Escrito por Thayla Jamus Publicado em 28/10/2021

Se tudo o que você mais quer é Tráfego Qualificado, entenda a importância do SXO no seu negócio.

Search eXperience Optimization, de forma simplificada, é a união de SEO, UX e CRO, pensando nas estratégias de SEO com foco no usuário e sua experiência no seu site, oferecendo uma experiência intuitiva, orgânica e assertiva. 

O tempo médio de permanência de um usuário em um site é de 10 segundos. Isso significa que você precisa, em menos de 10 segundos, dar a resposta para aquilo que ele procura.

Customer Centric na prática

Uma pesquisa feita pela Microsoft revelou que 72% dos consumidores acreditam que um serviço personalizado é crucial para a jornada de compra. A prioridade não está mais no mecanismo, mas sim na experiência. Baseado nesses dados, é fundamental que as equipes de qualquer negócio estejam sempre focadas no usuário, fazendo com que ele encontre a informação que procura da forma mais fácil e intuitiva possível. Em vez de otimizar para motores de busca, o SXO tem como missão melhorar a experiência dos usuários. É o Customer Centric na prática.

Aplicação do SXO

O Google oferece três tipos de busca: conteúdo, serviço ou produto. Esse sistema precisa ser levado em questão ao preparar o caminho a ser seguido em SEO, sempre considerando as dinamicidades específicas de cada categoria. Por exemplo, quando eu procuro pelo melhor tênis para corrida, eu demonstrei um interesse na compra de um tênis, mas, no momento, eu quero consumir um conteúdo. O resultado exibido da busca tem que estar relacionado ao conteúdo, que precisa estar atrelado a alguns caminhos para a venda do produto. Essa é uma das trilhas do SXO.

Tráfego Qualificado

As pessoas ao redor do globo direcionaram a atenção e gastos para os canais digitais, o que representa uma oportunidade para que as organizações captem o interesse de compradores abertos à exploração de novas e diferentes opções. O mais importante é entender que a cereja do bolo não é mais a obtenção pura e simplesmente de tráfego. A sacada, de uns tempos para cá, está em oferecer algo muito mais recompensador e motivador, com benefícios para as empresas em termos de negócio e notoriedade.

Trabalhar com SEO traz bons números e crescimento de tráfego no site, já o SXO propõe a atração de tráfego qualificado e mais do que métricas boas: conversões! No fim do dia, o cliente quer resultados em vendas ou leads, então o SXO entra para facilitar essa jornada para o consumidor final.

Por onde começar

A recomendação é investir em uma boa experiência de navegação dentro do site e produzir conteúdo relevante. Ter conteúdos que respondam todas as etapas de busca é essencial. Além disso, focar na linkagem! Você precisa direcionar toda a jornada do usuário dentro do site, ou seja: se ele entrou pelo blog você precisa levá-lo ao e-commerce, se ele entrou pelo e-commerce, qual foi o termo utilizado? O conteúdo lá dentro contempla as principais dúvidas? Tudo isso precisa ser analisado. SXO é mais do que “como a busca é feita”, mas também sobre como transformar essa busca em venda e garantir uma boa experiência para o usuário.

Resumindo…

Com o SXO, quando um usuário entra em um site para procurar um produto ou serviço, ele terá uma experiência muito agradável, com acesso rápido, navegação descomplicada e muito intuitiva. Este tipo de experiência positiva na jornada do cliente ficará na mente do usuário, que poderá voltar para novas compras e indicar para outras pessoas. 

O SXO, quando bem aplicado, garante uma experiência positiva na jornada do cliente.
O resultado é um tráfego qualificado: maior engajamento do visitante, que consumirá mais informações, mais produtos e ainda divulgará o site para outras pessoas. 

Focar no cliente e nas suas necessidades de navegação fazem toda a diferença para o seu negócio. 

Que tal começar a investir em SXO no seu negócio?

 

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