Como funciona o processo criativo de uma marca? - Kife
loading
Blog > Como funciona o processo criativo de uma marca?
Publicado em 31/01/2018

A criação de uma marca é algo incrível de realizar. Está em nossas mãos representar e transmitir a essência, os valores e os conceitos do seu negócio. A marca estará na mente de muitas pessoas, fará parte da vida delas e somos responsáveis por tornar isso possível.

Sou Rafaela Garcia, faço parte do time de Redação da Agência Kife e, hoje, vamos juntos analisar e entender como se dá cada pensamento, onde encontramos as informações necessárias, como geramos as ideias e as executamos, ou seja, o processo criativo das marcas, dividindo por etapas: informação, ideias e execução.

Sabe quando a agência requisita para você informações sobre sua empresa? Saiba que elas farão toda a diferença no processo criativo, em qualquer projeto que a agência for desenvolver para seu negócio. Nós chamamos esse conjunto de informações de briefing.

É o briefing que dará a base para todos os projetos, principalmente no processo de criação da marca. Deverá conter informações da empresa, do segmento, objetivos do negócio, o público alvo, os conceitos e políticas direcionais, entre outras informações quando possível.

As informações obtidas são repassadas para os demais da equipe. Ao entender o negócio do cliente, o mercado de atuação e a concorrência, passamos para o brainstorm. Este consiste em uma reunião de discussões de ideias, na qual os integrantes ajudarão com enriquecimento e incentivo da criatividade. Todas as ideias mirabolantes que você puder imaginar poderão sair em um brainstorm.

O trabalho em equipe nessa parte do processo é de extrema importância, pois devemos sempre nos lembrar que cada um traz consigo um repertório. Consiste em experiências, estudos, conversas do dia a dia, séries, filmes, livro, arte, ciências, entre tudo o que vivenciamos todos os dias. A criatividade é trabalhada em cima disso.

Com ideias elaboradas, discussões ricas de conceitos e técnicas, o naming, simbologia e cores selecionadas, o processo passa para execução, no qual os profissionais responsáveis irão traduzir todas as ideias e conceitos dos processos anteriores, criando a sua marca.

Agora você já sabe que para criar uma marca exige muito estudo, trabalho e tempo, que por vezes deixar essa tarefa tão importante para o sobrinho alguém não tão profissional, não é a melhor escolha.

Afinal, é através da sua marca que as pessoas irão te reconhecer, é o que te diferencia dos concorrentes, já que ela tem um impacto na vida e memória das pessoas. Na hora da fome, da sede, de praticar esportes ou de comprar o celular mais tecnológico, qual a primeira marca que vem na sua cabeça? Cada uma, de cada segmento, passou por todos esses processos e hoje está presente na vida de milhares de pessoas, mesmo que inconscientemente.

É uma responsabilidade muito grande, então ligue, mande um e-mail ou venha nos visitar e conheça mais sobre o trabalho da Agência Kife, para fazer do seu negócio, o melhor!

Compartilhe com seus amigos!
Peça um orçamento

Assine nossa newsletter e receba os melhores materiais em seu e-mail.