Escrito por Lívia Barros Publicado em 31/05/2022

Trabalhar com as redes sociais para quem já tem um negócio, pode ser cansativo, já que são muitos pontos a serem analisados e organizados. No entanto, também não é preciso entregar o cuidado dessas plataformas na mão de qualquer pessoa não qualificada, já que é o seu negócio que está em jogo. E você não merece investir seu dinheiro em algo que não te dá retorno algum, certo?

A internet tem possibilitado um crescimento profissional em diversas áreas, e uma delas é o Social Media. As empresas entendem que nessa nova realidade, apegada ao virtual, é preciso marcar presença no mundo digital, o que faz com que sejam investidos, de maneira constante, nas estratégias de marketing digital para ganhar visibilidade e autoridade e em novas carreiras conectadas ao universo virtual. Neste post, você saberá como funciona esse cargo tão importante para manter vivo o seu e-commerce.

Mas afinal, o que o Social Media faz?

Social Media é o profissional responsável por manter em pleno funcionamento as plataformas de mídia! Sim, graças a essas pessoas, as mídias sociais tem se transformado em um meio por onde as marcas conseguem realizar sua comunicação, entregam conteúdos de valor e interagem com o público. O social media planeja, cria, posta, interage, analisa e faz tudo acontecer na sua marca. É quem, verdadeiramente, conecta pessoas ao seu negócio de maneira estratégica.

Os conhecimentos desta pessoa estão atrelados principalmente ao marketing digital, de conteúdo, ao inbound marketing, as ferramentas de patrocínio e ao Google Analytics.

Estratégia do Social Media, o que ele pode fazer para o seu e-commerce? 

O profissional que atua no gerenciamento das redes sociais do seu negócio tem habilidades analíticas, facilidade com dados e as métricas, muuuita criatividade, paciência e vontade de aprender!

Por conta disso, existem alguns passos importantes que fazem parte do que é o Social Media e que farão a diferença nas redes sociais do seu e-commerce.

Diagnóstico: Nessa parte, o profissional analisa o mercado, reconhece as tendências e desenvolve estratégias destinadas exclusivamente ao seu negócio, vê os números que são atingidos pelas redes sociais da sua marca e também dos concorrentes. 

Objetivo: Quais são seus maiores desafios? Nesse momento, são identificados quais os objetivos mais importantes para o seu negócio dentro das redes sociais. Você quer mais seguidores, maior interação com o público, reconhecimento da marca e da autoridade? Isso fará com que o profissional entenda quais estratégias devem ser consideradas e colocadas em prática.

Definição dos canais digitais: Seu negócio não precisa estar em todas as redes sociais, afinal, seu público-alvo pode não estar no TikTok por exemplo, mas no Facebook. Por isso, é feita uma definição planejada em atingir as pessoas certas pro seu e-commerce.

Beleza, mas como ter meu social media?

Agora que você sabe alguma das funções imprescindíveis do profissional que atuará nas redes sociais do seu e-commerce, você deve estar se perguntando: como faço para ter esse profissional gerenciando minhas redes? 

Sendo uma área ampla, é importante salientar que existem duas maneiras de contratação para que suas redes sociais caminhem até o seus objetivos: os profissionais autônomos, que podem trabalhar em toda a parte do planejamento até a realização das postagens e análises dos insights, ou uma agência, onde há diferentes setores trabalhando em conjunto para que o seu objetivo seja alcançado. 

Na Kife, temos a possibilidade de trabalhar com uma observação mais focalizada em cada um dos pontos que você vê como possibilidade de melhoria. 

Se seu objetivo é ter mais seguidores, por exemplo, nossa equipe de digital analisará todos os relatórios fornecidos pelas redes sociais do seu negócio e fará um trabalho em conjunto com a parte de criação – quem criará as imagens e conteúdo – quem escreverá por você!

Caso seu caso seja na criação de conteúdos relevantes para o seu público, criando assim novos vínculos, temos profissionais do Inbound Marketing que trabalharão com diferentes estratégias para o seu negócio. 

Em resumo, é uma carreira ampla e com muitas possibilidades de criação, e, como estamos falando do seu e-commerce, é importante realizar esse investimento certeiro e manter próximo um profissional que estará constantemente atualizado sobre o que acontece no mundo digital. Caso você tenha visto que sim, precisa desse apoio, pode marcar uma consultoria gratuita com a gente, clicando no botão aqui e tire todas as suas dúvidas com um de nossos consultores!

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.