O que é Lead Scoring? - Kife
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Blog > O que é Lead Scoring?
Escrito por Time Kife Publicado em 14/08/2019

Se você trabalha com Inbound Marketing, sabe que uma das importantes etapas deste processo é o Lead Scoring.

Em poucas palavras, Lead Scoring é a qualificação do lead que cai dentro dos fluxos de automação. Sem isso, o seu time de vendas pode perder tempo com pessoas que não estão prontas para adquirir seu produto ou serviço e isso gera retrabalho, já que você terá que atrair novos leads.

Basicamente, o lead scoring classifica perfis ideais de lead, comparando a persona definida para a empresa e por suas ações dentro da sua jornada de compra.

Assim, quanto mais próximo o perfil do lead for da sua persona, mais pontos ele irá ganhar e, ao mesmo tempo, sempre que for contabilizada uma ação dele (como abrir e-mails, responder pesquisas, baixar materiais ricos, etc.) também será contado como pontos, pois indicam que a pessoa tem interesse na sua mensagem.

Qual é a importância?

É uma tática dentro do inbound para auxiliar o time de vendas, já que eles podem escolher a pessoa certa, com um ótimo perfil para abordar. Quanto mais você conhecer seu lead, maior a chance dele se tornar um cliente.

E os benefícios?
  • Redução dos custos

Quando você investe no lead scoring, sua empresa passa a gastar menos com vendas e marketing.

Você sabe o por quê disso?

O tempo gasto dos times de marketing de vendas será menor preparando e abordando os leads, o que significa que há uma diminuição no CAC (custo por aquisição de clientes). Isso significa que o tempo média do ciclo de vendas foi encurtado e que será gasto menos recursos para conquistar cada cliente. 

  • A produtividade aumenta

Da mesma forma que reduz os custos, a produtividade também aumenta. Esse tempo que é ganho no ciclo de venda poderá ser usado pelos profissionais para gerar e fechar novos negócios e fidelizar os clientes, já que a equipe se concentrará nos leads que tiverem a pontuação ideal para gerar conteúdos ricos e efetivos. Por causa disso, o número de leads preparados será menor para o time de vendas, que serão abordados para bater metas. 

Com esses contatos certeiros, o time de vendas não gastará tempo com abordagem de leads que não estão prontos para o processo de vendas.

  • Estratégia forte e eficaz

Para nutrir os leads, é necessário ter uma série de estratégias e é aí que entra o marketing de conteúdo e o fluxo de nutrição. 

Além de oferecer excelentes conteúdos ricos, é importante ter uma forte presença digital e fazer um ótimo uso de emails marketing

Você vai perceber que quanto mais seu lead evoluir, mais dados você conseguirá. Por exemplo: quais os conteúdos que mais converteram, qual o padrão de linguagem que os leads mais interagiram e quais as variações de email e landing page foram mais efetivas.

Curtiu saber como funciona o lead scoring? Conte pra gente o que mais você faz para classificar seu lead.

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