Escrito por Thiago Janegits Publicado em 30/03/2021

As marcas líderes entendem a importância da embalagem não apenas para manter seus produtos seguros, frescos e protegidos, mas também como uma parte essencial de seus esforços de branding e marketing.

O design de embalagens tem desempenhado um papel vital nas decisões de compra dos consumidores, representando desde o logotipo até as ideologias da marca.

Há uma série de fatores que você precisa considerar ao comercializar um novo produto.  Eles devem ser atraentes o suficiente para captar a atenção de clientes em potencial e induzi-los à compra.

Por isso não se pode ignorar a importância de uma boa embalagem, pois é a primeira coisa que os clientes verão. Continue acompanhando para conhecer alguns dos benefícios mais importantes da embalagem no marketing.

1# O Design Como um Todo

Certos recursos da embalagem, como forma e cor podem ser facilmente identificados à primeira vista, fornecendo aos consumidores o reconhecimento de quais produtos pertencem a sua marca endossada.

Acima de tudo, a embalagem é a estrela da sua estratégia de marketing, ela pode ditar o quão bem sua estratégia está funcionando, comunicando os benefícios do produto aos consumidores e aparecendo fisicamente em seus vários pontos de distribuição.

Seu produto pode ser o melhor do mercado, mas sua embalagem precisa ser a principal ferramenta que representa isso. Portanto o design será a primeira coisa que o público irá notar e prender a atenção.

2# Tipografia Adequada na Embalagem

Pode ser difícil acreditar que simplesmente usar uma determinada fonte pode representar diversas coisas sobre uma marca.

As fontes podem quase atuar como um logotipo, o público por exemplo pode notar uma determinada fonte e reconhecer instantaneamente a sua marca.

Ao escolher a tipografia ideal para sua marca, é essencial garantir que ela se destaque e represente a sua marca e seu público-alvo.

Digamos que o seu produto é voltado para um público mais jovem (por exemplo, brinquedos ou doces infantis), usar uma fonte mais divertida e animada irá agradá-los e representar seu produto.

Algumas das marcas mais reconhecidas usam uma tipografia mais ‘simples’ e ainda são facilmente reconhecidas, como Netflix, MAC e Apple que usam fontes muito elegantes e descomplicadas.

3# Cor é a Chave da Embalagem

Certamente a cor é um dos aspectos de design mais poderosos nas embalagens.  Proporcionando o reconhecimento apenas por uma estrutura de cores que atrai o seu público-alvo.

O uso da paleta de cores é muito mais profundo e completo do que simplesmente escolher uma cor que a marca prefira. Existe uma lógica por trás das cores escolhidas pelas marcas.

Por exemplo, usar cores mais brilhantes é ótimo para atrair um público mais jovem, pois faz com que o produto pareça menos sério e mais agradável.

Tons de marrom e cinza adicionam masculinidade e, portanto, funcionam muito bem para produtos masculinos. O preto, por outro lado, é uma cor muito sofisticada, frequentemente usada em produtos mais luxuosos e sofisticados.

Lembre-se a embalagem mantém a qualidade do seu produto enquanto usa designs vibrantes para contar a história da sua marca.

4# De quais Materiais é Feita uma Boa Embalagem?

Consequentemente os materiais utilizados não possuem o melhor valor dos outros elementos que abordamos até aqui, mas ainda sim desempenham um papel importante na representação de uma marca e suas ideologias.

Cada produto tem características únicas e saber como protegê-lo de ataques externos, como umidade, exposição à luz solar, avarias e até produtos químicos, é essencial.

Materiais como plásticos, metais, vidros e celulósicas (papel papelão, celofane e kraft), possuem seus altos e baixos. Desde a segurança e qualidade do produto, até o posicionamento da marca em relação à sustentabilidade.

À medida que o mundo torna-se mais consciente ao cuidar do nosso planeta, a percepção de quais materiais estão sendo utilizados ganhou grande importância para os consumidores.

5# Protegendo o Produto

Para esclarecer, nenhum dos itens que vimos acima se importa tanto com o produto dentro da embalagem. 

Focar apenas no design da sua embalagem para atingir o público certo e obter muitas vendas fará com que tudo o que vimos até agora seja uma perda de tempo.

Em suma, receber um produto com defeito em uma embalagem frágil prejudicará a reputação não só do seu produto como da marca.

Por isso é importante lembrar os aspectos práticos da embalagem, a escolha da embalagem precisa destacar-se com relação às demais, enquanto protege seu produto de quedas, transporte e outros danos.

Por fim…

Atualmente as estratégias de marketing tem usado embalagens para alcançar os consumidores que não são mais influenciados por práticas clássicas de propaganda e vendas.

Afinal, placas e comerciais podem ser facilmente ignorados, mas não quando a sua embalagem possui um design único.

Cada um dos tópicos que vimos até aqui precisa estar estrategicamente montado para garantirmos que a sua embalagem seja utilizada como uma ferramenta de marketing poderosa,  ganhando a atenção do seu público, de novos clientes, representando os valores da marca e tornando-se memorável.

E nisso a Kife pode te ajudar! Acesse nosso formulário e vamos bater um papo sobre a sua próxima embalagem de sucesso

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