Escrito por Thayla Jamus Publicado em 14/12/2021

São as vendas que mantém qualquer empresa de pé e a principal responsável pelo seu crescimento.

Cada data de varejo tem suas diferenças importantes nos hábitos de consumo das pessoas.
A sazonalidade é a força vital de muitos varejistas que estão cada vez mais dispostos a atender os novos hábitos sofisticados que os consumidores desenvolveram e expectativas igualmente aprimoradas para a experiência de comércio físico e digital. 

Mas, afinal, como ela pode ajudar o seu negócio a vender mais

O que é sazonalidade?

A palavra “sazonal” nada mais é do que algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época.

Portanto, a sazonalidade de algum evento ou acontecimento representa qualquer coisa que costuma acontecer em um momento específico. Ela é bastante utilizada para se referir a produtos que são produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos, bem materiais, serviços, festas ou eventos que acontecem durante dias ou meses específicos.

Como funciona a sazonalidade nos negócios?

Marketing sazonal refere-se às vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, ou seja, em meses que um produto ou serviço tem mais vendas e em outros períodos que a procura é bem menor.

Imagine um empresário do setor de varejo que compra mais produtos em datas que são mais fortes, pois sabe que é quando poderá vendê-los em maior quantidade e nas datas mais fracas compra menos, sabendo que o movimento é menor. Isso é um exemplo de sazonalidade da própria empresa.

Qual a importância do Marketing Sazonal?

Quando bem explorada, principalmente nas datas comemorativas, a sazonalidade é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas de qualquer negócio.

Porém, para fazer uma campanha de Marketing Sazonal que seja eficiente é algo que envolve mais do que listar datas e períodos do ano. É preciso realizar um bom trabalho em cima de cada uma delas, portanto é fundamental estabelecer um objetivo e um planejamento detalhado de cada passo para atingi-lo com eficiência.
Além disso, essa estratégia é essencial para que seja possível tirar o maior proveito das vendas durante o ano todo.

Muitas empresas ainda fazem uma análise muito rasa em relação a sazonalidade.
Sorveterias, por exemplo, produzem muito mais no verão, pois é a época que mais vendem.
Mas quem disse que o consumidor não pode querer tomar sorvete no inverno também?

Com uma análise mais profunda, é possível ter uma previsibilidade melhor em relação a isso e é nesse momento que a sazonalidade pode ajudar. Com ela é possível planejar campanhas, promoções, fazer lançamentos que possam trazer clientes em épocas em que há um histórico baixo de vendas.

A sazonalidade é uma forte aliada para se adaptar à realidade do negócio, vender mais o ano todo e criar estratégias que possam cumprir com todos os objetivos relacionados às vendas.

1. Escolha as datas e se planeje com antecedência

O primeiro passo para criar uma campanha de Marketing Sazonal é escolher as datas que elas irão acontecer.
É importante que sejam momentos estratégicos, de preferência períodos que você já saiba que há uma adesão mais forte do seu público-alvo.

Após isso, é hora de planejar as ações com antecedência para essas datas. É essencial que um planejamento detalhado de cada ação seja feito, permitindo um bom levantamento de ideias, além da criação de promoções e condições especiais, juntamente com toda a divulgação da campanha.

Isso ajudará, e muito, a se preparar para um possível aumento na demanda que as campanhas possam gerar, ajudando também a criar condições para que elas sejam cada vez mais previsíveis.

Outra vantagem de se planejar é que isso pode ajudar a garantir a realização de uma comunicação mais clara e objetiva com o público que se quer atingir, além de dar condições de antecipar qualquer problema que possa acontecer.

2. Seja criterioso

Para que a campanha seja o mais eficiente possível, é preciso que as datas comemorativas sejam selecionadas com cuidado. Até porque, na maioria dos casos, é preciso direcionar o foco para os momentos certos.

Escolher uma data errada pode gerar desperdício de recursos, tempo e dinheiro, que poderiam ser utilizados de outra maneira.
Além disso, empresas que têm como prática fazer promoções a cada fim de semana, diminuem cada vez mais o valor de suas ações perante o seu público-alvo.

Portanto, seja criterioso e utilize o seu histórico de vendas a seu favor, além de buscar sempre conhecer cada vez melhor seu cliente.
Dessa maneira, será possível confeccionar campanhas sazonais mais atraentes e que obtenham um resultado mais do que satisfatório.

3. Defina uma mensagem para as campanhas

Assim como em qualquer campanha de marketing, é preciso definir a mensagem que a empresa queira passar. Portanto, pense em qual é a história que você quer contar e como ela se encaixa com a jornada de compras do cliente.

Nesse sentido, é importante estabelecer quais são as emoções e sentimentos que gostaria de despertar no cliente e quais os próximos passos ou possíveis ações após ele interagir com a campanha.
Pode ser uma chamada para experimentar uma amostra grátis, falar com algum consultor da empresa ou até mesmo visitar a sua loja.

O importante é que essa mensagem ajude você a cumprir seu objetivo, trazendo clientes que se envolvam a cada nova ação e no final comprem o seu produto.

4. Faça um cronograma completo

Na primeira dica falamos da importância de criar um planejamento para as ações. Mas é preciso colocá-las no papel através de um cronograma.

Para que uma campanha sazonal saia conforme o planejado, o tempo é essencial. Por isso, programe principalmente o tempo que levará entre uma etapa e outra, para que tudo aconteça no momento certo.

Não se esqueça que será preciso ter todo o conteúdo preparado, construído e validado para ser divulgado em todos os canais de comunicação que serão utilizados para a campanha. De preferência faça isso com uma boa antecedência.

É preciso entender também quais são os melhores horários para divulgar as ações planejadas, gerando compartilhamento e aceitação do público-alvo.

5. Faça com antecedência os anúncios 

Ter um bom posicionamento de marca é fundamental. A maioria dos grandes varejistas trabalham com anúncios, cupons e ofertas antecipadas a fim de oferecer aos consumidores tempo para saber mais sobre o que vai ser ofertado e planejar suas compras. O cashback, por exemplo, continua sendo uma ferramenta bastante atrativa, mas que, ainda assim, precisa ser fortemente comunicada no digital para que haja maior aderência. 

6. Faça os ajustes necessários

Tão importante quanto planejar e executar bem a estratégia das campanhas de Marketing Sazonal, é ser ágil e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.

É importante analisar constantemente o desempenho de cada uma delas e corrigir a sua estratégia, quando for necessário.
Tenha como apoio métricas para conseguir medir isso e não tenha medo de realizar modificações no plano original. Até porque, se as mudanças proporcionarem o sucesso da campanha, por que não fazê-las?

Lembre-se que, mais importante que qualquer planejamento, é ter flexibilidade para se adaptar a qualquer obstáculo que possa aparecer.

Por fim…

Não importa qual o canal escolhido pelo consumidor para efetivar a compra, o importante é que todos devem ter informações sobre o produto ou serviço a fim de agregar valor aos consumidores.

Uma campanha de marketing 360° pode fazer toda a diferença no sucesso das suas vendas.

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