Escrito por Priscila Guerra Publicado em 31/03/2020

Listamos algumas ferramentas de gestão que irão ajudar muitos empreendedores nesse período de crise por conta do COVID-19. Saiba mais.

Além da modernização do ambiente de trabalho (home office, acesso remoto, etc..), sabemos que existem segmentos que não possuem essa flexibilidade. Por isso, além de prevalecer a segurança de todos, funcionários e clientes, é importante ter uma gestão eficiente para passar por esse momento de crise.

Para te ajudar, selecionamos algumas ferramentas de gestão em diversas áreas que podem auxiliá-lo na produtividade e fortalecer diversos setores da sua empresa. Vamos lá?

SLACK 

Quer evitar problemas de comunicação entre os times ou até mesmo dentro deles? Se você quer uma opção além do famoso Whatsapp para sua comunicação interna, o Slack é uma excelente opção.

Ele possui versão desktop, mobile e web e é ótimo para centralizar a comunicação interna, principalmente para agilizar recados que não precisam ser enviados por email. Você pode criar grupos de acordo com a necessidade da sua empresa: por setor, projetos ou áreas de atuação. Também há a opção de chats independentes.

Além disso, o aplicativo possui a integração com plugins para otimizar a comunicação – como o Giphy (para usar gifs nos chats) e o Google Calendar, para te ajudar a lembrar de meets importantes.

Evernote

Um aplicativo muito útil para você que lida com processo criativo e escrita, e precisa reunir todas as suas anotações em um só lugar sem perder nenhuma delas.

No Evernote, além de acessar as informações no computador, celular ou web, você também pode gravar áudio, utilizá-lo como agenda ou então como um sistema de criação colaborativo, já que ele permite compartilhar suas anotações com qualquer pessoa.

Google Calendar

Se você já usa Gmail, é uma ótima opção para se organizar. Além de agendar seus compromissos e tarefas, também há possibilidade de outras pessoas marcarem você em eventos. 

O calendário ainda possui cores diferentes para cada colaborador para facilitar a visualização, além de todos os feriados já programados. As notificações são personalizadas e você pode escolher quando quer receber e por qual dispositivo (desktop, celular ou email).

Trello

Provavelmente você já ouviu falar dessa ferramenta gratuita de gerenciamento e organização de tarefas por meio de quadros cheios de recursos visuais. O Trello é um quadro online com listas que podem ser administradas em grupos ou individualmente.

Nele, você cria tarefas nos chamados cartões, organiza a demanda de acordo com as necessidades do seu time, adiciona responsáveis por cada tarefa, faz comentários, estabelece etapas, checklists, etiquetas e prazos de entrega. Além disso, você pode integrar arquivos do Google Drive ou Dropbox. Você consegue acompanhar tudo isso tanto por desktop, celular ou tablet.

Pocket

O Pocket é um aplicativo que te ajuda a salvar páginas de seu interesse na web para ler, assistir ou ouvir mais tarde, sem perder o foco do que estava sendo feito.  A sua vantagem é que, ao salvar o um link, ele estará disponível em todas as plataformas que você tenha o app: extensão do Google Chrome, Firefox, Edge ou app para o celular ou tablet.

Além disso, o aplicativo também permite que você compartilhe os links por email para realizar a leitura offline, caso tenha necessidade. 

Rd Station

O RD Station é uma famosa plataforma que integra ações de marketing e vendas (é a que usamos aqui na Kife!). Por meio dela, você consegue automatizar ações de marketing (disparo de email marketing, fluxos de nutrição), criar landing pages para captação de leads e monitorar os interesses dos mesmos com o seu site e blog.

Assim, todo o histórico do lead fica disponível dentro da plataforma, que possui integração com o Google Analytics (que falaremos daqui a pouco), redes sociais e formulários do seu site. Ou seja, ela consegue mostrar com exatidão todas as ações que seus possíveis clientes realizam.

Google Analytics

O GA é a famosa ferramenta gratuita para analisar dados e métricas do comportamento do usuário em seu site ou blog.  Ela analisa como o usuário se comporta dentro do seu site ou blog, quais as páginas de maior interesse, produtos mais visitados ou artigos mais lidos. Portanto, você conhece melhor seu público e consegue identificar e traçar estratégias certeiras para render bons resultados.

Survio

Uma coisa muito interessante para se fazer neste momento, é entender o que o seu consumidor quer. Isso pode ser avaliado por meio de uma pesquisa com seus colaboradores para entender suas opiniões durante o período de quarentena e o que pode ser feito e melhorado. Já que são importantes para mostrar qual caminho seguir.

Um aplicativo bacana para você usar é o Survio, que realiza pesquisas, questionários, enquetes e formulários de uma forma bem simples e intuitiva. Ele possui a versão gratuita que atende bem às necessidades de pequenas e médias empresas.

Essas são algumas ferramentas de gestão que podem te auxiliar nesse momento, para organizar ideias e colocar a criatividade em pauta do dia. Se você ficou em dúvida em relação a alguma delas, pode contar conosco para te ajudar. 

Temos duas matérias completas sobre marketing de influência em tempos de COVID-19, com algumas dicas bacanas para você e também uma sobre como o Whatsapp pode otimizar sua comunicação empresarial. Não deixe de conferi-las!

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