Escrito por Camila Leite Publicado em 28/04/2020

A otimização da comunicação por meio do marketing de relacionamento devem fazer parte da sua estratégia. Saiba mais!

Palavras-chave, gatilhos, copy, SEO, tagueamento, EAT… São muitas as estratégias e ferramentas disponíveis para realizar um marketing de relacionamento eficaz, que se converta em vendas e na fidelização de clientes.  Porém, o cuidado na hora de entender exatamente o que seu consumidor busca faz toda a diferença. Você deve levar em conta a otimização da comunicação durante o contato com o cliente e como cada palavra dessa relação performa num determinado contexto. Esses dados se transformam em informações que serão verdadeiros insumos para alavancar suas estratégias. Mas não existe uma receita a ser seguida quando o assunto é criar e divulgar sua empresa e seus conteúdos. Então é possível analisar e estudar o comportamento dos consumidores em cada mídia social para aperfeiçoar as entregas de seus produtos e serviços.

Você tem 3,3 bilhões de chances de sucesso

Esse é o número de buscas realizadas diariamente por meio do Google. Portanto, 3,3 bilhões de dúvidas nas quais sua empresa pode ser a solução perfeita. Entenda como solução algo além do que você vende: são conteúdos e informações que entregam para o usuário valores além do convenciona. Serão esses valores, aliados com a disponibilidade e empatia da sua empresa na resolução de problemas, que irão aumentar suas vendas, fidelizar e reter clientes.

Seja a Resposta

Por isso é tão importante se atentar às dores dos de quem interage com a sua marca nas mídias sociais. São nos comentários, mensagens e reviews que se encontram as palavras que se tornarão insights decisivos para sua empresa.  Elas serão as tão concorridas “palavras-chave” do marketing digital e das estratégias que você poderá optar rumo ao sucesso. Para entender melhor como funcionam e quais os resultados dos processos por trás das palavras-chave e sua relevância no Google,  clique aqui.

A arte de ouvir

O Social Listening surgiu para criar o momento de ouvir o que está sendo dito sobre determinados assuntos nas mais diversas mídias onlines e fóruns. Ele estimula, também, que empresas interajam na horizontalidade, sem busca o protagonismo na fala, mas sim como um membro comum. Por isso, abrir espaço para a arte de ouvir demanda da absorção constante de um alto volume de dados que contenham opiniões, conversas e ideias. São 4 etapas fundamentais:

  • Monitorar o que é feito pelo usuário
  • Ouvir para separar e entender o é realmente importante 
  • Interpretar cada detalhe e explorar tendências
  • Transformar dados em decisões e ações assertivas.

Portanto, esse é o local de análise das marcas. É preciso ver e ouvir sem questionamentos, para absorver e pensar criticamente sobre o que essas informações e colocações significam para a sua empresa. Isso faz com que você aprenda e se adapte ao que os consumidores realmente esperam do segmento no qual seu produto ou serviço está inserido. É também por meio do Social Listening que muitas palavras-chave de grande relevância irão aparecer na otimização da comunicação com seus consumidores. Todo ser humano é social necessita se conectar com outras pessoas, por isso a sua marca deve interagir diretamente com o seu nicho. Por isso, é muito importante investir em ferramentas para você se manter atualizado com o que está em alta na comunicação. Elas auxiliam na entrega do que o participante procura. Se aventure por aqui conheça um pouco do universo EAT + SEO e suas oportunidades.

Avante marujo!

O grande desafio de navegar em novas estratégias está em manter laços e estabelecer diálogos. Diferente de campanhas pontuais, a construção ativa de uma comunicação e interação está altamente ligada à estratégias contínuas. O sucesso deixa rastros por meio de um bom ranqueamento orgânico. É assim que empresas deixam de ser apenas uma escolha e se tornam a referência número 1 – faça parte desse jogo.

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.