1)

Dessa forma, caso você entre em um site e para chegar até o item que você quer comprar, você leva 2 segundos para ler, entender e decidir entre 5 opções diferentes, temos o seguinte:

RT = (2 segundos) + (0,155 segundo) (log2 (5)) = 2,36 segundos

Para que os usuários não se sintam sobrecarregados com excesso de informações, os designers dividem em partes um site, apresentando a pessoa que visita, uma quantidade ideal de dados naquele momento. Essa redução de etapas se aplica a todas as partes do site, como conteúdo de cada página, os elementos de navegação, as imagens e por fim, os produtos. Isso acelera as iterações, reduzindo o tempo necessário para obter as conversões.  

 

Algumas dicas:

 

Percebeu que o seu site tem muitas opções que acabam confundindo os usuários e até seus clientes? Lá vão algumas dicas:

Reduza a complexidade: Caso seu site seja muito complexo e tenha muitas opções de produtos, utilize um mecanismo de pesquisa. Você também pode utilizar a Lei de Hick ao seu favor e mostrar seus produtos por etapas, facilitando e tornando mais otimizada a entrega.

Listas suspensas: Elas são utilizadas para lidar com alguns problemas de acesso. Essas listas podem ser utilizadas para agrupar determinados itens do menu em um único local e revelar-se apenas quando a pessoa estiver interessada.

Reduza o número de opções: No caso do e-commerce, reduzir as opções para os produtos “mais recentes” ou compras populares pode te ajudar muito. 

 

Conclusão

 

A ideia é que sempre que uma pessoa acesse seu site é para ela ter uma experiência tranquila com o seu produto. Por isso, quando criamos experiências de usuário baseadas na Lei de Hick estamos trabalhando para reduzir a quantidade de tempo necessária para que um usuário faça o que quer. 

Combinada com outros princípios orientadores, a Lei de Hick é uma grande possibilidade de entender o comportamento das pessoas e como elas fazem as escolhas.

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