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Blog > O que é Design Thinking e como aplicá-lo
Publicado em 12/12/2018

Você já conhece o Design Thinking? Ele permite uma abordagem holística durante o processo de criação de novas ideias, trabalha com um desenvolvimento colaborativo de forma flexível, visando harmonizar as possíveis adversidades. 

Suas etapas acontecem de forma não linear, as quais sempre que encontramos algo a ser melhorado, retornamos e adicionamos novas ideias. Revolucionário, com seu uso é possível encontrar soluções inovadoras e criativas com base na realidade do produto ou serviço solicitado.

A dinâmica dessa abordagem permite como resultado a mescla de experiência cultural, visão de mundo e dos processos diretamente ligados à persona a ser impactada.

Mas, como funciona esse processo?

Empatia: Para quem estamos pensando? Ir até pessoas, conversar com elas e observá-las de acordo com o contexto do produto do cliente, seja porque quer fazer parte daquele meio ou porque já está inserido e precisa de aprimoramento da experiência. Aqui, a ideia é ver o mundo como ele é sob os olhos de quem interessa. Nessa etapa, é criada a persona e também é realizada a pesquisa de informações prévias;

Definição: O que precisamos pensar? A chave está em identificar o real problema a ser solucionado a fim de atender efetivamente o cliente. Assim, é possível descrever o passo a passo de sua jornada e pontuar as conexões entre os diferentes pontos apresentados para estruturar o material em questão;

Ideação: Como devemos idealizar e o que buscamos? É preciso gerar estímulos que contribuam para a colaboração sem julgamentos. Isso permite o surgimento de muitas ideias, hipóteses e cenários. Nesta etapa, identificamos oportunidades de inovar e novos pontos de raciocínio, unindo sugestões para a construção de mais de uma possibilidade de trabalho. Nesse momento, peneiramos todas essas possibilidades para que seja possível optar pela melhor ideia;

Prototipação: Qual a identidade do nosso serviço ou produto? Nesta etapa, é o momento de materialização da ideia. Constrói-se um preview do trabalho a ser realizado como forma de verificar se atende as necessidades e expectativas solicitadas e da persona-alvo;

Teste: Nosso trabalho realmente atende as necessidades, supera expectativas e se destaca no mercado? Esse é o  momento de contato direto com o público, é a hora de dar a cara a tapa. Observar e ouvir, como na parte empática do processo, são habilidades cruciais para que as melhorias possam ser identificadas e aplicadas.

Por que usar essa abordagem?

Todo esse contexto atende diretamente o marketing digital e humaniza as relações estabelecidas, trazendo efetividade aos conteúdos em conjunto com a realidade dos clientes. Esse processo auxilia no crescimento e distribuição do trabalho realizado, contudo, todas as etapas demandam resultados – e esses resultados, muitas vezes, implicam no uso de múltiplas metodologias, visando atender ao máximo a expectativa gerada.

Uma metodologia a ser aliada ao Design Thinking é o Scrum, responsável por trazer agilidade aos projetos, de forma a integrar  tempo e objetivos a se cumprir, orientando a alocação de tarefas e os times que irão trabalhar com isso. O uso de múltiplos processos, além de equipes com diferentes profissionais e ideias, aperfeiçoa o processo criativo, dando espaço não apenas a esfera puramente artística e sim elevando-se a um cenário realmente funcional. Sua aplicação passa a ser possível em diversas áreas corporativas com resultados muito mais sólidos e assertivos. 

 Um caso interessante é o trabalho que a Natura desenvolve em relação aos seus produtos. Em busca de fortalecer o relacionamento com seu público jovem, a marca buscou adotar uma abordagem leve e divertida por meio de uma equipe multidisciplinar que trabalhou por soluções relevantes para a persona em questão. Assim, todo o seu processo focou na necessidade e experiência do público-alvo de forma colaborativa e inovadora, de forma a destacar-se no mercado.

Quer dar ao seu produto ou serviço uma abordagem diferenciada como o Design Thinking? Venha até a Kife e seja único dentro do universo online e offline.

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