Você sabia que o dia das mães é uma das datas com mais resultados em pesquisas no Google? Essa data comemorativa é famosa por ser a segunda maior do ano, passando até mesmo pela Black Friday, e ficando atrás somente do Natal.
A celebração é um acontecimento relevante todos os anos e domina o imaginário dos consumidores de uma maneira extensiva, podendo ser explorada de diversas maneiras (principalmente quando falamos de branding e construção de valores).
O cenário muda de um ano para outro e o foco aqui é falar de 2023. Siga a leitura, se prepare e boas vendas!
O que você vai ver neste artigo?
- O que o varejo espera para o dia das mães em 2023;
- Como o comportamento dos consumidores tem consolidado a data;
- As principais tendências para essa data em 2023;
- Como a Kife pode te auxiliar nessa e em outras datas sazonais.
O que o varejo espera para o dia das mães em 2023?
O ano de 2022 o dia das mães foi alvo de um dos maiores faturamentos do varejo, gerando uma receita de aproximadamente R$142 milhões somente em vendas online, segundo um levantamento realizado pelo E-commerce Brasil. O que significa que houve um crescimento, comparado ao ano de 2021, de mais de 20% nas vendas para a data.
Não é à toa que é uma das datas sazonais mais potentes do ano, mostrando, sobretudo, o poder que essas datas comemorativas têm para aumentar nosso lucro e turbinar as vendas de uma empresa.
Por isso, espera-se que o ano de 2023 renda ainda mais vendas do que o ano passado e que o dia das mães seja uma grande oportunidade de lucro para muitas empresas ao redor do país.
O que podemos esperar do consumidor nesta data?
Segundo indicam as pesquisas, é esperado que o consumidor aumente as vendas no dia das mães devido a alguns comportamentos específicos como, por exemplo, a tendência de que 72% dos consumidores tem a intenção de presentear suas mães nesta data especial, o que é um número significativo para investir tempo em estratégias de marketing digital fortalecendo essa ação.
Ainda assim, segundo uma pesquisa realizada pela Globo, 81% dos consumidores pretendem comemorar a data em grande estilo, proporcionando ainda mais oportunidades para diversos segmentos atuarem nesta data.
Outro fator que tem colaborado muito para o aumento das vendas no dia das mães 2023 é o fato de que a pluralidade materna tem aumentado cada vez mais.
As mães das novas gerações têm trazido novas possibilidades para marcas distintas explorarem a fundo o potencial desta data sazonal, uma vez que temos personalidades diferentes e gostos também.
Além disso, um fator curioso, é que a intenção de mulheres “mães de pet” e “mães de planta” se auto presentear tem crescido exponencialmente.
Nesse sentido, evidencia ainda mais que o comportamento dos consumidores e novos públicos têm começado a surgir para consolidar ainda mais o dia das mães como a segunda data de maior potencial para o mercado.
As principais tendências para o dia das mães 2023
Assim como mencionamos acima, o dia das mães tem se consolidado e modificado cada ano mais.
As novas gerações e tendências do mercado têm acompanhado esse processo e proporcionado mais criatividade e oportunidades para campanhas de marketing digital envolvendo a data.
Portanto, a mudança de comportamento dos consumidores é uma das tendências principais que devemos nos atentar. Talvez, seja mais que uma tendência e, sim, um fato.
Tendo isso em mente, precisamos pensar “fora da caixinha” das flores e corações para toda e qualquer mãe. Afinal, as mães já não são mais todas iguais como costumamos brincar popularmente!
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