loading
Blog > O que é um OKR e como ele pode ajudar sua empresa crescer
Escrito por Priscila Guerra Publicado em 02/08/2019

Quando se tem uma empresa, é preciso ter planejamento e estratégias para executar todas as tarefas necessárias. Pensando em estabelecer uma operação forte e escalar a empresa, é necessário buscar um modelo de gestão sólido, que possa ser aplicado facilmente.

Mas, o que é um OKR?

Objectives and Key Results, OKR, é um conjunto de metas, que foi implantado no Google e em outras empresas. Sua abordagem precisa ser clara e objetiva para alinhar o objetivo principal da empresa com todos do time. Basicamente, podemos resumir que são os objetivos  principais de uma empresa.

Está em dúvida se esse método realmente é eficaz? Saiba que o maior case de sucesso conhecido é o Google que, em 1999, aprovou seu OKR. Ele apoiou o crescimento de 40 funcionários para mais de 60.000 hoje. Além do Google, empresas como Spotify, Twitter, LinkedIn e Airbnb também usam o OKR.

Como funciona?

OKR é dividido em dois patamares. Objectives (objetivos) são os objetivos que você precisa alcançar. Eles devem ser claros, diretos e desafiadores que motive a equipe a melhorar.

Key Results são as metas que medem o caminho até o objetivo principal. Uma coisa importante: para cada objetivo, é preciso ter, no máximo, cinco resultados principais. Se você colocar mais do que isso, você corre o risco de ninguém se lembrar de todos eles. Todos os Key Results devem ser, obrigatoriamente, quantitativos e mensuráveis.

Vamos ao exemplo?

Imagine que seu time queira alavancar suas vendas em marketing digital.

Objetivo: Atrair mais clientes

Key Results:

– Reduzir o churn

– Aumentar o NPS

– Aumentar o fluxo de leads dentro da estratégia de Inbound Marketing

– Aumentar o tráfego do site da empresa

– Entregar X oportunidades para o time de vendas

Ter um conjunto de Key Results vai ajudar a criar um OKR saudável, já que eles são cruciais. Muito mais do que isso, eles definem o que queremos dizer com “atrair mais clientes” e ainda pode ser usado como OKR de outro time dentro da empresa. Fica claro, então, que a mensuração de resultados é o ponto central do OKR, já que você quebra um grande objetivo em várias metas menores.

OKRs também são SMART

SMART (specific, measurable, achievable, relevant, time-bound, em tradução livre, específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais), é um critério para as metas. O método SMART pode auxiliar na definição dos OKRs.

O que não fazer em relação a um OKR
  1. Não use um OKR como uma lista de coisas para serem feitas.
  2. Não crie muitos OKRs.
  3. Não alinhar seu OKR com todo o seu time
  4. OKR não é resolução para ser esquecida

E você, já definiu os OKRs da sua empresa e em qual patamar pretende chegar? Os OKRs podem ser aplicados em todas os tipos de negócio, desde que alinhados a equipe para que, juntos, encontrem uma resolução para alcançar o objetivo principal.

Compartilhe com seus amigos!
Peça um orçamento

Assine nossa newsletter e receba os melhores materiais em seu e-mail.