Confira como foi a nossa participação no Clube de Criação - Kife
loading
Blog > Confira como foi a nossa participação no Clube de Criação
Escrito por Thiago Pichinin Publicado em 23/09/2019

A primeira vez no Festival Clube de Criação nós nunca esqueceremos. É uma mistura de informação, conhecimento, cultura, diversidade, criatividade e inovação. Tudo junto e misturado nesse evento que faz a cabeça de qualquer explodir para o que está por vir. Como são muitas palestras e mesas redondas acontecendo ao mesmo tempo, não é possível acompanhar tudo, mas o que aprendemos lá, vamos compartilhar um pouco aqui com você.

Primeira Palestra: como ser relevante na era do mobile first.

Um bate-papo descontraído e muito enriquecedor com Bruno Tozzini (Head de Criação Digital de Leo Burnett Tailor Made), Christian Rôças (Creative Strategist de Facebook), German Carmona (Marketing Manager de Gol), Marco Frade (Head of Digital, Media & PR de LG Electronics) e mediado por Leo Xavier (Chief Executive Offiver de Pontomobi). A pauta que mais ganhou relevância nessa mesa foi a importância de conectar pessoas e juntar o físico com o digital. Para isso, precisamos pensar soluções com propósito que impactam o usuário no mobile e o façam ter atitudes fora do celular. Além disso, o foco não deve ser mais na marca, mas, sim, na dor que cada pessoa tem.

Segunda Palestra: o que vi, vivi e viverei?

Sergio Valente (Diretor de Comunicação da Rede Globo) e Paolla Oliveira (Atriz) apresentaram suas trajetórias de vida e ressaltaram a importância da criatividade e ousadia para colocar as ideias em prática. Além disso, Sergio falou da vantagem de aplicar o EBITDA (sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) na organização da empresas e, dessa maneira, ter uma medição mais produtiva e eficiente do negócio em comparação com o resultado final. Em outras palavras, é saber se a empresa consegue tornar-se mais eficiente de um ano para o outro e, assim, não ter a influência de fatores externo para um funcionamento melhor.

Terceira Palestra: criatividade x performance: quem vence essa batalha?

Essa palestra contou com Alex Greif (Gerente de Marketing de SKY), Camila Costa (Sócia e CEO de ID/TBWA), Fernand Alphen (Co-CEO de F.biz), Fernando Taralli (CEO de VML), Rafael Urenha (Vice-Presidente de Criação de DPZ&T) e mediado por Mauro Silva (Fundador de Redeplana). Eles têm a mesma visão de que dados e criatividade devem andar de mão dadas. Para ter um relevância na ideia, é preciso conhecer muito bem a audiência, mais do que isso, precisa conhecer cada pessoa que consome aquele conteúdo. Além disso, precisamos departamentar menos nossas ações para criar campanhas que conversam diretamente com esse consumidor; e isso com a ajuda de informações.

Quarta Palestra: neurociência da criatividade

A pesquisadora e professora Daiane Golbert compartilhou seus estudos de como toda a ideia tem um processo até ganhar vida. Para falar a verdade, uma ideia precisa passar por 4 estágio, que são:

  • Preparação: é o momento de se preparar para criar, de ter informações sobre que irá criar;
  • Incubação: tem horas que pensamos tanto em algo que nenhum solução genial vem a cabeça. Isso acontece porque todas as ideias precisam de um período para serem realmente formadas;
  • Iluminação: depois da incubação vem aquele momento “eureka, tive uma grande ideia”. Isso não ocorre por acaso, mas, sim, porque você já estava pensando em algo e incubou as possibilidades;
  • Verificação: é quando você valida a ideia. A tira o papel e teste se realmente é relevante ou não.

Esse foi um pouco do primeiro dia do Festival do Clube de Criação que estivemos presente: foi muito conhecimento que nos fez abrir a cabeça para novidades.

Compartilhe com seus amigos!
Peça um orçamento

Assine nossa newsletter e receba os melhores materiais em seu e-mail.