Escrito por Thiago Janegits Publicado em 27/10/2020

A pandemia COVID-19 acelerou a transformação na forma como usamos as ferramentas tecnológica, principalmente em soluções para o mobile marketing.

Vimos uma demanda exponencial por experiências integradas através de apps e mobile em diferentes setores e empresas. As expectativas do consumidor estão crescendo conforme a priorização do mobile se torna um fator determinante. Nunca usamos tanto apps de entrega, plataformas de ensino online, entretenimento e os mais diversos serviços de “compre e retire”.

Nos últimos anos, o uso de dispositivos móveis cresceu em um ritmo astronômico, em todo o planeta 5,1 bilhões de pessoas usam algum tipo de aparelho de telefone celular, é o equivalente a 67% da população mundial. Nesse contexto, se tornou ainda mais indispensável migrar seus negócios para o digital.

Para ajudar a sua marca nessa integração, confira nosso artigo até o final e descubra como melhorar o desempenho do seu negócio pela palma da sua mão.

1# Torne seu site responsivo ao mobile

A primeira e mais básica etapa antes de iniciar uma campanha de mobile marketing é ter um site responsivo a dispositivos móveis. A capacidade de resposta móvel também é um fator chave de classificação em SEO. E com o Google lançando gradualmente seu índice móvel primeiro, é altamente crucial para as empresas priorizarem a capacidade de resposta móvel.

No entanto, não é suficiente apenas ter uma versão móvel do site da sua empresa que redireciona os usuários móveis para um URL diferente. Ter um site responsivo a dispositivos móveis significa ter um site totalmente funcional e que entregue a experiência de usuário certa.

2# Tenha sua empresa listada no Google Map

Os usuários de celular frequentemente procuram informações sobre empresas locais próximas a eles. Na verdade, 86% dos usuários de celular procuram a localização de uma empresa no Google Maps. Para ampliar seu alcance no celular e no desktop, é importante que sua empresa seja listada no Google Maps.

A boa notícia é que o Google torna extremamente fácil para você listar as informações da sua empresa em seu mecanismo de pesquisa com a ferramenta gratuita chamada Google Meu Negócio. Com essa ferramenta, as pessoas podem encontrar a sua marca com mais facilidade por meio dos resultados de pesquisa locais do Google, além de simplificar suas informações comerciais para o Google Maps.

3# Use o marketing de código QR

Os códigos de resposta rápida (QR) em marketing digital estão começando a ganhar força, e sua empresa pode fazer bem em incorporar isso à sua estratégia de mobile marketing. Os códigos QR lembram bastante o código de barras, são normalmente usados para armazenar URLs e fornecer um link direto aos clientes para informações online, como conteúdo da web e páginas de destino. Tudo o que um usuário móvel precisa fazer é“escanear o código QR usando a câmera do smartphone.

Aqui estão algumas sugestões sobre como usar o QR Code na sua estratégia de marketing móvel:

  • Forneça cupons de desconto
  • Oriente as pessoas a baixarem seu aplicativo móvel
  • Direcione as pessoas para sua página de vendas ou contato
  • Aumente o número de seguidores nas redes sociais

Claro, os códigos QR são apenas parcialmente eficazes se você não os colocar em locais de marketing altamente estratégicos. A chave aqui é colocar seu código em uma área onde seja fácil para as pessoas digitalizá-lo usando seus smartphones, como cartões de visita ou embalagens de produtos.

4# Invista em um aplicativo móvel 

Os aplicativos móveis são essencialmente a razão pela qual a experiência móvel é extremamente viciante. Os aplicativos já correspondem a 80% de todo o tempo que usuários gastam nos smartphones, só no Brasil os downloads de aplicativos aumentaram 26% desde a implementação das políticas restritivas decorrentes da COVID-19. O que diz muito sobre como o mobile marketing esta cada vez mais poderosos e presente no cotidiano dos usuários.

A disponibilidade de um app para o seu negócio, oferece para os seus clientes informações sobre sua empresa, produtos e serviços com apenas um toque. Com as notificações push, você também pode ter mais facilidade para informar os clientes sobre atualizações em relação ao seu negócio, monitorar o tráfego do seu site, além de compartilhar promoções e descontos exclusivos.

Por fim…

É possível afirmar com a tecnologia dos dispositivos móveis ficando mais sofisticada a cada ano e com o número crescente de usuários de smartphones, o mobile marketing é o futuro do marketing digital.

As empresas que têm tido sucesso estão usando tecnologia e automação para se adaptar a esse ambiente dinâmico. Elas combinam análise, estratégia de produto e apresentam como fidelizar clientes.

Dessa forma, conseguem realmente entender as dores e desejos dos consumidores, além de manter uma vantagem em relação à concorrência em toda a jornada de compra. Ao investir em mobile marketing, sua empresa estará pronta para o futuro, e você poderá se adaptar melhor a um ambiente em constante mudança.

Se você precisar de ajuda para avaliar o momento da sua empresa, lembre-se que estamos à disposição para ajudar! Entre em contato conosco e realinhe as estratégias para o seu negócio.

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