Publicado em 08/04/2020

Você pode ir além no planejamento estratégico da sua empresa com o uso do Whatsapp, saiba como.

Zap, WPP, Whats… Independente de como você o chama, o WhatsApp revolucionou a interação humana e nos mantém conectados com o mundo em qualquer lugar. A ferramenta permite que você envie áudios, fotos, vídeos, stickers, gifs e textos em conversas individuais ou em grupo.

Seu uso possibilita estreitar relações em todos os âmbitos, já que é possível desabafar com seus amigos em momentos de aflição, divertir seus grupos, cuidar da família e até manter a relação amorosa em alta. Nada de novo até aqui, não é mesmo?

Agora, quando o assunto são métricas e estatísticas, o WhatsApp chama ainda mais a atenção do mundo corporativo. O blog oficial do app divulgou, em fevereiro de 2020, que atingiu a marca de 2 BILHÕES de usuários ativos. Cada usuário brasileiro passa quase 5 horas do seu dia online segundo pesquisas do Hootsuite com a We Are Social.

Esse tempo médio diário coloca o Brasil como 6º colocado no ranking da plataforma! Com foco em tornar ainda mais amplo e dinâmico o uso do aplicativo, nasceu a solução exclusiva para empresas, o WhatsApp Business. Essa versão, além de gratuita, conta com ferramentas exclusivas para otimizar seu relacionamento com clientes e facilitar ainda mais as vendas. Por isso, separamos alguns pontos essenciais para você investir e melhorar a relação com seus clientes.

Estreitar laços e se demonstrar disponível gera sensação de conforto para quem está do outro lado do aplicativo. Por isso, é necessário se comunicar e entender as dores do usuário no momento do contato. Essa humanização aumentará suas taxas de fidelização de clientes, já que sua empresa sempre será lembrada como referência em atendimento e empatia com o próximo.

Vamos fazer acontecer?

Devemos sempre ter em mente que o WhatsApp Business é um canal rápido de atendimento ao cliente. Por isso, manter a atenção as mensagens e responder de maneira ágil é essencial para passar credibilidade. Quanto mais dinâmicas e personalizadas forem suas respostas, mais próximo seu cliente se sentirá de uma conversa informal e cotidiana. Isso garante o conforto e aumenta as chances de fidelização do usuário.

Os esforços investidos nesse canal de comunicação têm sempre como objetivo final o estreitamento de laços e o fortalecimento da sua marca para aumentar ainda mais a confiança com o usuário. Isso o torna essencial, principalmente para pequenos e médios empreendedores que buscam soluções gratuitas para migrar para a esfera online neste delicado momento da economia.

Porém, alguns cuidados são necessários. É importante investir em um aparelho smartphone com um número exclusivo para o gerenciamento do WhatsApp Business. Isso garante que você não associe o aplicativo com sua versão de uso pessoal. Assim, automaticamente ele irá trabalhar a favor de linguagens e respostas voltadas para sua marca já que esse aparelho será exclusivo para sua atividade empresarial.

Mão na massa!

Agora é hora de personalizar seu perfil! 

Para isso, insira suas informações completas de endereço, contato de e-mail, descrição, site oficial e horário de atendimento. Seja reconhecido e mantenha a identidade visual da sua marca com o uso do seu logo na foto de perfil do seu canal.

Em seguida, invista no catálogo disponível no app. Ele se encontra no seguinte caminho: Menu → Configurações → Configurações da empresa → Catálogo. Com a versão business, você consegue deixar disponível seus produtos e serviços sempre precisar bombardear seus contatos com imagens e textos.

Além disso, o catálogo nada mais é do que uma vitrine online para facilitar a visualização por parte do usuário. Por isso, trabalhe sempre com o design das imagens e com informações rápidas para melhorar ainda mais a experiência oferecida.

É possível mensurar e analisar se sua comunicação atinge os objetivos por meio das estatísticas disponibilizadas na versão Business. Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Estatísticas.

Você terá acesso a um resumo completo de estatísticas por meio de dados mensurados com base nas suas mensagens enviadas. Basicamente, as informações são divididas em: volume de mensagens lidas, recebidas, enviadas e entregues. Essa é a terra fértil para obter insights da sua empresa. Por exemplo, se a taxa de mensagens entregues for muito baixa, significa que sua lista de contatos está desatualizada e chegou a hora de dar um UP nessa base.

Você pode fazer ainda mais!

Que tal realizar uma campanha de cadastro em sua lista de transmissão por meio de outras mídias, como a função story do Instagram? Ofereça uma oferta exclusiva e aproveite para interagir quem está em contato com a sua marca.

É possível ainda se utilizar do recurso de link curto. Com esse link, você pode deixar seu Whatsapp Business sempre disponível em outras mídias e plataformas. Atraia o usuário para entrar em contato com o uso de gatilhos de necessidade, como “obtenha ofertas exclusivas” ou “acesse em primeira mão nossas novidades”.

Seu tempo vale ouro.

Como todo bom recurso tecnológico, o WhatsApp Business oferece a opção de envio automático de mensagens personalizados. Isso otimiza muito seu tempo de resposta. É possível inserir mensagens para identificar novos contatos com uma saudação, e também mensagens rápidas com prévia de tempo de espera e outras informações.

Também é possível informar que sua empresa se encontra em horário de almoço (o nome desse recurso é “Mensagem de Ausência”) Isso se torna um grande diferencial devido ao cuidado em informar o horário que você estará disponível novamente.

Além disso, o aplicativo reconhece palavras e conversas por meio da inteligência artificial envolvida no mesmo. Assim, você define respostas específicas por meio de códigos e o aplicativo as envia quando necessário. O próprio app guia o profissional e oferece modelos de respostas. Isso garante que o usuário se sinta acolhido e você consegue trabalhar em outras áreas e demandas da sua empresa.

Pense fora da caixa!

Os recursos e a combinação de estratégias para se comunicar com seus clientes dentro da versão Business são infinitos. Se você deseja explorar ainda mais essa e outras soluções para manter a saúde financeira e se tornar referência no mercado local do seu segmento, conheça nosso guia completo para o planejamento e gerenciamento de soluções.

Além disso, nossa equipe de especialistas está disponível para tirar dúvidas e te auxiliar nesse momento, basta preencher o formulário abaixo para batermos um papo informal e descontraído. 

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.