Storytelling - Domine a técnica de contar histórias para seu público - Kife
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Blog > Storytelling – Domine a técnica de contar histórias para seu público
Escrito por Time Kife Publicado em 06/09/2019

Conhecido como Storytelling, a arte de contar histórias é bem mais do que uma mera narrativa, ela envolve técnicas que muitos roteiristas e escritores utilizam para transmitir uma mensagem de forma única.

Não adianta ter ideias brilhantes para passar uma mensagem ao público se você não souber como se comunicar de uma maneira efetiva. Muitas vezes, pode ser porque sua escrita não está cativante o bastante, mas isso é questão de tempo para você desenvolver sua habilidade, encontrar sua voz e aprender a fortalecer a sua capacidade de contar histórias para encantar seu público.

Você deve estar se perguntando porque dominar essa técnica é tão importante nos dias de hoje. Se você reparar, somos bombardeados por vários conteúdos 24 horas por dia e se destacar no meio da multidão é essencial para não cair na mesmice e ser apenas mais um no feed.

O que é Storytelling?

Como foi dito anteriormente, storytelling é capacidade de contar histórias misturando palavras com recursos audiovisuais.  E essa técnica ajuda na promoção da sua empresa e na venda dos seus produtos de maneira indireta mas com caráter persuasivo. Essa técnica é muito utilizada na TV, marketing e publicidade.

Agora que você já sabe o que é storytelling, é hora de entender a sua importância.

A arte de contar histórias garante a produção de um material único, mesmo que seja um tema de um conhecimento geral ou recorrente, já que o conteúdo terá uma perspectiva particular.

Com isso, o storytelling ajuda a encaminhar seu público para uma jornada. É importante conduzir seu leitor durante o texto, mesmo que este não se trate de uma narrativa. É possível utilizar separações bem estruturadas que proporcionem uma leitura fluida e agradável. 

Além disso, um storytelling bem feito desperta emoções e sentimentos no público, pois faz com que o leitor se identifique com o personagem, se imagine no lugar dele e até mesmo pode despertar algumas memórias. 

O que não pode faltar no Storytelling?

Mensagem

A mensagem é o fator mais importante no stoytelling, pois ela é a responsável por prender a atenção do usuário. A ideia principal, ou o tema, deve transmitir o sentimento de que ele será o responsável por mudar a vida do leitor. 

Ambiente

Outro ponto muito importante é descrever adequadamente o ambiente no qual a história está acontecendo. Descrever o local e seus elementos é indispensável para que o leitor “entre” na história. 

Personagem

O personagem é o responsável por conduzir a história, então, ele deve ser atraente e interessante para que desperte no leitor o interesse de seguir sua jornada. A construção do personagem é crucial para o sucesso da história.

Conflito

Outro fator de grande importância no storytelling é o conflito enfrentado pelo personagem, pois é este desafio que fará a história ser cativante. O conflito precisa ser intrigante e bem elaborado, para despertar atenção do leitor para que a sua conquista seja valorizada  Geralmente este desafio promove alguma transformação no personagem e isso faz com que a história passe uma mensagem envolvente e motivadora. 

Como fazer?

Pode parecer meio óbvio, mas a sua narrativa precisa ter começo, meio e fim. É necessário levar seu personagem do ponto A ao ponto B e fazer com que a história tenha sentido. Além disso, é preciso que sua história seja criativa, traga uma informação relevante e quebra de expectativa. 

Outro ponto que não podemos nos esquecer é que, no final da narrativa, sempre seja apresentada uma solução, e esta precisa estar atrelada ao seu produto ou serviço. 

Agora que você já sabe o que é storytelling e como ele pode ser aplicado à sua estratégia, está na hora de colocar a mão na massa e aproveitar esta técnica no seu negócio! Fique ligado e continue acompanhando nossas postagens aqui no blog.

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