O e-mail marketing, como o próprio nome já diz, é o envio de e-mails, que possibilita uma comunicação direta entre o seu negócio e sua base de clientes e contatos. Uma campanha com essa estratégia é realizada por ferramentas de automação que fazem os envios dos e-mails.
Há tempos atrás, o e-mail marketing era sinônimo de spam, fazendo com que, tanto os profissionais não se aproveitassem dessa valiosa ferramenta, como fez com que as pessoas nem abrissem os e-mails, deletando assim que eles chegavam.
Ainda bem que o tempo passa! A tecnologia veio para auxiliar nesse desafio: proporcionou o uso eficiente dos e-mails, que chegam no dia, hora e mensagem certa para as pessoas certas, que estão realmente interessadas!
Mas, por que utilizar o e-mail marketing no seu e-commerce?
Essa estratégia é uma das mais utilizadas pelas empresas. Atrás apenas do site e das redes sociais, ela oferece segurança por ter um grande alcance, já que concentra as ações que fazemos em outros canais.
Além disso, há uma previsibilidade maior no alcance. No caso das redes sociais, é o algoritmo quem determina quais as publicações são mais relevantes para cada usuário. No e-mail, é o contrário, todos os e-mails que você enviar, chegarão aos seus destinatários, caso não haja nenhum problema técnico.
Outro ponto é que, felizmente, essa ferramenta possibilita grande flexibilidade no layout, podendo adicionar imagens, links, gifs e definir tudo para que o e-mail fique com a cara da sua marca!
Você sabia que além de tudo isso, o ROI, ou o retorno sobre o investimento, é um dos mais altos entre os canais utilizados pelo marketing? De acordo com o relatório feito pela Litmus em 2021, para cada U$1 investido, há um retorno de U$36 por e-mail!!
Por fim, o e-mail é um canal próprio, e a lista que você tem de contatos é um ativo da sua empresa, oferecendo mais segurança para a construção da valorização do seu negócio.
Quais as principais ferramentas utilizadas?
Para enviar os e-mails para seus contatos é necessário que você tenha uma ferramenta de disparos de emails. Essas plataformas além de enviarem os e-mails oferecem outros recursos como CRM, gestão das redes sociais e lead tracking, reunindo toda a sua estratégia de marketing do seu e-commerce em uma ferramenta.
Mailchimp é a ferramenta mais usada na América Latina tem versão gratuita e paga e é bastante intuitiva.
O RD Station, marca nacional, feita pela Resultados Digitais, é robusta, tem inúmeros recursos para a automação de marketing e atualmente, nosso favorito aqui no setor de Inbound da Kife. Também tem a Hubspot, referência mundial que também oferece uma porção de análises interessantes para os e-mails enviados.
Aplicando o e-mail marketing no seu e-commerce
Realizado o alinhamento de toda sua campanha, chega a hora de tirar do papel. Para isso, existem algumas dicas que você pode seguir para ter sucesso nos envios.
Contrate a ferramenta de e-mail marketing
Com as ferramentas além de facilitar os envios, permite que você modifique os templates, segmente sua base de e-mails, monitore as métricas e utilizar outros recursos que qualificam cada vez mais seus e-mails
Boas práticas no e-mail marketing
Existe um código de autorregulamentação para a prática de e-mail marketing que é necessária ser seguida. Esse código regulamenta sobre a necessidade de autorização prévia e também a opção de descadastro para o destinatário, formatando assim e-mails éticos!
Deixe seu e-mail com a cara do seu negócio
A personalização é uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas, já que ela é capaz de aumentar as taxas de abertura e de cliques nos e-mails. Então, na hora de executar sua estratégia, pense como você pode personalizar ao máximo, deixando com a sua cara e se aproximando do seu público, chamando a atenção e tendo melhores resultados, como alterar as variáveis do conteúdo como o nome do contato.
Conclusões
Essas foram dicas iniciais para que você entenda um pouco mais sobre essa valiosa ferramenta de marketing e como ela pode trazer resultados impressionantes. Em nosso podcast, o Marcelo explicou um pouco mais sobre o Inbound Marketing, setor aqui da Kife que utiliza essa estratégia e que tem oferecido uma profissionalização nessa área.
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