Escrito por Time Kife Publicado em 21/08/2019

Recentemente, falamos sobre como o Lead Scoring é importante na estratégia de prospecção da sua empresa. Hoje, vamos falar um pouco sobre como a estratégia de captação de leads é uma ótima maneira para atrair seu público-alvo.

A captação de leads é o primeiro ponto de conversão dentro da sua estratégia de inbound marketing. É a partir dela que os leads que demonstraram um interesse por sua empresa entrarão no funil de vendas.

É importante lembrar que nem todos os leads que caem em seu funil, necessariamente se tornarão clientes efetivos. Muitos podem ser pessoas que estão em busca de informações, concorrentes ou apenas curiosos sobre o assunto que você está oferecendo. 

Por isso, é importantíssimo que você obtenha o maior número possível de leads, que devem ser nutridos e trabalhados para que sejam selecionados apenas aqueles que realmente possam converter e se tornar futuros clientes. 

E como melhorar essa captação?

Uma boa tática para atrair leads para seu negócio é apostar em conteúdo para as mídias sociais. Foque nas características da sua persona, assim, é possível entender quais redes sociais que ela usa, e postar conteúdos relevantes à ela para fazer com que esses prospects avancem no funil e se tornem leads.

Grande parte das redes sociais oferecem ferramentas pagas que não só melhoram a publicidade de seus posts, mas também outras opções como a inserção de um botão de Call To Action, que geram mais clicks na sua página.

Associado às mídias, a produção de um blog com matérias relacionadas ao seu produto e sua marca, que ofereça, principalmente, conhecimento para o leitor, pode fazer com que ele encontre em sua empresa a solução para o problema que ele está enfrentando.

Logicamente, todo o conteúdo postado, tanto em mídias quanto em blogs, deve ser de qualidade e relevante para o leitor. Por isso a importância de se conhecer bem a persona, bem como suas dores e necessidades.

Outra opção muito utilizada é o uso de e-mail marketing, principalmente para disseminar os conteúdos do blog ou oferecer materiais úteis (e-books, webinars, formulários e outros), pois atraem o leitor para que esse converta – no caso, preencha um formulário para obter seu “brinde”.

Mas, é importante que todo conteúdo direcione à uma landing page. Essas páginas buscam conhecer os visitantes e separar os curiosos dos leads, ou mesmo qualificá-los dentro do funil. Nutrindo os leads obtidos é possível aumentar consideravelmente a chance de conversão.

Quer mais dicas para otimizar suas conversões? Veja nosso artigo sobre como fazer CTAs estratégicos

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