Publicado em 19/07/2019

 Link Building é uma das estratégias fundamentais para seu blog ou site, já que é uma técnica de SEO muito importante que ajuda em seu ranqueamento e relevância.

Basicamente, Link Building é conseguir links para um determinado site ou página, criando relevância nos motores de busca como Google e Bing, por exemplo. Para essas páginas estarem bem rankeadas, um dos critérios desses mecanismos são os links que recebem, já que esses motores de busca tratam os links como “votos” para medir a popularidade e relevância na internet.

A importância do link building

Mas por que o Link Building é tão importante?

Por meio dos links, o Google avalia a reputação e a autoridade de um site, como se fosse o motor do SEO e também é uma maneira de dizer que a página é confiável, já que ela possui um link.

Antes, para ranquear um site somente a quantidade de links eram levada em consideração, sem necessariamente levar em conta sua qualidade. Se o artigo tivesse um texto âncora e um texto visível clicável com um link que redireciona para outra página, ele poderia ser considerado relevante. Por exemplo: “investir em marketing digital é importante”, o texto âncora desta frase é marketing digital e isso era ruim, pois os famosos “spammers” podiam criar ferramentas que geram milhares de links por dia em sites de baixa qualidade com os textos âncoras exatos utilizados no site.

Mas, hoje em dia, isso é diferente. Além de ter um bom perfil de links, é preciso ter uma boa quantidade, com qualidade e variedade. Também é preciso se preocupar com fatores que vão além do link em si, como a palavras-chave que vai no texto âncora.

Como é a avaliação do Google?

O Google leva vários fatores em conta, como o contexto em que o link está inserido, em qual texto ele aparece e se o link é dofollow ou nofollow.

Nofollow é um atributo que pode ser adicionado na anatomia de um link, um atributo. Caso um link tiver a tag rel=“nofollow” ele não será relevante ao algoritmo do Google, já que não passa nenhum valor para o site linkado e não é relevante para as buscas orgânicas. Esse atributo é muito usado em alguns comentários de blogs e quando os sites linkados não são de confiança.

Invista em qualidade

É preciso tomar muito cuidado com links ruins nas diversas maneiras de conseguir links, já que estes podem contribuir negativamente para o ranqueamento e até banir o site do Google.

Bons links são considerados “naturais”, relevantes para quem linka e para quem é linkado. Vale ter em mente que bons links são os mais difíceis de conseguir.

O conteúdo importa, sim

Antes de mais nada, é importante se preocupar com a qualidade do conteúdo que você está disponibilizando em seu site ou blog. Ao oferecer um conteúdo rico relevante, é muito mais fácil de ser linkado. Aliás, sem um bom conteúdo, seu site pode ficar em um péssimo posicionamento no Google.

Com um conteúdo relevante e de autoridade, outros sites podem usá-lo como referência, fazendo um link para sua página.


Essas são algumas das dicas sobre Link Building. Fique ligado em nosso blog, pois semanalmente vamos falar sobre mais assuntos  com dicas relevantes sobre o universo do Marketing Digital.

Você também pode gostar:

Como fazer CTAs estratégicos para aumentar suas conversões?

Leads Qualificados: dicas para otimizar suas conversões

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.