Palavras-chave, público-alvo, localização, alcance, CPC, SEO… Nossa, são tantos termos e tópicos para se tratar quando estamos falando de anúncios pagos que acabamos ficando um pouco desnorteados, não é mesmo? 😅
Mas, calma, a gente vai te ajudar com isso. É muito complicado mesmo falar de investir seu dinheiro nas plataformas de ADS sem que você saiba onde está pisando e se sinta com toda a segurança para fazer isso. Por isso, é muito importante que você entenda alguns termos básicos que seu time de marketing ou sua agência parceira, como a Kife, por exemplo, podem usar. Assim você não fica com aquela confusão e vai saber exatamente o que está acontecendo e por qual caminho você prefere seguir.
Como funciona o tráfego pago?
Como mencionamos em outros blog posts sobre o tema, como no nosso post falando sobre a diferença entre mídias pagas e tráfego orgânico, entretanto é sempre bom estar com isso bem afiado em mente para não ter dúvidas futuramente.
Antes de qualquer coisa é importante entender porquê muitas vezes nós falamos tráfego pago, por exemplo. O “tráfego” no marketing digital se refere à navegação dos seus possíveis clientes em locais como seu site institucional, suas Landing Pages e seu e-commerce. Ou seja, é o número de visitantes que a página recebe.
Essas páginas podem ser colocadas em anúncios pagos (ou mídias pagas como costumamos falar) para incentivar o aumento no número de visitantes. Claro que isso não significa simplesmente “aumentar uma porcentagem” e sim sobre investir seu dinheiro da forma correta para melhorar a qualidade dos seus visitantes para proporcionar mais vendas.
Quanto mais visitantes qualificados você recebe em suas páginas, consumindo seus conteúdos, mais você terá possibilidades de avançá-los em seus funis de vendas (é por isso que falamos da importância do marketing de conteúdo nesse processo).
As plataformas de ADS que você tem que saber
Agora que você já sabe o que é tráfego pago é hora de falarmos da primeira coisa importante: as plataformas de ADS. Elas serão as responsáveis por alocar seus anúncios e é por onde tudo irá acontecer. Você provavelmente já deve ter ouvido falar de uma ou de outra, porém, atualmente temos duas plataformas principais que são o maior foco de investimento pago das empresas:
META ADS
A fusão entre Facebook, Instagram e outras plataformas ganhou o nome de Meta ADS após o trabalho de Mark Zuckerberg para criar uma empresa unificada com seus softwares.
Essa é uma das plataformas com maior gama de opções de público, investimento e com um dos maiores potenciais de retorno, uma vez que estamos falando de redes sociais usadas todos os dias por seus usuários e com os mais variados perfis.
GOOGLE ADS
Esse com toda certeza você já deve ter ouvido falar. A ferramenta de pesquisa mais conhecida do mundo é uma das principais maneiras de investir em mídias pagas, uma vez que seu alcance é incrível e as chances de retorno são muito boas, entretanto é uma das mais complexas para se trabalhar, uma vez que estamos falando de mecânicas de pesquisa, porém com um profissional especializado como no time de performance da Kife tudo fia mais fácil!
PLATAFORMAS EMERGENTES
Algumas plataformas de ADS tem ficado cada vez mais famosas e têm mostrado resultados satisfatórios, além de melhorias constantes. Alguns exemplos que podemos citar é o LinkedIn e o TikTok que tem aumentado o número de usuários com o passar do tempo e permitem campanhas únicas e singulares para a sua empresa alcançar os mais diversificados perfis.
Os termos que você tem que ter na ponta da língua
Agora vamos falar do principal propósito deste artigo: os temíveis termos usados nas mídias pagas que você precisa ter na ponta da língua para conseguir entender e aplicar suas estratégias da melhor forma possível.
Separamos uma pequena coletânea de termos que irão te ajudar nesse processo, confira:
- CPC (CUSTO POR CLIQUE): Como o próprio nome diz, o CPC é o custo investido pela plataforma de ADS para cada clique. Essa é uma conta realizada pela própria plataforma com base nas configurações estipuladas na criação do anúncio pago. Para ficar ainda mais claro, vamos pensar no seguinte exemplo:
Você investe R$10,00 em um anúncio -> Este anúncio é veiculado em uma plataforma de ADS -> Então ele começa a performar e começa a ter alguns cliques -> A plataforma te diz que cada clique está custando R$0,20 |
Isso significa que, para chegar até um usuário que clica em seu anúncio e vai até a página que você deseja que ele vá, a plataforma precisa gastar o valor de R$0,20 da verba disponibilizada para alcançar esse mesmo usuário.
Dessa forma, quanto menos o CPC melhor é o desempenho da sua campanha, significa que você está gastando menos para encontrar um lead disposto a clicar no seu anúncio. Mas é sempre importante frisar que o valor ser alto ou baixo nem sempre determina a qualidade do seu lead!
- CPM (CUSTO POR MIL IMPRESSÕES): Um outro termo muito comum e importante é o CPM. Ele é um cálculo também feito pela plataforma de ADS que se baseia no custo exigido pelas suas configurações para alcançar mil pessoas. Ou seja, a cada mil pessoas, o valor gasto foi X e esse valor foi utilizado da verba disponibilizada.
- PALAVRA-CHAVE: Esse termo é muito comum em outros tipos de estratégia também como no SEO, por exemplo. A palavra-chave é uma palavra ou um termo, mais precisamente falando, que norteia todo o seu conteúdo e seu anúncio. Ou seja, ele é a âncora do seu tema, é o ponto principal dele.
Suponhamos que você faça um anúncio no Google ADS falando sobre seus produtos de maquiagem, você quer que as pessoas que te encontrem dessa forma estejam de fato interessadas em comprar esses produtos. Então, para isso, você define como palavra-chave a palavra maquiagem, por exemplo. Você ainda pode pensar em termos como cosméticos, ou até mesmo colocar produtos de maquiagem como palavras-chave.
- ROI (RETORNO SOBRE INVESTIMENTO): Esse eu aposto que você já deve ter ouvido falar e talvez seja o mais fácil de entender. O ROI é nada mais que uma continha para entender se o seu retorno foi positivo ou negativo perante ao valor que você investiu naquela ação.
ROI = (ganho obtido – investimento inicial ) / investimento inicial |
Basicamente, nesse caso, o ROI é importante para fazer uma análise geral se o seu investimento em mídias pagas foi bom ou ruim para o seu negócio.
Além disso, o ROI ajuda a nortear qual o melhor caminho a seguir depois. Será que precisamos repensar as campanhas? Será que o resultado esperado atendeu as expectativas? Como corrigir isso? E assim por diante!
Atenção: Lembre-se que é muito importante avaliar o ROI com base nas outras métricas das campanhas de tráfego pago. É preciso entender que todas essas informações se juntam para trazer um resultado sólido e se tornar base para futuras decisões. Não é porque uma campanha teve um ROI negativo, por exemplo, que você não deve mais investir neste tipo de campanha!
Quer saber mais? A Kife te ajuda!
Ufa, foi muita informação, não é mesmo?! E isso é só a ponta do iceberg do que as mídias pagas possuem para auxiliar a sua empresa. Mas, não se preocupe, o time de especialistas da Kife está aqui para te ajudar! Converse com um dos nossos consultores para saber como podemos te auxiliar nisso: