Escrito por Thayla Jamus Publicado em 18/02/2022

Você sabe o que é uma empresa data driven e por que isso é fator de sucesso ao seu negócio?

A principal ideia tem origem na ciência dos dados e refere-se a como as empresas tomam suas decisões estratégicas. Continue lendo nosso blog e entenda!

O que é data driven?

Milhões de informações são geradas diariamente na operação dos negócios. Se a empresa não cuidar, não analisar e deixar esses dados guardados sem atenção, inúmeras oportunidades serão ignoradas. Isso sem falar na séria ameaça de essa empresa não existir mais nos próximos anos com o avanço tecnológico feroz e a concorrência fazendo uma gestão inteligente, orientada a dados.

Com a avalanche digital, os dados são, na prática, os números coletados e apresentados pelas ferramentas de análise de dados que entregam uma visão panorâmica do negócio em dashboards de suas plataformas.

A partir disso, é possível perceber as fragilidades e fortalezas da empresa, extrair insights e direcionar a jornada de compra de modo muito mais seguro.

Como é a cultura data driven?

Empresas que querem garantir sua posição no mercado e expandir têm que apostar na transformação digital. Para incorporar essa transição de forma verdadeira, é necessário uma mudança de mentalidade que começa pelos fundadores e donos da empresa até chegar aos funcionários.

A metodologia inovadora do data driven está conectada ao avanço digital, fortalecimento de negócios ágeis e também espírito de colaboração e equipe. Com o propósito de esse conceito ser colocado em prática, todos na empresa precisam ter uma só visão e a área de dados deve funcionar totalmente integrada com todas as outras áreas do negócio.

Assim, o time data driven deve ser toda a organização e não um departamento específico. O mindset com foco em práticas analíticas, de fato, integra todo o ciclo do negócio. Faz-se necessário que esse conceito seja simples e fique claro para toda a força de trabalho da empresa, desde a área estratégica até a operacional.

Tão poderoso quanto reunir os dados, é fazer uma boa gestão deles e de forma transparente. Por isso, todos os funcionários têm acesso aos dados, à qualidade da informação, à eficiente administração dos dados e os investimentos em tecnologia.

Mais do que gerar relatórios engessados de performance, é importante gerar insights que orientem o processo de tomada de decisão de forma ágil e assertivo, quase que imediatamente.

Tomadas rápidas de decisão

O fenômeno da transformação digital tornou os mercados extremamente voláteis e dinâmicos. Em um cenário de mudanças bruscas em que novas tendências surgem a todo momento, é preciso estar apto para dar respostas rápidas e assertivas.

Dessa forma, a agilidade na tomada de decisão faz toda a diferença para atingir grandes resultados. Uma empresa data driven tem a característica de ser eficiente na tomada de decisão.

Com as informações precisas e disponíveis, torna-se mais fácil fazer análises com rapidez para ser rápido e assertivo frente a qualquer instabilidade.

Dados estão no centro das decisões

Os dados não devem ser tratados como informações secundárias para consultas esporádicas.

Por vivermos em tempos de profunda volatilidade nos mercados, é fundamental fazer análise de dados de forma contínua e em tempo real, para readaptar estratégias frente às possíveis mudanças.

Como tornar minha empresa data driven?

A cultura da Kife é uma cultura orientada por dados e podemos te ajudar nesse processo.
Ajudamos empresas através de metodologia própria com times dedicados de tecnologia e marketing, focados em acelerar os resultados dos negócios.

Solicite um diagnóstico do seu negócio!

 

 

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.