O que é Title Tag e como usar? - Kife
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Blog > O que é Title Tag e como usar?
Escrito por Priscila Guerra Publicado em 13/09/2019

Quando falamos de estratégia de SEO, a Title Tag é um dos itens mais importantes e que influencia no posicionamento do Google.

Isso está diretamente ligado ao algoritmo do Google que mostra para as pessoas os resultados das pesquisas mais relevantes. Você pode reparar que de 7 a 9 resultados, o títulos possuem a palavra-chave que você pesquisou. Mas o que isso significa? Significa que para cada palavra-chave que você quiser aparecer no Google, deve existir uma página exclusiva que a represente em seu site e ela precisa ser trabalhada na Title Tag.

O que é title tag?

A title tag nada mais é do que uma marcação do código HTML (<title> e </title>) que caracteriza o título de uma página.

Você pode encontrá-lo escritos na aba do navegador, na Search Engine Results Page (página de resultados dos buscadores) ou nos posts das mídias sociais, quando um link é compartilhado.

Isso quer dizer que essa tag permite que o usuário saiba qual tipo de conteúdo será encontrado naquela página.

Porque incluir uma title tag é importante?

Quando criamos um conteúdo, a title tag é como se fosse um identificador na página. Sem ela, pode acontecer alguns “erros”: o navegador pode mostrar o nome do arquivo HTML e nas mídias sociais pode aparecer que o título e mensagem não foram encontrados e isso compromete o engajamento com o público.

Já nos mecanismos de busca, a ausência de um título faz com que o algoritmo selecione o cabeçalho ou uma parte do texto da própria página, não sendo tão eficaz nas buscas. Por conta dessa aleatoriedade, é interessante elaborar títulos com as palavras-chave que você acredita ser realmente relevante ao seu público-alvo.

O tamanho ideal de uma title tag?

Os titles tags nunca devem ultrapassar dos 60 caracteres. Isso porque, caso passe, o Google não irá exibir na sua página de resultados. Existem páginas exceções que utilizam mais de 60 caracteres e são bem ranqueadas, mas se você não quer correr o risco da sua mensagem não ser exibida, é melhor construir titles curtos.

Para ter uma ideia, o título deve estar dentro de uma largura de 600 pixels. Se os caracteres não couberem nessa restrição, provavelmente o sistema irá aplicar a redução.

Note que alguns caracteres são maiores que outros, principalmente quando estão em caixa alta. O grande problema dessa redução é que palavras relevantes podem ser cortadas, prejudicando o volume de cliques na busca para o seu site.
De olho nos fatores de ranqueamento

Uma breve explicação (já que vamos abordar melhor este assunto em outro post), fatores de ranqueamento são uma série de coisas em que o Google está de olho em sua página, que atrelados a uma boa estratégia de SEO, traz uma ótima experiência para o usuário. E entre essas estratégias, está o título.

Com isso, sua marca poderá aparecer entre os primeiros resultados, atraindo mais usuários e mais cliques para seu site.

Como ter um ótimo Title Tag?

Aqui estão algumas dicas para se fazer um bom título:

– Crie títulos descritivos, que ajudem a descrever o que o usuário encontrará na página;
– Insira a palavra-chave à esquerda, sempre o mais próximo ao início do título para chamar mais a atenção do usuário;
– Inclua o nome da sua marca para ajudar o usuário a identificar rapidamente a quem pertence aquele conteúdo;
– Não use títulos duplicados pois isso mostra ao Google que seu site trabalha com conteúdos ricos e relevantes.

E você? Como planeja seus titles tags?

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