Escrito por Renan Lastoria Publicado em 26/06/2020

Um bom contato inicial é fundamental para garantir uma venda. Veja como melhorar a sua taxa de sucesso com essas dicas simples. Você já deve saber que o processo de vendas exige, dentre outros fatores, muito estudo e paciência. Desde a prospecção até fechamento do contrato, uma longa jornada é percorrida por ambas as partes – tanto do vendedor quanto do comprador. E o primeiro contato entre esses dois personagens pode ser um fato crucial na tomada de decisão. O consumidor deve entender bem suas necessidades e encontrar a solução ideal de seus problemas ao longo do caminho. Enquanto o vendedor deve provar que é a resposta qual o potencial cliente está em busca. E a conversa inicial entre os dois indivíduos é a chave dessa ligação. Por isso, é importante que o vendedor saiba como fazer uma boa abordagem nesse primeiro contato. Afinal, uma má impressão é muito difícil de ser revertida e, com isso, a chance de conversão se torna bem menor.

E como causar uma boa impressão?

O primeiro passo é sempre conhecer o máximo possível do seu cliente previamente. Estude seu lead, bem como seus concorrentes. Isso te auxiliará a encontrar possíveis oportunidades de melhoria – que podem ser usadas como “moedas de troca”. Além disso, use esse primeiro contato para esclarecer todas as suas dúvidas. Lembre-se que o tempo (seu e de seu lead) é extremamente precioso. Então, não o perca com bajulação ou autopromoção. Use a conversa para colher dados importantes, ao mesmo tempo em que oferece um conteúdo relevante para o potencial cliente. Essa troca de informações é que faz o processo do funil de vendas acontecer.

Simplicidade e objetividade.

Essas são as chaves para o primeiro contato. Uma comunicação leve, mas sem esquecer seu principal objetivo: a troca genuína de informações. O importante nesta etapa é criar um vínculo com o lead. Essa é a “boa impressão” que buscamos! E isso é o que nos dá base para seguir a jornada no funil de vendas. Evite fazer promessas irreais ou se comprometer com resultados futuros que a sua empresa não tem certeza que pode cumprí-los. Honestidade e transparência são essenciais em qualquer negociação e seu lead pode perceber que você está apenas tentando vender o produto ou serviço sem se preocupar com a entrega.

Mas esse é só o primeiro passo

É claro que essa é apenas uma das etapas de todo um conjunto de ações. Principalmente em uma era em que o Vendarketing se prova essencial. Por isso, planeje muito bem seu primeiro contato com seus prospects para garantir que seu processo de vendas consiga ter melhores resultados. Se você tem interesse em melhorar suas vendas, venha bater um papo conosco! A Kife possui um time de especialistas prontos para te ajudar a crescer ainda mais.

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