Escrito por Thayla Jamus Publicado em 29/07/2021

A partir do dia 1º de agosto de 2021, as empresas que não se adequarem às normas estabelecidas com base na Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde 28 de dezembro de 2018, correm o risco de serem punidas.

A multa pode chegar a 2% do faturamento bruto, além de ter a atividade corporativa interrompida.

O que, afinal, é a LGPD?

Nós já falamos sobre a LGPD por aqui.

Seu objetivo é regular a forma como os dados pessoais devem ser utilizados por qualquer pessoa, a fim de proteger os direitos fundamentais, como a liberdade e a privacidade, além de oferecer maior segurança, é claro.

Sabe aqueles termos de uso giganteeeeescos que nós costumamos aceitar sem nem ler, antes de fazer um download, por exemplo?

Com a nova lei, eles terão de ser muito mais curtos e claros, e terão que especificar para que servem os dados solicitados.

Como adequar sua empresa à nova lei?

É fundamental garantir que os dados são importantes e terão destinação adequada para os serviços contratados ou autorizados pelo titular.

Além disso, ele tem o direito de saber exatamente quais dados e informações a empresa detém e pode requerer sua remoção quando quiser.

É dever da empresa adotar medidas de prevenção de vazamento de dados e comunicar o usuário em caso de descumprimento, prevalecendo a total transparência e em hipótese alguma poderá utilizá-los de maneira que prejudiquem o seu titular.

Para isso, é preciso:

  • Mapear os dados, o fluxo e o tratamento conferido a eles;
  • Buscar uma base jurídica para proteger a organização;
  • Adequar os processos à lei e organizar a governança interna, o que inclui definir um DPO.

Não sabe por onde começar?

Contratar serviços de profissionais habilitados faz parte da implantação da LGPD nas empresas.

Sempre atualizados no que é fundamental para a sua transformação digital, nosso time alinha marketing 360°, negócio e comunicação para entregar performance com criatividade através de um modelo de negócio que engloba estratégias com viés de inovação, tecnologia e dados.

Inovação e proteção de dados andam juntos e a Kife pode te ajudar!

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.