Fake News na Era Digital - Kife
loading
Blog > Fake News na Era Digital
Publicado em 24/04/2019

A transformação digital é um movimento fluido e cada vez mais rápido. É o momento em que profissionais atuam de forma positiva para entender todas as dores que envolvem suas personas. Essa transformação se intensificou nos últimos dois anos em conjunto com a metodologia ágil e muita inovação.

Mas pouco se fala sobre o impacto dessas palavras e atitudes. A transformação digital do marketing tem como papel principal a conexão entre experiências e negócios. A oferta de técnicas dentro do desenvolvimento criativo de um time é a porta para novas oportunidades. Turbinamos a criação e saímos do tradicional para engajar personas por meio de experiências que sejam verdadeiramente relevantes dentro do seu perfil. Como em uma interação harmônica dentro de um ecossistema, a inovação precisa ser constantemente desafiada e o conteúdo precisa ser constantemente renovado. A perspectiva de conexão e criação progressivos elevam a qualidade do trabalho final à quase perfeição!

Chegou a hora do jogo da Sedução

Durante a jornada do marketing, inúmeras estratégias foram traçadas e moldadas para diferentes mercados e personas. A manipulação, apesar de sua conotação negativa, é uma estratégia que busca envolver a persona para que ela possa tornar-se um fiel cliente. Sylvain Timsit traçou 10 estratégias básicas para o sucesso dessa ideia:=

  1.       Distração
  2.       Problema – Reação – Solução
  3.       Gradualidade
  4.       Adiar
  5.       Infantilizar o público
  6.       Apelar à emoção
  7.       Manter o público na ignorância e na mediocridade
  8.       Estimular a continuidade da mediocridade
  9.       Autoculpabilidade
  10.   Conhecimento total do público

NÃO SE ASSUSTE! Eu não quis ser rude…

Somos todos seres altamente influenciados devido ao nosso livre arbítrio e o poder de convencer. Escolha experimentar algo novo e talvez aquilo revolucione seus dias e simplifique sua rotina. Já imaginou passar a vida toda andando a pé e sem poder viajar? Da roda aos aviões, aos poucos você foi influenciado a simplificar e exercer a lei do menor esforço e maior aproveitamento.

O que eu quero te dizer é que o volume e consumo de informações vem aumentando de forma assustadora, bombardeados por uma gama de notícias. Mas nem tudo que é dito, por mais bem escrito que seja, é necessariamente verdade! Sucessivos compartilhamentos sem a busca pela fonte, além da verificação da autenticidade dos fatos, dão origem as temidas Fake News.

Mais do que vender e convencer, é preciso ser verdade. Atualmente vivemos a era da Fake News, onde as pessoas não chegam a verificar se uma notícia condiz ou não com a verdade e saem difundindo-a pelas mídias. Porém, a divulgação de informações não verídicas pode configurar crime. Contudo, no Brasil, não contamos com uma legislação específica. Dessa forma, o legislativo se vê de mãos atadas entre a liberdade de expressão e a censura.

O jornal britânico “The Telegraph” destacou que as Fake News possuem diversas motivações como: enganar o leitor, esconder algo ou um jeito errôneo de fazer piada e gerar humor. O antigo boato agora é chamado, portanto, de Fake News sendo altamente difundido e propagado por veículos como o WhatsApp.

Nós, da Kife, entendemos a importância de estratégias que visem convencer e converter leads para nossos clientes e parceiros, mas trabalhamos com a certeza de que nada é mais importante que a veracidade de informações, buscando sempre diferentes fontes e inspirações para alcançar a máxima eficiência em nossos projetos.

Peça um orçamento