Escrito por Juliana Baptista Publicado em 18/06/2020

A pandemia de coronavírus afetou todas as empresas independente do seu tamanho ou área de atuação. Alguns setores foram mais impactados, como turismo, eventos e lazer, que dependem diretamente de circulação de pessoas e aglomerações sociais, mas todos os negócios sofreram queda de receita de alguma forma. Mas o momento de retomada do mercado pode estar próximo! A pesquisa Panorama PMEs: “Os impactos da Covid-19”, elaborada em conjunto da Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios,  mostra a dimensão do impacto da crise nas pequenas e médias empresas do país. Abaixo vamos comentar alguns dados e mostrar soluções que podem servir para os empreendedores brasileiros. O estudo aponta que 71% das empresas estão preocupadas em melhorar os processos de Marketing e Vendas neste momento. Este é um ponto muito positivo, pois mostra que os empresários entendem o valor destes departamentos no fluxo de caixa da empresa. Reduzir investimentos no marketing e vendas pode ser um dos maiores erros durante uma crise, pois a economia pode custar muito caro para a empresa. 

Comportamento dos consumidores

A pandemia acelerou o processo de transformação do mercado. Atualmente os consumidores cobram pelo posicionamento das empresas e exigem o máximo de qualidade. Os negócios que não possuem um olhar customer centric, ou seja, focado no sucesso do cliente, estão sentindo muito mais os impactos da crise do que seus concorrentes que têm esta visão. 59% dos entrevistados afirmam que precisam rever o perfil do cliente. A crise transformou os consumidores: agora, eles estão mais conectados do que nunca, demandam uma grande atenção na experiência de compra e não abrem mão da qualidade dos produtos e serviços. Quase metade das empresas que operam no modelo B2C tiveram um impacto negativo em suas vendas. 45% dos negócios é um número expressivo, por isso é tão comum ver que muitas marcas estão revendo seus processos de venda e preocupadas em garantir a qualidade de seus entregáveis. 

O momento é digital

Os consumidores não deixaram de atender suas necessidades básicas, mas devido aos riscos à saúde, atualmente eles priorizam as compras online por meio de sites ou aplicativos de delivery. As compras vão continuar acontecendo, a única diferença é que os estabelecimentos que estiverem preparados para atender esta demanda de compras online estará na frente dos seus concorrentes. As transações de e-commerce aumentaram 180% nesses últimos meses e existem diversas plataformas disponíveis para hospedar seu negócio na internet. 

Como melhorar a receita?

Neste momento de incertezas, o ideal é apostar em divulgar os serviços que sejam mais relevantes e necessários da sua empresa. Por isso, mais do que nunca é preciso gerar valor sobre seu produto ou serviço para os consumidores: essa estratégia pode ajudar sua empresa a aumentar o Market Share nesse período sensível. Além disso, a prioridade deve ser oferecer soluções para os seus clientes, estar sempre presente e se mostrar como um parceiro de negócio e não apenas um prestador de serviço. Este posicionamento de marca traz muito mais valor para a empresa a médio e longo prazo.

Quais são os passos que a sua empresa deve seguir?

Foque nos KPIs – Este é o momento mais importante para acompanhar seus indicadores de desempenho diariamente. Qual dado é o mais relevante? Como identificar as objeções o mais rápido possível e melhorar os resultados? Agora é hora de abandonar o microgerenciamento e focar no que importa. Elabore um planejamento prático para que facilite as metas da sua equipe e os motive.

Oferecer os melhores produtos ou serviços – Reveja e otimize seus processos internos para que seu time consiga fazer entregas com mais agilidade e qualidade. A prioridade agora é oferecer um ótimo atendimento, resolver os problemas dos seus clientes com soluções inteligentes e fidelizar seu público. Se você oferece um serviço ou produto que esteja aquém do esperado, o ideal é deixá-lo de lado neste momento. Aproveite a retomada do mercado para mostrar seu valor.

Priorize sua presença digital – Suas redes sociais estão atualizadas com frequência? Seu site mostra informações com clareza para os visitantes? Seus pontos de contato tem atendimento imediato e humanizado? Aproveite que as pessoas estão mais conectadas do que nunca e aposte em campanhas digitais e vendas por e-commerce ou aplicativo.

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