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Leads qualificados: dicas para otimizar a suas conversões

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Escrito por Elisa Peres Publicado em 19/12/2018

Que o Marketing é imprescindível para a construção de uma marca e para a disseminação de informações relevantes, a fim de despertar a motivação de potenciais clientes e renovar o interesse dos já existentes, você já sabe, certo? Mas é importante lembrar que para que seus clientes te encontrem facilmente são necessárias ações de Inbound Marketing bem estruturadas, que ofereçam conteúdo de grande relevância e qualidade, ao ponto de tornar seu negócio referência dentro dos mecanismos de busca. E isso não é uma tarefa tão simples! A geração de leads qualificados é um dos principais focos de quem trabalha nessa área e podemos comparar esse processo com a lapidação de uma joia preciosa. Mas, como otimizar esse método? A gente te explica. Em primeiro lugar, temos que ter em mente o conceito de lead: um potencial consumidor, que em algum momento, demonstrou interesse pela sua marca/produto. Por exemplo: quando você disponibiliza seu e-mail em formulários de sites, automaticamente se torna um lead, já que demonstrou interesse pelo conteúdo da empresa e deu seus dados para realizar uma próxima ação. Assim, uma das maneiras mais comuns de fazer com que uma pessoa se torne um lead em potencial para uma empresa é a partir do fornecimento de dados em troca de um conteúdo ou material. Alguns autores os segmentam de três formas: 

  • Seads: esses tipos de leads requerem cuidado, atenção e tempo para serem nutridos. Criação de conteúdo, alimentação das mídias sociais e o famoso boca a boca, são estratégias essenciais para o cultivo e crescimento das “sementes”. Quando convertidos, geram mais engajamento e aumentam as taxas de conversão.
  • Nets: Costuma-se comparar esse tipo de caso com uma rede de pesca jogada ao mar. Os leads podem ser capturados por ações de marketing tradicional e digital, como palestras, e-mail marketing e webinários.
  • Spears: São as oportunidades geradas por meio do Outbound. Nesse método, adota-se estratégias de prospecção ativa, ou seja, quando identifica-se o perfil do cliente e inicia-se uma verdadeira caça ao tesouro. Encontramos ações desse tipo em canais como TV, rádio, outdoor, telemarketing e flyers, por exemplo. Dizemos que essa estratégia é o oposto do Inbound, já que, nesse caso, são criadas táticas para atrair os potenciais clientes.

A qualificação dos leads possui influência direta no processo de vendas, uma vez que a atenção é direcionada para aqueles que possuem maior interesse e já estão preparados para a finalização da jornada de compra, otimizando tempo e diminuindo o investimento em leads que ainda não estão preparados ou nutridos o suficiente.  Mas lembre-se: além da adoção de estratégias para a obtenção de novos leads, cuide e reserve um  tempo para a manutenção da cartela fixa de clientes. Para isso, atente-se às especificidades do seu público e estabeleça vínculos duradouros com o objetivo de qualificar sua marca como digna de confiança. Agora, você deve estar se perguntando por onde começar. Um Plano de Gerenciamento de Leads eficiente pode incluir a criação e investimento em: infográficos visuais e atrativos, blog, SEO, ebooks e materiais baixáveis, webinários e posicionamento estratégico de formulários, por exemplo. O investimento em ferramentas de automação de Marketing também auxiliam nesse processo. A RD Station, por exemplo, que é parceira da Kife, possibilita a otimização do seu site para as ferramentas de busca, o gerenciamento de publicações em redes sociais, a criação de anúncios no Facebook, landing pages, formulários e pop-ups, além de permitir o monitoramento de downloads. Quer saber mais sobre otimização de conversões? Há mais de 11 anos no mercado, a Kife trabalha com Marketing Digital, inovando e destacando-se branding e performance! Contamos com um time multidisciplinar formado para aumentar a visibilidade do seu negócio, criar conteúdos realmente pertinentes e alavancar seu negócio. Ficou com alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo para que um de nossos especialistas entre em contato com você.

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