Escrito por Thiago Janegits Publicado em 12/11/2020

A Black Friday, começou como uma tradição americana e se transformou em um fenômeno mundial. Mas devido à pandemia global, o número de compras deste ano certamente será diferente do que experimentamos nos últimos anos. Multidões esperando na frente das lojas, longas filas e visitas recordes nas lojas locais não vão acontecer em 2020. A Black Friday deste ano está marcada para o comércio no digital, mais especificamente, nas redes sociais.

Se você deseja que todos percebam e acessem suas ofertas na Black Friday, deve se esforçar de forma criativa para promover sua campanha nas redes sociais de forma cativante e envolvente.

Esse artigo vai ajudá-lo(a) a ter insights das melhores práticas de campanhas criativas no digital. Afinal, a construção de criativos é importante para aumentar conversões, gerar mais tráfego e consequentes vendas durante a maior temporada de compras do ano. Acompanhe.

1# Use e abuse dos GIFs

Uma das melhores maneiras de entusiasmar seus seguidores é através de um GIF em loop. Faça as pessoas se perguntarem sobre a venda.

Esse tipo de anúncio não só chama a atenção com objetos animados, mas também deixa os usuários curiosos o suficiente para clicarem no seu CTA e descobrir o que está acontecendo.

2 # Bom humor na Black Friday

Algumas marcas zombam da Black Friday e alteram seu nome ou o conceito geral para chamar a atenção dos clientes.

Como os anúncios estão em toda parte hoje em dia, o humor é a forma clássica, confiável e simples de entreter e, mais importante, chamar à atenção dos clientes. Anúncios engraçados geram resultados, compartilhamentos entre os usuários e é exatamente isso que uma marca almeja: ter o seu negócio propagado.

3# Vídeos na Black Friday

Se você tem orçamento para filmar um comercial, os vídeos podem causar um efeito surpreendente.

Não é necessário lançar um comercial na televisão hoje em dia. As campanhas no Youtube Ads funcionam de forma muito mais prática e dinâmica, uma vez que é você quem define o seu público. Você também pode postar facilmente esses vídeos em várias mídias sociais e divertir seus seguidores. Só não se esqueça de fazer uma bela miniatura para o Youtube.

4# Contagem regressiva para a Black Friday

Crie uma contagem regressiva impactante para a Black Friday e incentive seu público a planejar suas compras com antecedência. Faça-os esperar por isso. Animações ou mesmo banners estáticos são ótimos para serem colocados nas capas das redes sociais da sua marca.

O seu cronômetro pode conter apenas a contagem da Black Friday, para que os usuários saibam exatamente quando termina a venda desse período. Isso criará uma sensação real de que o tempo está se esgotando e os usuários definitivamente consideraram a compra de produtos com desconto enquanto ainda há tempo.

5# Faça-os clicar na sua campanha

Você pode criar um banner de mídia social, uma postagem, um anúncio pago ou todos juntos com um call-to-action chamativo. Nunca subestime o poder das palavras e frases de um CTA, afinal, eles estão lá para pregar peças na mente e nos olhos dos consumidores e têm um efeito visceral nas pessoas.

Esse tipo de recurso funciona perfeitamente para brindes, mas também pode ser usado para promover descontos. É uma ótima forma de fidelizar clientes e incentivá-los a participarem de uma campanha relevante para eles sendo 100% gratificante. 

6# Invista em Banner 

Os banners são uma ótima forma de promover suas promoções nas redes sociais e em outros canais de marketing. Eles são polivalentes, reutilizáveis ​​e fáceis de criar. Abandone o estereótipo de anúncios em fundo preto para a Black Friday. Faça banners brilhantes, coloridos e animados para que os usuários percebam e se lembrem da sua oferta enquanto ela estiver ativa.

Você pode colocar um banner com sua promoção em uma capa ou postagem do Facebook, em um site ou cortá-lo em três partes para postar no seu feed do Instagram. Faça banners de venda instantânea e mude-os a cada hora durante a Black Friday. Isso dará aos usuários uma sensação emocionante e recompensadora quando conseguirem fechar o negócio.

7# Seu Instagram sendo notado

Enquanto muitas pessoas criam grades temáticas para o Instagram apenas para se divertir, você pode fazer uma bela campanha da Black Friday nesse formato. Basta criar um visual com sua oferta e cortá-lo em pedaços e disponibilizar em várias postagens no Instagram. Essa é uma ótima maneira de chamar a atenção dos seus seguidores, especialmente se você largar cada postagem com um pequeno atraso para que não apareçam na linha do tempo como um grande pedaço.

8# Sua campanha de Black Friday nos Stories

As campanhas da Black Friday nas redes sociais têm como objetivo criar entusiasmo e expectativa, e os Stories são uma ferramenta perfeita para isso! Use-os para revelar pouco a pouco suas incríveis ofertas da Black Friday. E quando a data estiver chegando, use adesivos e a contagem regressiva para criar um senso de urgência em torno de sua oferta. Isso ajudará seus seguidores a mantê-la em mente.

Se tiver mais de 10.000 seguidores, use o recurso de deslizar para cima nos Stories do Instagram para redirecionar seus seguidores para sua loja online ou uma página de destino para sua promoção da Black Friday. Estudos mostram que campanhas com a função de deslizar para cima impactam 9 vezes mais os usuários, então não perca o potencial desse recurso!

Dito isso, os stories da sua campanha de Black Friday devem ser interessantes o suficiente para que os usuários não apenas descubram sobre suas ofertas, mas tenham o interesse em acessar o produto ofertado.

9# Use, mas não abuse de Hashtags

Ao executar campanhas criativas da Black Friday, você deve aproveitar as vantagens das hashtags nas redes sociais focadas para a data, além das hashtags regulares dos seus produtos e marca. Convém escolher hashtags como #blackfriday, #esquentablackfriday, #ofertablackfriday, #blackfriday2020. Isso permitirá que você alcance clientes que estão procurando especificamente por ofertas ao longo dos dias.

Vale lembrar que um monte de hashtags não torna sua postagem relevante. A dica aqui é usar no máximo 5 hashtags por publicação. Dessa forma o seu conteúdo não ficará poluído e o Instagram não irá te considerar como um spam.

Procure utilizar hashtags específicas para seu nicho e, também, aquelas que estão alinhadas com o conteúdo da sua publicação. Mantenha consistência!

Por fim…

Depois de otimizar seu site para a Black Friday, certifique-se de seguir algumas práticas recomendadas neste artigo. Como mencionado, promover a Black Friday de forma criativa nas redes sociais é algo que deve ser realizado o quanto antes.

Assim que der início às suas campanhas, certifique-se de que sua equipe esteja disponível para fornecer aos clientes o melhor atendimento em todas as plataformas de atendimento. Taxas de resposta curtas e resolução rápida de problemas são formas poderosas para maximizar as suas vendas.

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.