mídias pagas
Mídias pagas e tráfego orgânico: entenda a diferença

Muito se fala sobre mídias pagas e tráfego orgânico, mas a realidade é que a maioria das pessoas não faz ideia de qual o papel de cada uma delas dentro de uma estratégia de marketing digital.

A mídia paga é aquela parte do marketing e da publicidade que exige a compra de espaço publicitário para promover uma marca para públicos maiores. As marcas pagam pela promoção de conteúdo para espalhar sua mensagem para o público, em escala.

Já a mídia orgânica é aquela na qual não há custo comercial direto, apenas seu tempo de construção, ou seja, são conteúdos próprios que facilitam a interação com o público.

Nesta leitura, vamos te explicar o que são mídias pagas e tráfego orgânico e qual a diferença entre ambos. 

O que são mídias pagas?

De forma geral, os anúncios pagos, também chamado de tráfego pago, servem para que uma determinada marca aumente seu tráfego, vendas e conversões através de cliques e, como consequência disso, aumente o seu lucro.

Esse processo é muito importante pois, hoje em dia, os algoritmos do Instagram, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais como o emergente Tik Tok, por exemplo, são cada dia mais exigentes para entregas de conteúdos orgânicos pedindo, com certo exagero, que você deposite dinheiro em seus anúncios, turbine suas publicações e invista em palavras-chave para conquistar seu público-alvo e ter mais vendas ao longo do tempo.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico se refere aos visitantes que chegam ao seu site através de mecanismos de busca sem que você pague diretamente por isso. Assim como os usuários que chegam em suas redes sociais ou que interagem com você de forma natural, sem nenhum investimento direto para aumentar os resultados.

Obviamente, os resultados orgânicos existem e eles podem ser utilizados como parte da sua estratégia. Ou melhor, eles não devem ser ignorados.

Tudo faz parte de um conjunto para que as redes sociais e o Google reconheçam as suas páginas como referência no seu nicho e aumentem o seu alcance naturalmente.

Entretanto, quando falamos de investimento orgânico, estamos falando de um processo a longo prazo e um trabalho de “formiguinha” em que o crescimento depende de uma constância maior e uma qualidade excepcional de conteúdo para atingir cada vez mais visitantes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo HubSpot

63% das empresas concordam que um dos principais desafios de marketing é gerar tráfego e leads para que os seus funis de venda continuem ativos em números satisfatórios.

Além disso, ainda segundo a mesma pesquisa, é possível notar um aumento de 220% nos gastos com anúncios pagos ano a ano no Instagram Stories, por exemplo.

Como mídias pagas e tráfego orgânico coexistem

Com base na pesquisa, podemos confirmar a tese de que investir em conteúdos orgânicos é um processo trabalhoso e que precisa do suporte das mídias pagas para conseguir alavancar os seus resultados e aumentar o tráfego em suas páginas, proporcionando mais possibilidades de vendas dos seus produtos e/ou serviços.

No entanto, é indispensável manter uma presença orgânica porque ela é quem confere atributos como confiança e relacionamento com seu cliente.

Ter redes sociais bem posicionadas, um site e até um blog podem fazer seu negócio escalar o relacionamento com o cliente, fidelizando cada vez mais o seu público.

Partindo do ponto de que a sua presença no orgânico está estruturada, aí sim, faz todo sentido o investimento em mídias pagas.

Uma vez que, ao ver o seu anúncio, quem é impactado vai buscar saber mais sobre a sua marca e seu produto, até mesmo para comparar com concorrentes.

Dessa forma, podemos afirmar que mídias pagas mudam o cenário (para melhor) do seu negócio quando combinadas com tráfego orgânico, isto é, uma boa presença orgânica.

Kife Tech: expertise em mídias pagas

Sabemos que muitas empresas pensam que as mídias pagas são um monstro de sete cabeças e que acabará jogando dinheiro fora investindo nisso, porém não é bem assim! Investir em conteúdos pagos não é complicado, mas sim, complexo. 

Complexo porque é preciso conhecimento de ferramentas e métricas, além de um time especializado para que seu investimento valha a pena. 

É fundamental que a sua comunicação seja sempre constante e com conteúdos de valor para que os usuários sintam-se motivados a te acompanhar. 

Isso porque, além de aumentar a visibilidade que as plataformas dão ao seu conteúdo, também geram confiança e credibilidade na sua palavra para que os algoritmos te divulguem mais de forma orgânica.

 

e-book mídias pagas kife

 

Além dessas formas, você pode pensar em diversas outras aplicações criativas para que seu investimento valha a pena e possa trazer diversos resultados. Quer ter essa expertise no seu negócio?

Entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui para que você descubra como a Kife pode te ajudar com seus anúncios pago.

Leia mais: Performance: como combinar estratégias de tráfego pago ao seu marketing

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ouça o Orgânicos, o podcast da Kife.

Nesse podcast temos conversas enriquecedoras a respeito de dados, tecnologia, marketing e criatividade com nosso time de especialistas e convidados para você conseguir aplicar em seu negócio! 

Gostaria de ver mais conteúdos ricos feitos pelos especialistas da Kife?

Você também pode se interessar por:

gemini do google
Tecnologia

Gemini do Google: conheça o rival do ChatGPT

Você já ouviu falar em Gemini do Google? Bom, que a Inteligência Artificial (I.A.) já...
Leia mais »
marketing de geolocalização
Tecnologia

Marketing de geolocalização: saiba o que é e como usar a estratégia

O marketing de geolocalização certamente é em uma estratégia cada vez mais relevante no cenário...
Leia mais »
tendências para marketing digital para 2024
Notícias

4 tendências de marketing digital para 2024

As tendências de marketing digital para 2024 já foram anunciadas! É claro que se manter...
Leia mais »

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos ricos, novidades, notícias e muito mais.

Informe seus dados para contato:

Ainda não é cliente? Fale com nossos consultores.

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.