Diversidade no Marketing

O dia 28 de junho é a data que marca o momento em que o ativismo pelos direitos de pessoas LGBTQIA+ ganha o debate público. É o mês onde discussões em relação ao tema são fortemente levantadas, mas tratar da diversidade não é só no mês de junho. É entender que envolve também as discussões culturais, raciais e de gênero, assuntos que dizem respeito à sociedade de maneira estrutural e que impactam a maneira como vivemos hoje.

Mas o que esse mês, onde é celebrado o mês do Orgulho LGBTQIA+ tem a ver com a diversidade no marketing? Vou te falar que bastante coisa, viu?! Bora lá?

 

Posicionamento em prol à diversidade

Campanhas de empresas como a Avon já são feitas desde 2015, baseadas na diversidade; mais de trinta tons de base são ações tecnológicas que realmente impactam o mercado, que busca agregar a maior quantidade de diferenças. Assim como a decisão da Ambev neste ano, em ter Linn da Quebrada como consultora de diversidade e inclusão.

As marcas cada vez mais devem ser responsáveis com a maneira como se comunicam e como se relacionam com seu público, fazendo com que assim, novos debates sejam levantados em prol da desmistificação dos estereótipos.

Mas isso deve ser pautado na atualização dos pontos de vista que o negócio ou marca tem, de maneira a promover um atendimento humanizado para diferentes públicos.

 

A diversidade é além de cor, gênero e etnia
Essas são considerações importantes, mas não são as únicas que devem ser consideradas quando o assunto é diversidade. Pensar nesse termo inclui também a religião, a idade, região e cultura. Tanto dentro da sua empresa, com colaboradores com diferentes histórias como na linguagem utilizada pelo seu público-alvo.

Alinhar o marketing à diversidade é entender que existem pautas sendo discutidas, políticas de inclusão sendo tomadas, mas que a sua empresa está inserida no âmbito comercial.

 

Estratégias com planejamento
É imprescindível que o processo de mudança do seu negócio seja adequado também à formação da identidade da sua marca, juntamente à reputação e ao posicionamento da empresa, já que essa é uma atitude que pode apresentar riscos caso seu público-alvo não faça parte daquilo que sua empresa comunica.

Por isso, antes de colocar em prática qualquer ação, é preciso um processo de diagnóstico de mercado, para descobrir a persona em detalhes, conhecer seus código culturais e aplicar estratégias com base na empatia e ética e não errar e ser preconceituoso mesmo sem querer.

 

Equipe diversa
O Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas de 2022, feito pela consultoria global Great Place to Work, realizou uma pesquisa com 2.654 pessoas que incluíram pessoas da área de recursos humanos e cargos de liderança, afirmou que no ano de 2022 a prioridade sobre o tema diversidade e inclusão caiu para 17,9%. No ano anterior estava na marca de 32%.

A diversidade dentro da sua empresa pode fazer parte disso. Uma equipe diversa, traz soluções e perspectivas diferentes para o trabalho em conjunto, promovendo um ambiente de alta inovação!

 

Ainda no relatório, foi mostrado como a falta de diversidade nos cargos de liderança é um desafio para o aprofundamento da pauta. Você pode ver mais sobre o relatório, clicando aqui.

Por fim, pautar ações baseadas na diversidade no marketing não é fácil, mas com planejamento e estudo, também o alinhamento aos valores que o seu negócio tem são pontos importantes a serem considerados. Pensar através deste prisma faz com que sua empresa seja aliada na promoção de uma discussão tão importante como essa.

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