Escrito por Thiago Janegits Publicado em 20/10/2020

Aplicar UX (User Experience ou experiência do usuário em português) para a Black Friday é uma das melhores otimizações que você pode fazer para o seu site e para atrair novos visitantes ao mesmo tempo.

Não adianta se posicionar nas primeiras páginas de buscas do Google e não conseguir passar uma boa experiência para o usuário. É fundamental que este consiga navegar rapidamente até encontrar o produto que deseja e se sinta seguro para efetuar a compra.

Hoje, um e-commerce funcionar bem e totalmente livre de bugs, não é mais o suficiente. As expectativas do cliente ficaram mais exigentes e estão mudando a cada dia. Ser simplesmente ótimo não será suficiente para persuadir potenciais clientes a realizarem uma compra no seu site. Se duas lojas virtuais oferecem exatamente os mesmos produtos, aquela com a aparência mais atraente converterá mais clientes.

A pergunta mais importante é: VOCÊ está preparado?

1# PÁGINA PERSONALIZADA

Os sites que desejam ter uma aparência profissional, com um tráfego constante e oferecer UX, geralmente criam uma página de destino separada para os visitantes da loja virtual durante a Black Friday.

A aplicação de páginas de destino com contadores chama a atenção dos clientes que buscam ofertas limitadas e descontos massivos. Uma página de destino para um código promocional também é uma ideia incrível se você deseja aumentar as vendas de um produto específico. Recomenda-se disponibilizar um link direto para os visitantes clicarem e encaminhá-los imediatamente para o carrinho de compras ou área de checkout.

Não vamos nos esquecer da importância dos botões de Call to Action (chamada para ação). Em UX, eles são essenciais para converter seus visitantes em compradores. Faça com que esses botões de CTA gerem muitos cliques, dando-lhes contraste suficiente com os outros elementos da página. Use fontes de texto grandes, legíveis e com contraste na cor.

2# TENHA UM TÍTULO

Imagine a situação: você tem uma ótima landing page com um design incrível e uma oferta tentadora na Black Friday. Graças a isso, os visitantes vão para o seu e-commerce, mas não há sinal de desconto. Nada poderia ser mais confuso e decepcionante para o usuário da página.

Tenha um título para confirmar se os visitantes estão na página certa e se os negócios são reais, mostre-lhes como continuar sua jornada de compra.

3# FAÇA DESCRIÇÕES E META TAG

Se quisermos fazer UX corretamente na Black Friday, os produtos e serviços ofertados devem ter no título e descrição a tag ‘Black Friday’, uma vez que esses dois fatores aumentam na classificação e taxa de cliques. Pois o Google inclui essas tags em sua busca por relevância quando os clientes procuram por produtos ou serviços online.

Liste as principais características dos produtos no início da descrição, isso fará o usuário encontrar as informações mais relevantes sobre o produto de uma forma muito mais rápida e simples.

4#. NÃO USE IMAGENS EM EXCESSO

As imagens desempenham um papel extremamente importante na criação de conteúdo para uma página de UX envolvente, especialmente durante a Black Friday. Por outro lado, é preciso ter muito cuidado para não levar isso ao extremo.

Os visitantes podem ser facilmente ofuscados e confusos com muitas imagens ou gráficos em uma única página. Eles podem se perguntar: “O que estou procurando?”, “O que estou fazendo aqui?”.

Evite isso mantendo seu design simples e organizado, para que você mantenha a atenção deles focada no produto ou serviço que você quer vender. Você também pode mapear a jornada do seu público-alvo na sua página da web e entender que conteúdo os fez se tornarem leads ou deixarem o site.

5# OFEREÇA UMA SEGUNDA CHANCE

Pop-ups de intenção de saída são uma ótima maneira de atrair clientes que estão saindo do seu site e deixando de comprar. Os Pop-ups se provaram muito eficazes e funcionam como a última oportunidade para chamar a atenção dos clientes que estão abandonando a página, com uma oferta especial ou um grande desconto. Seu design deve ser excelente e atraente para alcançar os resultados esperados.

6# DESTAQUE A OPINIÃO DOS CONSUMIDORES

Uma das melhores maneiras de construir confiança através do UX, é por meio de avaliações. Infelizmente, sua marca não é realmente a melhor para revisar seus próprios produtos, mas os clientes são.

Certifique-se de apresentar os comentários dos clientes em destaque com sua própria seção na página. Adicione também um pequeno link ou uma classificação geral com estrelas próximo ao topo da página. Isso pode dar aos visitantes uma visão rápida da classificação média de clientes e um link para a lista completa de comentários.

#Por fim…

Fazer UX no seu site não é algo necessariamente difícil, apenas demanda tempo e teste, muito teste. Por isso, siga todos os passos junto com sua jornada de design e tente aplicar aquelas que fizerem sentido para o seu negócio. Mas não tenha medo de experimentar coisas novas e testar o que funciona.

Ao unir essas dicas ao seu e-commerce na Black Friday, certamente o seu site estará pronto para a maior data com descontos do ano. Afinal, o espaço do e-commerce é enorme e você ficará surpreso com o quanto um pequeno ajuste de UX pode afetar seus resultados financeiros.

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