Escrito por Gabriella Rigo Publicado em 12/02/2021

Uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo, o Instagram recebe mais de 500 milhões de acessos todos os dias.

Desde 2012, ano em que foi comprado pelo Facebook, o Instagram foi de longe não só a rede social que mais inovou e se adaptou ao novo cenário mundial, como criou tendências e mudou totalmente nosso modo de vida.

Antes, a plataforma que os criadores de conteúdo mais estavam presentes era o YouTube e, hoje, acompanhamos os chamados Digitais Influencers através de stories, postagens e reels no Instagram.

Mas será que essa foi a única mudança que aconteceu em nosso meio digital?

Segundo dados levantados pela própria plataforma, cada vez mais e-commerces estão optando por abandonar os tradicionais sites e migrar suas vendas para o Instagram. Isso tem acontecido porque a plataforma tem deixado de ser apenas uma rede social, e vem se tornando um verdadeiro marketplace. Nesse post, separamos as melhores dicas e ferramentas para você alavancar suas vendas através da plataforma, confira:

1# Tenha parcerias com influenciadores do seu meio

Como citamos acima, os Digitais Influencers têm um grande impacto no dia a dia do Instagram e, quando os seguimos, esperamos conferir não só conteúdos relevantes, mas também produtos do nosso interesse de consumo. Essas pessoas não são somente criadores de conteúdo na plataforma: Mas uma vitrine de divulgação.

Saiba escolher primeiro, um influenciador que tenha muito a ver com seu negócio. Se você quer fazer a transformação digital dentro do seu e-commerce, a experiência que você entrega ao usuário deve ser guiado. Entenda a forma como seus usuários se relacionam com os incluencers e feche divulgações em troca de produtos e/ou serviços, e até mesmo ofertando um cupom de desconto para esses seguidores.

2# Deixe sempre o valor do seu produto em amostra

Quantas vezes você já se interessou por um produto e perdeu o interesse por não ter o preço especificado ou, ainda, quando você perguntou, recebeu como resposta “preço na DM”? 

Além de ser cansativo para seu cliente, você também terá que investir seu tempo em responder preço de produtos ou serviços que poderiam já estar lá. Se você está preocupado em interagir com essas pessoas, tente pensar em outras estratégias.

3# Utilize a função Loja

Uma das novas funcionalidades, essa ferramenta tem sido a que mais revolucionou o Instagram de rede social a marketplace. Com ela, é possível criar sua vitrine dentro da plataforma, fornecendo preço e informações sobre o produto e ainda é possível levar o usuário para um link de compra fora do aplicativo.

As empresas que têm tido sucesso estão usando a tecnologia e automação para se adaptar ao novos tempos se atualizando seu negócio através da transformação digital. Onde você capta as dores e desejos dos consumidores, além de manter uma vantagem em relação à concorrência em toda a jornada de compra.

4# Tenha um cronograma de Stories e Postagens

A melhor forma de vender organicamente dentro do Instagram é estando presente no feed. Quando você demonstra ter autoridade no segmento de atuação, passa a ter maior credibilidade, além de gerar engajamento com seu público.

Tenha um cronograma de postagens mensal para feed, stories e até mesmo reels. Eles não precisam ter a mesma frequência, priorize com o tempo o que mais traz resultado, se empenhe mais nisso. E para gerar mais envolvimento ainda dos seus seguidores, lembre-se de perguntar o que eles querem ver no seu perfil, isso vai ajudar muito.

Além dessas 4 dicas essenciais, existem várias outras coisas que você pode usar a seu favor, como Hashtags, sorteios, programa de fidelidade e até mesmo uma biografia bem elaborada.  

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