Marketing Preditivo: a chave para seu futuro - Kife
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Blog > Marketing Preditivo: a chave para seu futuro
Escrito por Priscila Guerra Publicado em 07/11/2019

Se tem uma coisa importante para o próximo ano é “prever” o comportamento futuro de seus clientes. É exatamente isso que o marketing preditivo possibilita.

Por meio de análise de dados, essa prática possibilita a orientação de decisões dentro do marketing com mais precisão.

O que é marketing preditivo?

Podemos dizer que Marketing Preditivo é aquele que desenvolve previsões sobre futuros comportamentos dos clientes por meio do uso de big data. Essa prática garante mais precisão, já que são utilizados dados, algoritmos e técnicas de machine learning para tentar prever possíveis situações.

Quem já está familiarizado com Análises Preditivas deve ter notado que o Marketing Preditivo é uma ramificação da Inteligência Artificial, em que o uso dos dados é muito mais específico e voltado para a previsão de ações e estratégias mercadológicas.

Outra tendência, é a famosa Data Science, que é considerada a intersecção entre inúmeras áreas. Entre elas, estão o entendimento dos modelos de negócio, a capacidade crítica de identificar e priorizar problemas reais e a visão holística e estratégica.

Assim, o marketing preditivo tem transformado a forma como as empresas operam. No estudo “Predictive Intelligence Benchmark Report”, foram identificados os seguintes comportamentos de clientes nos EUA:

– Em 36 meses, foi constatada uma média de 26,34% de recomendações com base em análise preditiva dedicada ao marketing.
– Foi alegado também também que, após o começo do uso do marketing preditivo, houve um aumento de 34,71% no total de pedidos neste período de 36 meses.

Um exemplo no nosso cotidiano

Um case de sucesso que utiliza o marketing preditivo é o da Netflix. Se você é um usuário ativo, você já deve ter percebido que as recomendações de filmes e séries são profundamente personalizadas. Isso acontece porque seus dados foram coletados no site a partir dos seus últimos interesses e, quanto mais interação, mais a computação cognitiva fica poderosa e suas recomendações mais refinadas.

Modelos preditivos

De forma simples, um modelo preditivo consiste em uma função matemática que, ao ser aplicada à uma massa de dados, identifica padrões e oferece uma previsão do que pode acontecer. Quando o modelo preditivo identifica dados estruturados e não estruturados, ele embasa tomadas de decisões, deixando-as mais assertivas já que poderão ser realizadas dentro de um possível cenário para a empresa no futuro.
Como funcionam?

Existem dois modelos preditivos: os supervisionados e os não supervisionados. No primeiro, os dados de entrada e saída são inseridos e esse modelo busca relações entre os dados após uma fase de treinamento, que permite identificar o nível de acerto da função matemática.

Caso a taxa de acerto seja alta, o modelo é validado e passa a operar identificando padrões e relações nos dados disponíveis. Com seu uso recorrente, é mais fácil a identificação do perfil de cliente com propensão ao cancelamento do serviço ou da assinatura do serviço, com embasamento em experiências passadas.

Isso mostra quais clientes têm tendências a cancelar e, assim, podem ser desenvolvidas estratégias de retenção para esse público e, assim, diminuir o churn rate.

Quais são as vantagens de usar modelos preditivos?

São diversas vantagens apresentadas pela solução, entre elas:

– Decisões estratégicas
– Identificar melhores clientes
– Diminuição de custos
– Aumento do ROI
– Gestão de riscos

Conclusão

A análise e os modelos preditivos oferecem diversas oportunidades para as empresas, ao simular situações de uma decisão e indicar qual cenário é o mais favorável para atingir os objetivos do negócio. Esses benefícios podem ser aproveitados por empresas de diversos segmentos e tamanhos.

Curtiu saber como essa novidade pode ajudar no crescimento da sua empresa? Fique ligado em nosso blog, temos conteúdos semanais para te manter bem informado sobre o tema!

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