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Blog > Tecnologia da Informação e Comunicação na fidelização de clientes
Escrito por Camila Leite Publicado em 07/01/2020

Cores, experiências, design, disseminação de conteúdo, divulgação, tratamento de dados, banco de informações, contato com o cliente… 

A comunicação é parte do avanço tecnológico e vice-versa. Mas como obter uma relação fluida entre tecnologia e comunicação?

Por quais caminhos digitais seguimos? Hoje, a tendência da adoção cada vez mais cotidiana de tecnologias e sua gestão de informações está disseminada em todas as atividades desenvolvidas pelo ser humano e isso não é diferente para a comunicação, principalmente se levarmos em conta a velocidade em que os smartphones se desenvolvem. Mas podemos ir além e destacarmos que eles são partes de nós e de nossas ações rotineiras. 

A troca de experiências entre humanos, por exemplo, foi elevada a outro patamar se pensarmos na quantidade de mensagens instantâneas que são trocadas durante todo o dia. Inclusive, essas mensagens são transmitidas com o apoio de imagens, vídeos, ícones, figuras, vozes… Tudo para oferecer a maior intimidade entre os envolvidos.

Mais do que carros voadores, o futuro é aqui!

Temos que, essencialmente, levar em conta que tudo que envolve as palavras “gestão”, “avanço” e “tecnologia” tem como objetivo o aperfeiçoamento de experiências. Enquanto a comunicação tem, em sua essência, a motivação de trocar informações de forma simples, com o partilhamento de ideias, sentimentos e valores. Portanto, a solução final é a evolução e melhoria constante da duas vertentes – são diversas ferramentas capazes de atuar na gestão da informação e também no que hoje é conhecido como Tecnologia da Informação e Comunicação, ou TIC.

Esse crossover possibilita a coleta, transmissão e tratamento de informações detalhadas, obtidas pela Tecnologia da Informação e utilizadas em inúmeras esferas de relacionamento com o cliente. As TICs são, na verdade, uma parceria de impacto na produtividade corporativa e em todo o processo de vendas e pós-vendas, com parte importante na fidelização e satisfação do cliente. Por isso, a tecnologia de informação aliada à comunicação e marketing não atua apenas no fluxo de trabalho e, sim, como uma ferramenta gestora capaz de criar um ativo potencial de consolidação de empresas no mercado.

Além disso, o relacionamento com o cliente trabalhado em conjunto com as tecnologias disponíveis possibilita o desenvolvimento e a mensuração do perfil do consumidor envolvido – com esse perfil em mãos, é possível personalizar e direcionar os mais diversos serviços e produtos que uma empresa vende. É importante saber como o cliente comenta em mídias sociais, os dias e horários com maior potencial de compra, o histórico de hábitos de navegação, os produtos chave de seu catálogo online, etc.

Caminhos a se percorrer não faltam, é necessário apostar em tendências e associá-las a demanda de seu público-alvo. É fato que cabe ao trabalho em conjunto de Marketing + TI para que o TIC seja implementado com sucesso. Afinal, não se pode garantir que todos da segmentação do ramo da sua empresa tenham pleno entendimento de como a sua solução facilita processos. 

Então, como mostrar ao público que o que você vende é inovador e essencial?

Oferecer serviços de tecnologia não é tarefa fácil, demanda conteúdo, esforço e monitoramento contínuo para que sua personas absorvam o verdadeiro valor do que está em jogo para que, em seguida, eles possam fechar a venda satisfeitos e com a certeza da entrega de resultados. O marketing digital ajuda sua empresa a encontrar o melhor caminho para guiar o lead e entregá-lo para sua empresa pronto para a compra da solução em Tecnologia da Informação que melhor se encaixa na sua jornada de compra.

O marketing é a ferramenta transformadora para que usuários se tornem leads, leads qualificados, clientes e por fim, clientes fiéis e recorrentes. É a cereja do bolo do TIC, capaz de demonstrar em qual fase da jornada de compra seu público está, quais seus hábitos e comportamentos e oferecer para eles as ferramentas necessárias para que ele se transforme de um entusiasta para um consumidor ativo!

Estamos em um caminho sem volta: os laços de troca entre comunicação e tecnologia são estreitos e imprescindíveis para manter sua empresa saudável e bem colocada no mercado. Se questione: qual a mudança que se deve enfrentar para impulsionar sua empresa de modo a se destacar no mercado?

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