Sabia que o funil de vendas está intimamente conectado ao funil de marketing? Você sabe como aplicar essas duas estratégias para seu e-commerce? Vem comigo que eu vou te ensinar o essencial para você aplicar na comunicação do seu e-commerce e fazer com que seus seguidores se tornem clientes.
Cada ano que passa, surge uma nova ferramenta de comunicação. Essa expansão possibilitou que profissionais do marketing começassem a focar em novas maneiras de atingir um público.
O que antes tinha o objetivo de atingir o máximo de pessoas possível, hoje é diferente. Por exemplo, com o Inbound Marketing, o especialista não foca no produto, mas no relacionamento com base nas necessidades e dores do cliente. O Marketing de Conteúdo, é outro exemplo, e pensa na distribuição de conteúdo relevante para o público, vinculando sempre a marca, para deixá-la em evidência.
E para que isso funcione, ou seja, esse conteúdo chegue em pessoas qualificadas para comprarem determinado produto, é essencial um funil de marketing definido.
Porque ele representa todo o caminho que o seu público passa, desde o primeiro contato, até a compra e o pós-venda. Já escrevemos sobre isso nesta postagem, contando sobre a jornada de compra do cliente, poucas publicações atrás.
Como construir um funil de marketing?
Para entender e aplicar, primeiro vamos te explicar como funciona o funil de marketing. Normalmente, ele é separado em três etapas: topo do Funil (ToFu – top of the funnel), o Meio do Funil (MoFu – middle of the funnel) e o Fundo do Funil (BoFu – bottom of the funnel), onde em cada uma delas são criados conteúdos e são aplicadas estratégias específicas para que o marketing do seu negócio seja eficiente.
Meio de Funil
Aqui, o público já entendeu qual é o problema, e tem informações suficientes para começar a buscar uma solução.
O conteúdo nessa fase, deve ser focado em mostrar as soluções existentes e que é o seu produto ou serviço a melhor escolha. Para isso, trabalhe com aquisição de contatos por meio de formulários, criando materiais valiosos como e-book, webinars e etc.
Depois dessa coleta de dados (não se esqueça de se adequar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), você pode nutrir o relacionamento e entender se ele faz parte mesmo do seu público alvo.
Fundo do Funil
Agora é que começa a parte específica do funil. Onde o seu público vai analisar as condições para tomar sua decisão. Aqui é o momento em que você mostra que a sua solução ou produto é o ideal. Os conteúdos aqui, devem ser direcionados às vantagens que seu negócio oferece. Contar sobre o funcionamento da empresa, quais são os recursos, cupons de desconto e oportunidade de falar com um representante especializado são algumas estratégias que você pode aplicar.
Conclusões
Depois dessa última etapa é quando começa a Jornada do Cliente. Como dissemos, aliar essas duas ferramentas, possibilita uma facilidade enorme na compreensão de onde seu público alvo se encontra para que você consiga aplicar com sucesso, sem perder recursos, estratégias que farão com que além de comprar, seus clientes retornem e recomendem às outras pessoas, transformando seu negócio de maneira próspera.