Escrito por Thiago Janegits Publicado em 05/10/2020

Antes que você perceba, será a Black Friday e a última coisa que você não pode esquecer é de preparar o seu site para evitar o congestionamento de tráfego nessa data tão importante para o consumidor.

Um atraso de um segundo no tempo de carregamento de uma página pode resultar em até 11% a menos de visualizações, 16% de redução na satisfação do cliente e 7% de perna em conversões. Isso significa que ter um site rápido é essencial, não apenas para se classificar bem no Google, mas também para manter um alto retorno nos lucros.

Se o seu site demorar mais de três segundos para carregar, você perde quase metade dos visitantes antes mesmo de eles chegarem ao site. Quanto mais rápida a página, maior a probabilidade de o visitante fazer uma compra.

Neste artigo, compartilharemos nossas melhores dicas para otimizar a velocidade do seu site na Black Friday 2020, para que você esteja bem preparado do ponto de vista técnico para o sucesso!

1# Execute testes de desempenho antes do grande dia

Seu site pode receber 5.000 visitantes por dia sem problemas, mas o que acontece quando 15.000 tentam visitá-lo em um dia? Em uma hora?

Os testes de desempenho são a melhor maneira de saber se o sistema subjacente será ou não capaz de suportar a carga esperada. Mesmo que você não saiba qual é a carga esperada, a execução de testes de desempenho permitirá pelo menos saber quantos usuários seu site pode oferecer suporte com os componentes disponíveis no momento do teste.

Aqui está nosso conselho sobre como fortalecer seu site na Black Friday.

2# Faça testes e correção com antecedência

Não deixe os testes de desempenho por uma semana antes da Black Friday ou depois de perceber que seu site está com problemas. Resolver esses problemas leva tempo, muito tempo! Em vez de planejar esses testes apenas como uma verificação final, planeje-os com tempo suficiente, levando em consideração que você terá que gastar tempo corrigindo quaisquer problemas que possa descobrir.

3# Avalie sua infraestrutura

Decida se você deve aumentar sua infraestrutura temporariamente para se preparar para momentos como este, quando o tráfego de usuários esperada é muito maior do que normalmente é ao longo do ano. A nuvem pode tornar isso mais fácil de fazer, especialmente para pequenas empresas. É fundamental estar pronto e ter certeza de que suas políticas de escalonamento automático são ideais, considerando desempenho e custos.

É aconselhável testar o desempenho em uma infraestrutura semelhante à de produção ou que você tem em produção, o que for melhor para o momento em que você os executa. Lembre-se de que esses testes frequentemente tentam encontrar o ponto de ruptura do sistema e não queremos encontrá-lo no momento em que um cliente real está no meio de uma transação.

4# Teste baseado em risco

Como a Black Friday está chegando, você provavelmente não terá tempo para testar todas as funcionalidades do seu site. Isso significa que você terá que escolher a funcionalidade ou funcionalidades que acha que serão mais utilizadas, portanto, as mais arriscadas se não forem testadas, como por exemplo, as páginas do carrinho de compras e de checkout. Se você não sabe quais outras funcionalidades são mais importantes, você pode usar as estatísticas do google analytics ou acessar o histórico de logs.

5# Monitoramento

Configure monitores e alertas para se manter atualizado sobre a saúde de sua infraestrutura. É importante monitorar todos os componentes de sua infraestrutura, pois qualquer um deles pode se tornar um gargalo, assim como o banco de dados. As principais transações SQL também devem estar sob controle.

6# Seja realista

Tente executar tráfegos que sejam realistas para a quantidade de tráfego que você espera obter. Testar um tráfego muito pequeno não o deixará bem preparado para o real tráfego da Black Friday, enquanto a execução de um cenário extremamente ambicioso pode deixá-lo desnecessariamente preocupado em dimensionar sua infraestrutura e evitar uma falha quando, na verdade, você não teve que passar por tantos problemas.  

7# Lembre-se do mobile

A Black Friday é o dia nº 1 para os compradores em dispositivos móveis, com o fim de semana antes do Natal em segundo lugar. Para empresas de comércio eletrônico, os aplicativos móveis também são um grande canal de vendas.

Um último pensamento… Embora estejamos rumando para uma temporada intensa de e-commerce durante a Black FridayÉ importante também testar continuamente o desempenho de seu site durante todo o ano. Você nunca sabe se uma campanha de marketing ou promoção resultará em uma enxurrada de clientes quebrando seu site (o que pode ser uma bênção e uma maldição)!

Esperamos que esta postagem tenha ajudado você a otimizar a velocidade do site para a Black Friday.

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.