Me conta, você já adicionou vários itens ao carrinho do e-commerce, mas não finalizou a compra? Tenho quase certeza que sim.
Esse é um dos principais desafios ao se ter um e-commerce. Para se ter uma ideia, a média de carrinhos abandonados é de 81,08% dos usuários de acordo com a empresa Salescycle, algo significativo para você, dono de um e-commerce, não é mesmo?
Algumas estratégias podem ser tomadas e hoje vou te mostrar como isso é possível.
Principais motivos para o abandono de carrinho
Entender os motivos principais que causam o abandono de carrinho é o primeiro passo para agir estrategicamente. Em cada um dos pontos, te darei uma sugestão do que pode ser feito.
Fretes com custo alto
Quando o custo do frete fica muito alto, deixando o custo total maior do que o esperado, é comum que o cliente deixe o produto no carrinho.
Você pode trabalhar de maneira sazonal o frete grátis (de modo que não prejudique seu e-commerce); em compras realizadas acima de determinado valor ou encontrar novas maneiras de envio, como as transportadoras.
Cadastro complexo
Pedir muitas informações na hora de fechar a compra pode ser um grande impeditivo na hora do seu cliente fechar a compra. Existem informações que não são essenciais? Não as peça nesse momento!
É importante que você entenda quais informações precisa do seu cliente para que ele percorra menos passos possíveis até finalizar sua compra para realizar uma conversão segura.
Opções de pagamento
As compras por comando de voz estão aumentando. O que quer dizer que os clientes não querem se limitar a uma ou outra opção de pagamento. É preferível que a compra seja feita o mais fácil possível e isso inclui fazer o pagamento da maneira que o consumidor prefere.
Ainda, oferecer desconto com pagamento à vista, e deixar claro as condições de pagamento com o cartão de crédito, também te ajudará na conversão das vendas.
O uso do e-mail marketing
Para manter o nome da sua marca na memória do seu consumidor, um canal importante para ser investido são as estratégias de e-mail marketing.
Ele vai muito além do envio de promoções. Com essa ferramenta, é possível enviar e-mails para retomar a compra do seu cliente, incentivá-lo a deixar sua opinião e se conectar com seu negócio.
Essas dicas te ajudaram? Conta aqui pra nós o que você tem percebido que acontece com seu negócio e marque uma conversa agora com um consultor para tirar suas dúvidas aqui.