


Depois da revolução da economia 4.0 e da importância das empresas se prepararem para as mudanças, agora é importante falar sobre o aspecto mercadológico e quais serão suas transformações.
Mas o que é o Marketing 4.0?
Segundo o guru do marketing, Philip Kotler, o Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, focado em TV e mídia paga, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará de forma expressiva. As empresas precisarão saber como misturar e conectar o marketing tradicional a seu marketing digital.
Ou seja, essa nova etapa será um desafio para as empresas descobrirem como envolver um público cada vez mais sem tempo e impactado por inúmeros estímulos.
Linha do tempo
De acordo com Kotler, o marketing vem passando por diversas eras. A fase do marketing 1.0 foi relacionada à era dos produtos, na qual os clientes precisavam se adaptar aos produtos e as empresas faziam pouco esforço para atender às necessidades do consumidor. Já o marketing 2.0 foi marcado pela preocupação das empresas com seus consumidores. Com o crescimento da concorrência, os clientes começaram a ter mais opções de escolha: tanto da empresa A quanto da empresa B. Foi nesse cenário que muitas empresas perceberam que precisavam perseguir a satisfação do cliente.
O marketing 3.0 estava assentado em três pilares: colaboração, cultura e espiritualidade, com foco nos valores para entender o consumidor como ser humano, totalmente atrelado ao planejamento estratégico da empresa.
Como o marketing 4.0 vai impactar minha empresa?
Lembre-se: a internet está presente em todos os momentos da vida das pessoas. Ou seja, opções não faltam: elas podem consumir os conteúdos que querem, pesquisar informações sobre produtos e marcas, saber opiniões de outros consumidores e comprar produtos de qualquer lugar do mundo.
Além disso, o marketing 4.0 traz grandes mudanças em três pontos principais:
- Antes, o diferencial era a exclusividade de um produto ou serviço. Hoje, a marca será mais valorizada pela sua capacidade de incluir mercados emergentes no consumo;
- Tanto as empresas quanto os consumidores estão lado a lado, terminando as hierarquias;
- O consumo não é mais um ato individual. Agora, o compartilhamento de experiências pela internet se torna indispensável para os comportamentos de compra, já que o “reconhecimento social” é um fator determinante.
Novos tempos, novos comportamentos
Duas dicas essenciais para se adaptar a essa nova era:
1 – Marca humanizada
Antes, as marcas eram vistas como impessoais, frias, mas hoje, isso precisa mudar. A marca precisa representar seu cliente, criar um relacionamento e estabelecer conexões afetivas.
2 – Conteúdo é tudo
Estamos numa época que o consumidor é bombardeado com informações o tempo todo, assim, é inevitável que ele não consiga dedicar atenção às todas as marcas.
Uma boa estratégia é investir em um ótimo marketing de conteúdo para se aproximar dos clientes com mensagens relevantes, no momento que eles precisam.
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