Para o comércio varejista, depois de dois anos em que as vendas baixaram, 2021 surgiu com novas possibilidades no mercado de tal forma que se mostrou um verdadeiro marco com um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior, mais precisamente R$161 bilhões vendidos pela e-commerce! (de acordo com o portal E-commerce Brasil)
Nas datas importantes no Brasil (Dia das Mães, Natal, Black Friday e etc.), as empresas que se mantiveram à frente, foram as que se preparam para ter seu negócio no meio digital, alinhadas às estratégias do e-commerce.
Como seu negócio tem se desenvolvido durante esse primeiro semestre de 2022? Será que ele está pronto para as vendas digitais e para o constante aumento do lucro através de plataformas de e-commerce? Vim aqui hoje te dar algumas sugestões sobre como alinhar ainda mais seu negócio a esse formato cada vez mais relevante de maneira que você consiga vender mais e manter sua marca próspera!
Coloque a criatividade pra jogo
Novas campanhas são produzidas a todo momento e a cada ano é possível perceber que a criatividade é o que conta! Alinhar-se às narrativas discutidas por diferentes públicos de maneira mais aprofundada e séria, faz com que você mostre os valores que sua empresa valoriza, e também propõe novas discussões referentes a assuntos da atualidade.
Para exemplificar, a campanha deste ano d’O Boticário, levantou a hashtag #MaternidadeSemJulgamentos, e estimulou que cada vez menos julguemos enquanto coletivo, as mães brasileiras, indo de encontro ao estereótipo e fazendo repensarmos sobre o papel da mulher.
Planejamento é tudo
As campanhas mais importantes pro e-commerce são aquelas que vendem mais, logo, são as que mais exigem organização para que assim, tenham um alinhamento total com as metas financeiras. É preciso organizar-se da melhor maneira possível: as promoções que seu negócio fará, quais produtos farão parte dessa promoção, as ações online e offline que serão aplicadas, além dos materiais necessários e a divulgação para essa ação.
Seja encontrado com SEO
SEO é sempre bem vindo para auxiliar não só nas suas vendas, mas também a organizar seu site, transformando em números positivos para as taxas de conversão, já que seu cliente terá uma boa experiência ali.
E tudo o que você almeja é que seu cliente tenha uma excelente experiência, certo?
Com o desenvolvimento dessa ferramenta, também já é possível otimizar as imagens utilizadas em seu site, fixando as imagens de seus produtos nas buscas do Google!
Abrace a história do seu negócio
Em seu site, é preciso que você invista numa identidade visual que exale tudo o que sua marca é. As cores, tipografia, símbolos, narrativa e até aromas dizem o que seu negócio almeja no mercado. As ações em campanhas também devem estar condizentes com essa linguagem para que consigam expressar que vantagens estão vindo. Mas fora isso, ter em sua marca uma gestão totalmente alinhada, faz com que seus clientes nunca mais esqueçam de você e do que seu negócio proporciona.
Fale com quem quer te ler
Para manter seu site ativo e em movimento, além de promoções é possível criar um vínculo com seus clientes em formato de publicações em seu blog, como o que estou fazendo agora. Na Kife, fazemos uma pesquisa dos assuntos mais relevantes, para que assim, a gente consiga solucionar dúvidas e trazer um conteúdo valioso! Oferecemos assim, experiência no assunto para aqueles que ainda estão em busca de uma referência na área e entendemos quais são suas principais dúvidas.
Por que fazer e-mail marketing?
Por último, mas não menos importante, o E-mail Marketing é uma ferramenta valiosíssima no fechamento de vendas! É extremamente pessoal, com ele você cria um relacionamento com seus clientes! Atrelado à postagem do blog que citamos acima, você pode oferecer esse conteúdo também por e-mail, contando que houve essa postagem, falar sobre temas que seu negócio tem como foco para mostrar que sua marca é feita por humanos. Lembrando sempre de alinhar a narrativa e identidade visual.
Quer mais?
Agora que você já está um pouco mais familiarizado em como manter seu e-commerce voando, quer entender as melhorias específicas para o seu negócio?
Na Kife, fazemos uma análise de ponta a ponta de todos os dados que seu site mostra nos relatórios, o que significa que nos dedicamos em conjunto a atender e te ajudar a desenvolver ações criativas que possibilitem que você crie um relacionamento com seus clientes, mantenha-se alinhado a sua história e não seja esquecido com conteúdos para e-mail, social media, inbound marketing e outras ferramentas que trazem solidez da sua marca no mercado. Em nossa consultoria você pode tirar dúvidas e entender as melhores estratégias para sua marca. Venha conosco e transforme digitalmente seu e-commerce!