A comunicação através de e-mails é um costume rotineiro para quem trabalha em diversos segmentos do mercado.
Trocar e-mails com clientes, fornecedores, e até mesmo com parceiros, é um costume super comum.
Mas, você já pensou o poder de vendas que um e-mail marketing possui? Isto é, como criar e-mails que vendem de verdade.
Com uma combinação perfeita entre personalização, baixo custo, grande poder de alcance, eficácia e um retorno claro, essa técnica é uma das melhores formas de comunicação do marketing digital atualmente e que pode ser a chave para conquistar novos clientes, além de manter um forte relacionamento com os antigos.
Neste blogpost, vamos te falar algumas dicas imperdíveis para criar e-mails que vendem.
O que você vai ver neste artigo?
- Quais as principais vantagens do e-mail marketing;
- Qual a melhor maneira de se comunicar por um e-mail;
- Quais os principais pontos que você precisa se atentar em um e-mail;
- Como construir um e-mail que vende.
Quais as principais vantagens de usar o e-mail marketing nas suas estratégias?
No marketing digital, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para criar e nutrir relacionamentos com os seus clientes e, como vimos no blog post sobre o poder do relacionamento, manter os laços com seu público-alvo é uma ótima maneira de fortalecer suas vendas e também gerar mais valor para a sua marca.
Para ficar bem claro, vamos listar as principais vantagens do uso do e-mail marketing nas suas estratégias:
Existem diversas vantagens que podemos listar quando falamos de trabalhar com e-mails marketing, por isso, estude sobre outros modos que possam ser acrescentados à sua estratégia.
Com o time de especialistas Kife você conta com um marketing digital integrado e completo que pode te proporcionar o dobro de receita nos próximos meses. Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores agora mesmo para saber mais! |
Como construir sua comunicação para fazer e-mails que vendem mais
E-mails são extremamente pessoais e importantes, então, se alguém lhe passou o e-mail é porque possui um grande interesse em saber mais informações e está aberto a uma comunicação mais informal e direta.
Isso também pode significar que ele quer receber conteúdos de valor e personalizados para ele. Com isso, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que o e-mail marketing não é uma propaganda institucional da sua empresa.
O e-mail é uma ferramenta de comunicação pessoal que o usuário possui e, ao passar ele, as coisas mudam.
Ele não está mais esperando que você seja extremamente formal, ele quer algo mais personalizado e íntimo da sua parte.
Claro, como sempre falamos em nossos artigos, é importante que você se atente a quem é seu público-alvo, afinal de contas, é ele quem vai ditar qual a melhor maneira de você se comunicar através de qualquer ferramenta.
No entanto, tenha em mente que o seu cliente espera que você faça algo exclusivo para ele e se importe o suficiente para se comunicar com atenção e dedicação ao que ele tiver para te falar.
Fazer e-mails que vendem, nada mais é, do que se colocar no lugar do seu cliente ao máximo. Conhecendo ele muito bem e com empatia, você saberá criar e-mails para vender mais.
Busque mandar e-mails através de colaboradores da sua empresa, por exemplo.
Se é um e-mail falando de uma promoção, pode ser enviado pelo responsável da gerência comercial. Se for um e-mail sobre as novidades da empresa, que tal ser enviado pela pessoa responsável pelo marketing? Já um e-mail que você queira mostrar a autoridade e também maior importância no assunto, pode ser enviado pelo próprio CEO da empresa.
Esse com toda certeza é o primeiro passo para construir e-mails que vendem mais.
E-mails que vendem: saiba os principais pontos de atenção para construir o seu e-mail marketing
Agora vamos ser um pouco mais técnicos, por isso, já pega caneta e papel pra anotar tudo.
É muito importante que você entenda a técnica por trás da construção de um e-mail, assim, seja sua equipe ou uma agência parceira como a Kife que escrevam, você terá todo o conhecimento para aprovar devidamente o material.
Primeiramente, temos que pensar que e-mails que vendem são a combinação entre diversos fatores e, por isso, é preciso de dedicação e atenção na hora de construir os seus.
Entenda o seu público-alvo e saiba como ele gosta de se comunicar
Vamos bater na tecla novamente: qualquer coisa que você for fazer nas suas campanhas de marketing precisam e devem ser norteadas pelo seu público-alvo do momento. Sua comunicação pode e deve mudar drasticamente dependendo de quem você está conversando.
Uma pessoa que nunca viu sua marca pode se sentir mais impactada com conteúdos de valor e autoridade, enquanto que, uma pessoa que já conhece, e até mesmo já comprou com você, pode esperar algo mais íntimo e personalizado. Entende?
Por isso, é muito importante pensar antes de tudo e entender qual o propósito daquele e-mail marketing e quem você pretende atingir.
Além disso, busque entender a forma que seu cliente se comunica. Se seu público é jovem, tente usar referências e gírias modernas. Se seu cliente é mais velho, busque trazer a nostalgia, por exemplo, para chamar mais atenção no conteúdo.
Só assim você conseguirá construir e-mails que vendem.
Saiba qual é o aparelho que seu cliente vai abrir o seu e-mail
Sabia que a abertura de e-mails em celulares aumentou em 80% nos últimos tempos?
Agora as pessoas costumam concentrar tudo em seus smartphones e isso é uma informação que você precisa ter em mente na hora de construir o seu e-mail marketing.
É muito comum o uso de imagens e outros recursos de design em e-mail marketing para torná-los mais chamativos e atrativos, porém, é muito importante que você tenha certeza se esses recursos terão uma boa visualização em um e-mail aberto por um celular.
Não queremos que o seu público-alvo se sinta desconfortável e acabe saindo do seu e-mail por conta de uma situação como essa, não é mesmo?
Pense em um formato e em um conteúdo que seja atrativo
Agora que você já conhece seu público e qual o aparelho que ele usará para ver o seu e-mail marketing, é a hora de pensar no conteúdo e no formato dele.
Tente usar e abusar da criatividade. Os e-mails que vendem não precisam ser apenas texto e também não devem (de forma alguma) ser somente imagem.
Eles precisam ter um equilíbrio para que as caixas de entrada não se considerem como SPAM.
Você pode brincar com as fontes, cores, colocar gráficos e muito mais dentro do seu e-mail marketing.
No entanto, é importante sempre lembrar de que tudo deve ser harmônico e prazeroso de ver. Não queremos que o lead fique desconfortável vendo um monte de cores e imagens desconexas.
E-mails que vendem: sempre adicione uma boa CTA
CTA é a sigla para call to action, ou seja, uma chamada para a ação. Isto é, qual é ação que você quer que seja feita nesta comunicação.
São botões, frases e outros fatores que instigam o usuário a clicar em alguma coisa que você colocou no seu e-mail de forma estratégica como, por exemplo, um produto.
Pense sempre em ser chamativo e busque recursos que podem atrair mais a atenção do leitor para aquele ponto.
Conheça seu cliente e faça a CTA certa para seus e-mails que vendem.
Use uma ferramenta de qualidade para construir seu e-mail
A ferramenta é um grande diferencial e também uma grande aliada na hora de construir o seu e-mail marketing.
Aqui na Kife, por exemplo, somos parceiros da RD Station que é uma das melhores plataformas para construção e disparo de e-mails marketing com diversos recursos que auxiliam no acompanhamento das métricas e também na melhoria constante das suas estratégias.
Por isso, é muito importante saber qual a melhor ferramenta para atender às suas necessidades e assim conseguir os melhores resultados criando e-mails marketing que vendem mais.