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Black Friday: planejamento para vender mais e alcançar resultados!

A Black Friday é, com certeza, uma das datas sazonais mais importantes e esperadas do e-commerce!

Ela acontece em novembro, iniciando nas vendas de fim de ano, com a promessa de desconto para os mais diferentes segmentos do mercado para os consumidores.

Para os donos de negócios, é marcada pela liberação de estoques parado, finalização do ano no azul e preparação para o início do próximo ano, quando as vendas normalmente reduzem.

Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa para se preparar para a Black Friday.

O que é e como começou a Black Friday? 

A data comercial  da Black Friday teve origem nos Estados Unidos com o intuito de oferecer grandes descontos na última sexta-feira de novembro. Em 2022 a data da Black Friday será no dia 26.

O dia acontece graças às festividades do Thanksgiving Day, comemorado na última quinta-feira de novembro.

Historicamente, ele marca também o início das vendas de Natal, já que as campanhas começam após o dia de Ação de Graças.

Black Friday no Brasil

Já no Brasil, em 2010, ocorreu a primeira edição da Black Friday, evento divulgado no site Busca Descontos, com o objetivo de oferecer ofertas da Black Friday exclusivas para os consumidores comprarem produtos com preços imperdíveis.

Naquele ano, participaram 50 lojas e hoje, com a consolidação da data, já são milhares de e-commerces participantes! 

Como se planejar para a Black Friday

No entanto, você  já deve saber um pouco sobre isso e veio para saber mais, certo?

Por isso, hoje, vamos te dar algumas dicas para se planejar para essa data, que movimentou 5,6 bilhões de reais em 2021, e conseguir alcançar ótimos resultados!

Planejamento

Mesmo que apareça algo óbvio para o seu negócio, é importante frisar: essa é uma das campanhas mais importantes para o e-commerce nacional, então, você não pode esquecer de fazer o planejamento de forma antecipada e realizar a definição de todo o cronograma.

Analise como foi a Black Friday do ano passado, compreenda o público que está consumindo do seu negócio atualmente.

Um relatório divulgado pela WGSN já identificou os consumidores do futuro e te ajudará a visualizar quem são seus consumidores atuais.

A definição de metas também é algo fundamental e só pode ser feito com base em uma análise do passado. Você pode definir métricas como ROI ou CAC, focando diretamente nas vendas.

Ofertas

Para esse dia é essencial que você se destaque. Afinal, muitas campanhas para a Black Friday estarão rodando. Por isso, seja inovador!

Na maioria das campanhas, gatilhos de necessidade e urgência são utilizados e isso faz com que as pessoas comprem por impulso. Então, que tal pensar de outra forma?

Uma sugestão, conectando-se com a análise realizada de seu público, é: essa pessoa, que consome do seu e-commerce, reflete sobre o impacto gerado pelas compras que ele faz? Ela compra por necessidade ou desejo?

Tendo um entendimento disso, você poderá implementar outras maneiras de vender seus produtos na Black Friday, que tenham impacto social verdadeiro e alinhado à marca.

Comunicação atrativa para a Black Friday

Primeiramente, lembre-se de investir em uma identidade visual atrativa e condizente com as comunicações que serão feitas em todos os canais virtuais (redes sociais, e-mails e site).

Defina uma linguagem específica para essa campanha e expresse através das imagens e textos que as promoções estão vindo.

Assim, os consumidores sentem uma identificação maior com a marca que querem comprar.

Além disso, divulgue todos os produtos que estarão disponíveis de forma antecipada, isso permite que as pessoas que já estão realizando pesquisas vão direto ao seu site ao fim de novembro.

 

 

Como vender mais na Black Friday

Depois de ter planejado tudo o que irá fazer para sua campanha de dia da Black Friday, é hora de pensar nas estratégias de como vender mais.

Separamos as principais estratégias de marketing digital para sua campanha.

E-mail Marketing

Essa é uma estratégia que tem sido muito utilizada por grandes marcas e gera uma conexão gigante entre você e seu consumidor!

Neste texto, explicamos um pouco sobre como funciona essa maneira de você estar mais próximo daqueles que são fãs do seu negócio e fazer com que isso se converta em vendas qualificadas para você.

Mídias Pagas

Para performance da sua empresa é um verdadeiro investimento em reter consumidores e futuros clientes de maneira exemplar!

Isso porque, é segmentando que os anúncios chegarão às pessoas certas, e que comprarão os produtos que você vende. Além disso, é uma forma de você ser lembrado a todo momento.

SEO

Essa estratégia de otimização das buscas em seu site será útil não só para suas vendas na Black Friday, mas também, para otimizá-lo, convertendo em números positivos para as taxas de conversão, já que o cliente terá uma boa experiência ali.

Ter as palavras-chave certas, boa escaneabilidade, carregamento rápido e estabilidade do servidor são pontos fundamentais.

Essas foram alguns pontos fundamentais de serem colocados em prática se você quer vender ainda mais nessa Black Friday.

Lembre-se que é muito importante antecipar e começar o trabalho desde agora, já planejando tudo e fazendo testes de alcance, engajamento, retenção e conversão.

A gente também separou um baita material completamente gratuito para te ensinar a montar uma estratégia poderosa para essa data. Aproveite muito!

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