Publicado em 19/02/2018

A primeira safra de startups está transformando São Carlos em um novo polo de tecnologia do país!

Você já ouviu falar do Onovolab? Recentemente aberto aqui na cidade de São Carlos, o centro de inovação conta com o total apoio da Agência Kife nesse projeto e reformulou totalmente o espaço que antes era as ruínas da antiga Companhia Fiação Tecidos São Carlos,  localizada num terreno de 21 mil metros quadrados.

Onovolab surgiu para dar vida e modernizar esse espaço que ganhou no início de fevereiro um pequeno galpão cheio de empresas de tecnologia e, se tudo der certo, até a metade do próximo ano, a fábrica fundada no século 20 será totalmente ocupada pelo centro de startups e fez São Carlos despontar como um novo polo de tecnologia.

Segundo o Estadão, existem hoje cerca de 150 startups na cidade, a maioria liderada por ex-alunos do campus da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, juntas, formam anualmente cerca de  300 engenheiros da computação, só que por anos a cidade perdeu recém-formados atraídos por salários e promessas de São Paulo.

Tudo começou a mudar quando os professores pensaram em estratégias para convencer os alunos a ficarem na cidade, com a esperança de movimentar a economia local. Foi preciso acontecer o Google e o Facebook para os alunos descobrirem que engenheiros também podem empreender. Hoje, cerca de 25% dos alunos preferem fundar a própria empresa ou trabalhar numa startup.

A criação do Onovolab é um exemplo. Hoje, abrigando 12 startups, o espaço foi criado por três paulistanos: Anderson Criativo, Leandro Palmieiri e David Ruiz, que apostaram em cheio na cidade que mantém seu ecossistema em crescimento.

Com informações de Estadão.

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.